zoom

No final das contas, o visual da Alicia Keys requer um pouco de maquiagem (e muito dinheiro)


Para conseguir ter o visual de Alicia Keys, afinal de contas, é preciso fazer uma maquiagem mínima e gastar um bom dinheiro

Desde que decidiu voltar ao cenário musical, temos visto Alicia Keys exibindo seus cabelos crespos ao natural e sem usar maquiagem. Seja na capa de seu mais novo disco, seja como jurada no programa “The Voice”, seja em premiações ou shows.

A decisão da cantora foi explicada em um artigo escrito pela própria, e publicado na newsletter da Lena Dunham, na qual ela diz não querer “cobrir mais nada”. “Nem meu rosto, minha mente, minha alma, meus pensamentos, meus sonhos, minhas lutas, meu crescimento emocional. Nada”, ela afirmou.

Porém, foi revelado na semana passada que Alicia não acorda e encara o mundo completamente sem maquiagem ou sem qualquer tipo de tratamento facial. Sua maquiadora de longa data, Dotti, conversou com a revista W, e contou como a voz de “In Common” cuida de sua pele. No final das contas, a artista tem a ajuda de exercícios, uma alimentação controlada, acupuntura, e cosméticos que custam, de acordo com um levantamento do site Refinery29, em torno de 455 dólares (ou pouco mais de R$ 1.400).

“Ela sabe que precisa investir internamente para que sua pele fique ótima do lado de fora”, contou Dotti. “É também sobre como você processa sua energia. Ela é forte e gentil. Isso, por si só, é muito importante. Mas é sobre as escolhas que ela tem feito e os produtos que está usando. É o trabalho de uma boa equipe”.

Mas o que exatamente Alicia Keys faz? De acordo com a sua maquiadora, ela começa a rotina com uma aplicação de um rolo de pedra jade gelado no rosto “para enrijecer a pele e levar o sangue para a superfície”, como uma forma de “dar vida” à pele, como explicou Dotti à publicação. Em algumas ocasiões, a cantora também faz uso do pepino sobre os olhos (ou sobre o rosto inteiro quando há tempo para tal).

Em seguida vêm os óleos para pele e máscaras faciais para hidratá-la. E há a maquiagem. “Um pouco. Pelo menos quando ela vai se apresentar ou ser jurada do ‘The Voice’”, contou a maquiadora, que utiliza uma canetinha para definir as sobrancelhas, e que também é usada para destacar as sardas da cantora, cílios individuais, um hidratante e um blush para dar uma cor à pele. “Comparada ao mundo da maquiagem, [a quantidade] é mínima. Ela já é poderosa com aqueles maravilhosos olhos em formato de Cleópatra. Agora podemos vê-los”.

Ao que parece, o discurso de Alicia Keys é menos honesto do que o divulgado. E indo além, por mais que ela não use (muita) maquiagem, também é válido questionar como essa mensagem chega às meninas e mulheres, afinal, parecer o mais natural possível acabaria se tornando mais um ideal de beleza sendo empurrado para elas. E convenhamos, muitas sequer podem realizar um tratamento facial de R$ 1.400 para ostentar a pele que Alicia tem.

Para outras tantas, estar sem maquiagem não é uma opção. Veja, por exemplo, mulheres queimadas com ácido, com cicatrizes e problemas de pele, é até mesmo algumas mulheres trans, que precisam da maquiagem para que sejam aceitas em sociedade.

Dito tudo isso, cobrir o rosto com batom, blush, corretivo e o que for, precisa ser uma decisão única e exclusiva da mulher. Seja um rosto todo pintado ou sem nada (ou uma maquiagem igual a de Alicia Keys), saiba que a escolha é sua, e que independente dela, haverá custos e julgamentos, assim como aconteceu com a cantora quando decidiu parar de usar maquiagem.

Mas se alguma lição fica disso, talvez seja o recado da artista aos seus críticos: “Faça o melhor para você”.

https://twitter.com/aliciakeys/status/770327503495958528

*Por Artur Francischi do Prosa Livre


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque