zoom

Mito da televisão brasileira, Silvio Santos tem biografia lançada


Mito da televisão brasileira, Silvio Santos tem biografia lançada

Silvio Santos

Silvio Santos – A trajetória do mito.

Este é o título de uma das mais interessantes biografias já produzidas no país, ao menos nos últimos anos. Lançado pela Matrix Editora, o livro é um documento super bacana que de certa forma conta um pouco a história da comunicação, e mais especificamente, a história da televisão no Brasil. E podemos afirmar isso pelo simples fato da história de Silvio Santos coincidir muitas vezes com a própria história do entretenimento aqui no país. Antes dele era uma coisa, depois outra.

O livro mostra isso. Mostra que Silvio foi um divisor de águas no crescimento do entretenimento. Com uma organização bem didática, a obra escrita e planejada por Fernando Morgado fala de assuntos de economia, da vida artística, da vida política e da vida pessoal.

Na primeira parte Fernando conta a história do empresário Silvio Santos, de como ele se transformou no dono de uma das maiores emissoras de televisão do país, e soube agregar dezenas e dezenas de empreendimentos e investimentos ao redor do seu projeto principal, o SBT.

Já neste primeiro capítulo percebemos que o ponto principal em Silvio Santos – A trajetória do mito é a coleção com mais de 360 frases ditas por Silvio Santos ao longo de 70 anos. O trabalho de Fernando para garimpar estas frases merece aplausos. E o mais interessante é que estas frases ajudam a explicar a vida, a obra e a mente do mito, do ícone, do empresário. Silvio Santos é biografado através dele mesmo, este é o diferencial e a peculiaridade do livro.

A parte dedicada a sua vida como artista traz um momento bem especial: os 14 anos de Silvio. Neste momento ele perde a sua virgindade, ele se vê como camelô e ele se encontra como artista pela primeira vez. Três perspectivas da construção de uma personalidade forte, de um caráter inconfundível, e de uma estrela poucas vezes vista na história da televisão brasileira.

Destaques da vida de um mito
Entender Silvio Santos requer o domínio de alguns termos, palavras chaves mesmo. Termos simples, diferentes, complexos, que vão desde Casa dos Artistas, novelas mexicanas, Baú, empreendedorismo, Chaves, dinheiro…

A vida de Silvio como dono do SBT é a que mais nos interessa, pois falando dela falamos automaticamente também de, por exemplo, Casa dos Artistas, o reality show que revolucionou a rede aberta de televisão, e que fez o SBT, de uma forma gloriosa, vencer a Rede Globo por dias e semanas seguidas. Talvez seja até hoje o grande momento de Silvio como dono de televisão e do SBT como emissora.

Mas não é somente de Casa dos Artistas que viveu Silvio Santos. Ele também já investiu no futebol (a emissora até chegou a cobrir Copa do Mundo), ele teve, e ainda tem, como Galinha dos ovos de ouro a série mexicana Chaves, a novela Chiquititas, a reprise de A Usurpadora, o programa do Ratinho, o eterno Viva a Noite, comandado por Gugu, e o icônico programa de namoro, comandado por Silvio.

E claro, tem os domingos, que durante muito tempo foram recheados de programas com Silvio Santos no comando. Aos poucos ele foi perdendo espaço e hoje só está mesmo a frente do programa que finaliza a linha de entretenimento no domingo, o Programa Silvio Santos, recheado de pegadinhas, outra marca de Silvio.

Obrigatório
Silvio Santos – A trajetória do mito é um livro obrigatório, tanto para estudantes de comunicação, quanto para admiradores de Silvio ou da televisão brasileira. Fernando soube fazer um trabalho de compilação digno de aplausos e assim fez o próprio “patrão” contar a sua história através de suas próprias palavras.

Por Cabine Cultural


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque