zoom

1 ano sem David Bowie: confira homenagens de outros artistas da música ao eterno Ziggy Stardust


No dia 10 de janeiro de 2017, completa-se 1 ano desde que o mundo perdeu David Bowie

david-bowie

David Bowie estaria completando 70 anos no dia 8 de janeiro de 2017. Em 2016, dois dias após o seu aniversário de 69 anos, o icônico artista morreu na luta contra o câncer. No ano passado, Bowie havia acabado de triunfar o seu grande retorno com o 25º e último trabalho de carreira, o álbum Blackstar.

Durante os anos 70, a profundidade intelectual de seu trabalho, sua particular voz e a originalidade que impressionava todos seus projetos o transformou em um dos professores do glam rock. A influência de Bowie, que vendeu aproximadamente 136 milhões de discos no mundo todo, é detectada em artistas de todo tipo, como Marilyn Manson, Boy George e Groove Armada.

A morte de Bowie chocou o mundo, os fãs do artista, o admiradores da moda, assim como outros grandes ídolos da música. Confira o que artistas publicaram nas redes sociais em homenagem à Bowie:

Adam Lambert, cantor e vocalista convidado do Queen, no Twitter
“Eu amo como Bowie desafio a percepção das pessoas quanto ao estereótipos de gênero e quanto ao que um outsider verdadeiramente era. Ele estava TÃO à frente de seu tempo.”

Billy Idol, cantor, no Twitter
“Quase fui às lágrimas com a notícia da partida repentina de David Bowie. Descanse em paz.”

Bono, vocalista do U2, no Facebook
“O planeta Terra está triste.”

Brian Eno, músico e produtor, no Twitter
“Palavras não podem expressar: descanse em paz, David Bowie.”

Cher, cantora e atriz, no Twitter
“Devastada. Uma lenda se foi.”

Dee Snider, vocalista do Twisted Sister, no Twitter
“Então hoje eu perdi mais um herói. Não tanto quanto @iamlemmy [Lemmy Kilmister, do Motörhead], mas uma influência importante na minha vida, no meu estilo e na minha carreira. Adeus, David Bowie. Descanse em paz.”

Foo Fighters, no Twitter
“Descanse em paz, David.”

Frances Bean Cobain, filha de Kurt Cobain e Courtney Love, no Twitter
“Descanse em paz, David Bowie. Você era um ícone, você mudou a ideia do que um homem deveria ser, seu gênio musical vai permanecer.”

Gaz Coombes, ex-vocalista e guitarrista do Supergrass, no Twitter
“Um amigo meu acaba de me mandar esta mensagem: ‘Se você ficar triste, apenas se lembre de que o mundo tem 4.543 bilhões de anos e você, de alguma forma, deu um jeito de existir na mesma época que David Bowie’.”

Gene Simmons, do Kiss, no Twitter
“David Bowie, você fará muita falta. “Changes” e “Ziggy Story” foram as maiores influências para mim.”

HAIM, no Twitter
“Não acreditamos. Nós vamos nos inspirar para sempre e amar você, Bowie.

Iggy Pop, cantor, no Twitter:
“A amizade de David foi a luz da minha vida. Eu nunca conheci uma pessoa brilhante assim. Ele foi o melhor que existiu.”

Kanye West, rapper, no Twitter
“David Bowie foi uma das minhas mais importantes inspirações, de modo destemido, tão criativo, ele nos deu a magia de uma vida.”

Kesha, cantora, no Instagram
“Descanse em paz, bela alma. Você viverá para sempre através da sua arte. Sua influência é infinita. Amor para sua família. A gente se vê nas estrelas. Até uma próxima vida

Madonna, no Instagram
“Estou devastada! Este grande artista mudou a minha vida! Primeiro show que assisti em Detroit! Descanse em paz. Talentoso. Único. Gênio. Jogador desafiante. O Homem que Caiu na Terra. Seu Espírito vive para sempre! Tive sorte de conhecê-lo!!!! Eu te amo muito!”

Madonna, no Facebook
“David Bowie mudou o curso da minha vida para sempre. Eu nunca senti que eu me encaixava crescendo em Michigan. Como uma estranha ou uma aberração. Eu fui vê-lo em um concerto no Cobo Arena, em Detroit. Foi o primeiro show que eu vi dele. Eu escapei de casa com a minha amiga vestindo uma capa. Nós fomos pegas depois e eu fiquei de castigo durante o verão. Eu não me importava. Eu já tinha muitos de seus discos e estava tão inspirada pela maneira como ele brincava com a confusão de gênero. Era tanto masculino e feminino. Engraçado e sério. Inteligente e sábio. Suas letras eram espirituosamente irônicas e misteriosas. Na época, ele era o thin white Duke (“duque magro e branco”) e ele tinha artistas mimícos com ele no palco e coreografia muito específica. E vi como ele criou uma persona e usou diferentes formas de arte dentro da arena do rock and roll para criar entretenimento. Achei-o tão inspirador e inovador. Original e provocante. Um gênio real. Sua música foi sempre inspiradora mas vê-lo ao vivo me enviou para uma viagem que para espero que nunca acabe. Suas fotografias estão penduradas por toda a minha casa hoje. Ele era tão chique e bonito e elegante. Tão à frente de seu tempo. Obrigado David Bowie. Devo-lhe muito. O mundo vai sentir sua falta.”

Mick Jagger, no Twitter
“David foi sempre uma inspiração para mim e uma pessoa verdadeiramente original. Seu trabalho foi maravilhosamente ousado. Passamos muitos bons momentos juntos.”

Paul McCartney, dos Beatles, no Facebook
“Notícia muito triste para levantar nesta manhã chuvosa. David era uma grande estrela e eu valorizo os momentos que tivemos juntos. A música dele teve um papel muito importante na história da música britânica, e eu tenho ourgulho de imagimar a enorme influência que ele teve em pessoas ao redor do mundo. Eu envio minhas profundas condolências à família e vou sempre me lembrar das muitas risadas que demos ao longo dos anos. A estrela dele vai brilhar no céu para sempre.”

Placebo, no Youtube
“Gravação muito rara de Brian Molko e David Bowie ensaiando para a apresentação ao vivo de “Without You I’m Nothing” nos bastidores do Irving Plaza, em Nova York, no dia 29 de março de 1999. Filmado por Stefan Olsdal”

Pharrell Williams, cantor, no Twitter
“David Bowie era um verdadeiro inovador, um verdadeiro criador. Descanse em paz.”

Pixies, no Twitter
“Descance em paz, David Bowie. Uma verdadeira inspiração.”

Queens of the Stone Age, no Twitter,
“Nos vemos em Valhalla Black Star.”

Regina Spektor, cantora, no Twitter
“Descanse em paz, David Bowie… Um viajante do universo, realizador de sonhos e cantor… Agradeço por você ter estado aqui e continuarei ouvindo, como sempre…”

Rolling Stones, no Twitter
“O Rolling Stones está em choque e profundamente triste em saber da morte de nosso querido amigo David Bowie. Estamos comovidos e profundamente tristes com a morte de nosso querido David Bowie. Além de ser um homem maravilhoso e amável, era um artista extraordinário e verdadeiramente original.”

Ryan Adams, cantor, no Twitter
“Você fez o ‘seja você mesmo’ parecer tão cool. O universo apenas é tão brilhante quanto você nos mostrou. Verdadeiramente grato. Descanse em paz, Bowie.

Sean Ono Lennon, músico e filho de John Lennon e Yoko Ono, no Instagram
“Notícia absolutamente devastadora. Eu me sinto muito sortudo por ter considerdo você um amigo. Descanse em paz. Obrigado por tudo.”

Yoko Ono, artista plástica, viúva de John Lennon, no Facebook”
“John e David respeitavam um ao outro. Eles eram nivelados em intelecto e talento. Como John e eu tínhamos muito poucos amigos, víamos em David alguém tão próximo como um familiar. Após a morte de John (em 1980), David sempre esteve ali para Sean e para mim. Quando Sean estava no internato na Suíça, David ia buscá-lo e o levava em viagens para museus e deixava Sean frequentar seu estúdio de gravação em Genebra. Para Sean, isto é como perder outra figura paterna. Vai ser duro para ele, eu sei. Mas temos algumas doces lembranças que vão ficar na nossa memória para sempre.”

As homenagens para David Bowie ultrapassaram as redes sociais. Muitos artistas como Robbie Williams, Madonna, Bruce Springsteen e outros prestaram tributos, cantando os maiores sucessos do cantor. A apresentação de Lady Gaga em homenagem ao cantor nos GRAMMYs 2016, por exemplo, não poupou emoções, produção e talento. Confira algumas dessas performances de outros artistas que quiseram deixar marcada a admiração pelo ídolo e, claro, a saudade que sempre ficará do eterno Ziggy Stardust.

Robbie Williams


Madonna


Lady Gaga


Bruce Springsteen


Chris Martin


Arcade Fire


Hozier

Por Rebeca Dantas


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque