zoom

Crítica de “13 Reasons Why”, série da Netlix produzida por Selena Gomez!


A Netflix disponibilizou toda a série pra gente, e reunimos tudo que você precisa saber e as diferenças do livro escrito por Jay Asher!

13 Reasons Why acompanha o adolescente Clay Jensen (Dylan Minnette) quando volta à sua casa após a escola e encontra uma caixa misteriosa com seu nome. Dentro da caixa descobre fitas cassete gravadas por Hannah Baker (Katherine Langford) – sua colega de escola e amor platônico – que se suicidou duas semanas antes. Nos áudios, Baker explica que há treze razões pelas quais decidiu terminar com a sua vida. Será Clay uma delas? Se ele escutar, saberá como foi parar na lista. Através da dupla narrativa de Hannah e Clay, 13 Reasons Why é uma história complexa e desoladora sobre a vida adolescente que falará profundamente com os espectadores.

13 Reasons Why é uma série que vai te prender do começo ao fim, te emocionar, e ao mesmo tempo expressa até uma crítica para uma sociedade que está tão conectada mas não percebe as coisas que acontecem em sua volta. A forma em como a série trata temas tão importantes como um alerta ao suicídio, bullying, assédio e outros, e ao mesmo tempo até escondidos pela sociedade é algo que deve ser extremamente valorizado. A crítica e a profundidade em que esses temas são abordados vão realmente te deixar refletindo, já que é extremamente intenso parar e pensar em todos os motivos que levaram ao suicídio de Hannah. É uma série intensa, que assim como  o livro vai te levar a refletir, de maneira muito particular. É impossível não se perguntar se você já foi ou agiu, alguma vez na vida, como algum dos personagens na vida de outra pessoa.

 

Hannah Baker será interpretada de várias formas, a partir de quem começar a assistir e tentar se identificar com ela. Para adultos, e para quem já passou da adolescência, ela será uma “chatona” que não soube lidar com seus problemas. Mas para quem está passando pela adolescência, vai refletir sobre o tema e ver como algumas coisas realmente podem importar para certas pessoas.  A princípio os motivos dela parecem muito simples e superficiais, porém a medida que ela vai explicando e dando um contexto maior a sua motivação tudo parece ficar mais claro e você passa a entender o lado dela, pois uma coisa que era tão pequena acaba por se tornar algo gigante, vira uma bola de neve e apenas sufoca cada vez mais a personagem a levando ao extremo.

Adaptação

A adaptação está bem fiel comparando com o livro de Jay Asher. São poucas as mudanças que percebemos no começo da série, apenas que não está seguindo uma ordem totalmente linear com as fitas, adicionando alguns flashbacks antes e referências atuais.

A forma em que a narrativa de Clay e Hannah são divididas durante o primeiro episódio ficou de uma forma bem interessante e ao mesmo tempo delicada, porque conseguimos entender mais sobre a vida dos personagens em si. No livro, a leitura em certas vezes meio que se perdia durante a narrativa de Hannah e Clay, além de flashbacks. Na série, existem recursos que deixam essa parte ainda mais interessante.

Enredo

“Pegue um lanche. Acomode-se. Porque vou contar a história da minha vida. Mais especificamente, porque minha vida terminou. “- Hannah Baker.

O que chama muita atenção no enredo, é a força da realidade presente na série. Além de mostrar como pequenos atos que podem ser insignificantes para você podem afetar gravemente outra pessoa. É uma história triste, mas que te deixa intrigado e curioso para saber mais e entender o que realmente aconteceu com Hannah. O suicídio ocupa um patamar bem elevado nas escalas das causas de morte, isso parece algo distante, mas é uma triste realidade. Ajudar nesses casos é algo de extrema importância, e qualquer um pode fazê-lo.

 

Atores

Com uma grande diferença do livro, na série todos os personagens conseguiram se tornar mais misteriosos e interessantes. O mesmo acontece com Hannah e diversos outros, é perceptível que os atores conseguiram levar uma personalidade e diferenciar a linha do tempo antes do suicídio de Baker, e o tempo de angústia, espanto e desespero dos jovens na parte atual é algo que merece o reconhecimento dos atores.

Katherine conseguiu levar um diferencial para sua personagem, e algo que é extremamente reconhecido quando a atriz entra em cena. A química entre ela e Dylan em cena também é algo que agrada bastante. A série ainda conta com a participação de Kate Walsh, conhecida por ter interpretado a Dr.ª Addison em Grey’s Anatomy. Kate interpreta a mãe de Hannah, e nos emociona em diversas cenas por tentar entender o que levou a filha a ter cometido o suicídio. 13 Reasons Why ainda conta com Brian D’Arcy James (Mr. Baker), Derek Luke (Mr. Porter), Brandon Flynn (Justin Foley), Justin Prentice (Bryce Walker), Alisha Boe (Jessica Davis), Christian Navarro (Tony Padilla), Miles Heizer (Alex Standall) e Tommy Dorfman (Ryan Shaver).

Os 13 episódios serão lançados globalmente na Netflix na sexta-feira, 31 de março de 2017!

 

Por Balde de Pipoca


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque