zoom

Dia Internacional do Combate à Homofobia – Veja os ícones da comunidade LGBTQ


Dia 17 de maio é Dia Internacional do Combate à Homofobia. E a melhor forma de combater o preconceito é enaltecer os ícones da comunidade

Hoje, 17 de maio, é o dia Internacional do Combate Contra a Homofobia. Você sabe o motivo? Há não muito tempo atrás, nesse dia, em 1990, a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ou seja, há menos de 30 anos, a homossexualidade deixou de ser considerada uma doença pela ciência e isso foi uma grande vitória para a comunidade LGBTQ.

No Brasil, apenas em 2010, no dia 4 de junho foi instituído o Dia Nacional do Combate Contra a Homofobia.

Seja 4 de junho ou 17 maio, não importa. Todo dia é dia do combate contra a homofobia. Somos todos livres para expressar nossa sexualidade e gênero.

No mundo do entretenimento, temos muitos exemplos de como transformar essa luta diária em algo comum e dentro de nossas rotinas.

Séries

Sense 8

O elenco da série veio ao Brasil no ano passado para gravar uma cena na Parada Gay de São Paulo. A série explora sexualidade, liberdade e diversos outros temas ligados ao combate à homofobia. Inclusive, a cena que foi ao ar recentemente fala sobre se assumir e é bem linda. Assista:

Will & Grace

A série que estreou em 1998 e foi exibida até 2006, foi um dos maiores sucessos da TV americana. O sitcom fala sobre a cultura gay, casamento, divórcio e tem cenas de humor hilárias. Ah! E recentemente a NBC anunciou a volta da série. Isso mesmo! Após 10 anos, Will & Grace estarão de volta para uma temporada especial de 10 episódios. A série fez um revival especial no ano passado para falar sobre as eleições e encorajar os fãs a votarem.

Orange Is The New Black

A série é um grito das mulheres homossexuais. Basicamente feita por elas e para elas, OITNB é algo especial para os homossexuais. Até porque, quem dominou a série foi ninguém menos que Laverne Cox. A atriz é transgênero e acabou se destacando como um ícone LGBTQ. Transbordando talento e beleza, Laverne é uma diva!

Rupaul’s Drag Race

Sashay Away! Ícone da cultura gay, Rupaul criou um dos realities shows mais famosos para a comunidade. Explorando a diva que há dentro das drags, Rupaul’s é um grito de liberdade e um dos programas mais importantes para a cultura LGBTQ. Várias expressões e ícones saíram de lá. A série tem uma audiência enorme no Brasil, o que chamou a atenção de Rupaul.

Eventos

Milkshake Festival

Um festival destinado ao público LGBTQ, o Milkshake Festival é um festival holandês que vem ao Brasil pela primeira vez em junho deste ano. O Milkshake foi criado para celebrar a diversidade. É um dos festivais que mais cresce na Europa e tem uma programação dedicada a diversos estilos musicais e opções de entretenimento. Tem de tudo mesmo! Música, performances, danças, e até brinquedos de parque de diversão.

Parada Gay

O evento acontece no mundo inteiro mas é em São Paulo que a maior edição acontece. O evento é feito para se expressar, lutar contra o preconceito e pedir por direitos igualitários. No Brasil, a parada e seus eventos associados são organizados pela Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Travestis e Transsexuais.

Celebridades

Lady Gaga

A cantora é uma das rainhas da comunidade LGBT. Sempre a frente da causa, Lady Gaga contribui para organizações da comunidade e sempre oferece apoio aos gays. ‘Born This Way’ é um dos maiores hinos gays contemporâneos. A música fala sobre igualdade e o combate ao preconceito. “Don’t be a drag, just be a queen!”

Madonna

Se Lady Gaga se destaca na atualidade, Madonna vem fazendo isso há mais de 35 anos. Durante os anos 80 e 90, principalmente, Madonna criou muita polêmica por explorar a sexualidade e a liberdade sexual. Isso chamou a atenção do público gay que permaneceu fiel até hoje. Podemos citar tudo o que a Madonna fez pela comunidade LGBTQ mas só o fato dela ser Madonna já é o suficiente.

Cher

Não só na música, mas Cher também é uma ativista dos direitos dos gays. A cantora tem um filho transgênero, Chaz Bono, e já interpretou uma mulher homossexual no filme Silkwood – O Retrato de uma Coragem.

Ellen Degeneres

Ellen é uma das mulheres mais famosas e bem-sucedida dos mundos. Gay e muito bem casada com Portia de Rossi. A apresentadora é ativista e um ícone da cultura gay.

Ellen Page

A atriz produziu um documentário chamado Gaycation em que cada episódio ela percorria em algum lugar do mundo para falar sobre assuntos da cultura LGBTQ. Ellen Page sentou cara-a-cara com Jair Bolsonaro para fazer uma perguntas sobre o que ele acha da comunidade gay. Vale conferir:

Preta Gil

Consagrada como cantora, Preta Gil é um dos maiores ícones nacionais da comunidade LGBTQ. A frente da parada gay e de outros movimentos da comunidade, Preta sempre se posicionou contra homofobia e a favor dos direitos iguais. O ‘Bloco da Preta’ que acontece todo ano no carnaval carioca é o maior bloco do Rio e é composto por sua maioria do público gay.

Pabllo Vittar, Gloria Groove, Aretuza e Lia Clark

Mesmo que recém-chegadas, as drags brasileiras estão fazendo um barulho significante para a comunidade. ‘Todo Dia’, de Pabllo Vittar, se tornou o clipe de drag mais visto do mundo no Youtube. Lia Clark foi convidada por Ludmilla para estrelar seu novo clipe, ‘Cheguei’. Gloria Groove e Aretuza trazem um trabalho de qualidade que vale a pena conferir. Só o fato de elas estarem ganhando espaço sendo drag queens, já a fazem ícones importantes da comunidade.

Hoje é um dia especial mas o dia de combater a homofobia é todos os dias. Não deixe esse tipo de preconceito passar por você, nem pelos seus amigos. A Midiorama abomina qualquer tipo de preconceito e discriminação. Vamos juntos por uma sociedade com direitos iguais! <3

Por Alexandre Levy


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque