zoom

Especial Foo Fighters: clipes, shows, álbuns e o top 5 da melhor banda de rock da atualidade


Especial Foo Fighters: clipes, shows, álbuns e o top 5 da melhor banda de rock da atualidade

Formada em 1995, um ano depois do fim oficial do Nirvana, o Foo Fighters é uma das melhores bandas surgidas nos últimos 20 anos na cena musical. Liderada por Dave Grohl, que anteriormente fazia parte da icônica banda de Kurt Cobain, os FF demoraram alguns álbuns para chegar ao topo do mundo, porém, assim que chegaram ao mainstream, não saíram mais. Hoje a banda é aquela típica de estádio, que tem força para encher grandes arenas como o Maracanã, Wembley, dentre outras, e pode ser considerada a mais poderosa da atualidade.

O nome

Seu nome é uma referência ao termo “foo fighter”, usado por aviadores na Segunda Guerra Mundial para descrever fenômenos aéreos misteriosos, chamados “OVNIs”, na sigla americana “UFO”.

O Foo Fighters atingiu o sucesso internacional aos poucos, com hits como “This Is a Call” e “Everlong”, e hits mais globais, como “Learn to Fly”, “All My Life”, “Times Like These”, “Best of You”, “My Hero”, “DOA” e “The Pretender”.

Quatro de seus álbuns — There Is Nothing Left to Lose, One by One, Echoes, Silence, Patience & Grace e Wasting Light — ganharam o Grammy por Melhor Álbum de rock.

Vamos ao top 5 de acontecimentos do Foo Fighters

5 – Álbum de estreia

O trabalho de estreia do Foo Fighters nasceu de modo rápido, natural e sem alarde. Seu primeiro single “This Is a Call” foi lançado em junho de 1995, e o álbum propriamente dito no mês seguinte. “I’ll Stick Around” e “Big Me” foram os singles lançados nos meses seguintes. Tudo era novo para Dave Grohl, que ainda não sabia muito bem como se portar agora que liderava a banda e não era mais o baterista somente. Um álbum que deu o pontapé inicial para a nova vida de Dave e que tem um significado muito especial para a banda.

4 – Melhores fãs

É sempre bom falar dos fãs de um artista ou de uma banda. Todos os grandes artistas dizem que seus fãs são os melhores e de fato podem até ser, mas se formos comparar para valer veremos que os fãs do Foo Fighters mandam muito bem e a banda cultiva de um modo bem produtivo essa relação. Como exemplo, veja o que os fãs italianos fizeram para chamar a atenção do grupo: tocaram “Learn to Fly” com uma mega banda de 1000 pessoas, fãs!!

3 – Clipes criativos

Os primeiros álbuns do Foo Fighters nasceram no auge da MTV, Brasil, EUA, Europa… Enfim, todas as MTVs pelo mundo. E a banda, como poucas, soube se aproveitar deste momento para lançar os melhores clipes já feitos nos últimos anos. Era um mais criativo que o outro, com os integrantes tirando sarro deles mesmos. “Big Me”, “Learn To Fly” e muitos outros fizeram a alegria dos fãs e dos não fãs também.

2 – Shows em estádios

Você sabe quando uma banda virou gigante ao vê-la tocando em estádios de futebol com a maior tranquilidade e sem ser como convidada de um festival. O Foo Fighters se transformou aos poucos nesta banda, mas quando chegou ao status de mainstream, não saiu mais. Provavelmente os dois shows mais marcantes da banda nesta nova fase tenham sido nos dois maiores e mais emblemáticos estádios de futebol do mundo: Wembley, em Londres (virou DVD) e Maracanã, no Brasil.

1 – Filme

Para finalizar, o filme. Somente artistas icônicos têm direito a um filme deste tipo: U2, Pearl Jam e Foo Fighters encabeçam a lista de filmes grandiosos sobre bandas grandiosas.  E o filme é um verdadeiro presente para os fãs, que podem ver a banda e seus integrantes da maneira mais honesta possível. Sonhos, metas, decepções, angústias, todos estes sentimentos passaram por cada um dos membros da banda nestas últimas décadas e o filme consegue captar isso de forma sublime.

Por Cabine Cultural


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque