fan-news

O que John Mayer pode tocar no Brasil?


john-mayer-brasil-setlist

A gente escuta essa pergunta com frequência. Muitos fãs querem saber que músicas John Mayer cantará durante sua passagem pelo Brasil. A resposta é um pouco amarga: é impossível prever! O mundo da música atualmente está rodeados por artistas que montam um setlist e o carregam por todos os shows da sua turnê realizando micro mudanças em ocasiões especiais. É o caso do Ed Sheeran, Maroon 5, Shawn Mendes, Lady Gaga e tantos outros.

Fora da curva, e com uma bagagem muito forte vinda da sua experiência com o Dead & Company, John Mayer muda seu setlist todas as noites. Até o momento, John tocou aproximadamente 100 músicas diferentes na The Search for Everything Tour. C-E-M MÚSICAS entre versões originais e covers. É ou não é pra respeitar o rapaz?

Setlist diferente todas as noites

Vamos tentar explicar um pouquinho do que vem acontecendo na The Search for Everything Tour. Se um show abre com Helpless a chance de na noite seguinte a abertura não ser ‘Helpless’ é grande. Ele pode repetir? Pode. Mas tenta mudar a abertura com frequência. Se ‘Helpless’ não for a abertura, John tem costumado abrir os shows com ‘Moving On ou Belief’.

Outra mudança que ocorre nas noites são as músicas nos sets acústicos e nos sets do John Mayer Trio. Se em uma noite ele tocar ‘Wait Until Tomorrow’, ‘Vultures’ e ‘Crossroads’ com o trio, ele provavelmente só repetirá uma delas no set seguinte. O set acústico funciona de forma similar mas com uma grande diferença: as opções de músicas para o set acústico são muito maiores que as do JM3. Ou seja, se ele tocar ‘Daughters’, ‘Free Fallin’ e ‘Emoji of a Wave’ em uma noite a possibilidade de nenhuma das três músicas aparecer no show seguinte é grande. A única música repetida em diversos shows seguidos nessa turnê foi ‘Free Fallin’.

Algo que o John costuma fazer com frequência é manter a música mas mudar o momento que ela entra no setlist. Uma noite pode ser no primeiro set de banda completa e na noite seguinte apenas no segundo set dando, as vezes, a sensação de que a música não vai entrar no show mas ela aparece no último minuto. O set de banda completa é o que costuma se manter mais parecido entre os shows e o que acaba tendo menos mudanças por ser o momento onde as músicas do novo CD são tocadas em maior número.

Dá para ter uma noção…

John Mayer toca 20 músicas diferentes por show? Não. Ele tem uma base de 12/13 músicas e brinca com o resto. Maaas, se mesmo com todas essas mudanças será que não dá pra ter uma noção (enfatizando aqui que é noção) do que o John Mayer tocará no Brasil? Dá. Vem com a gente.

Decidimos pegar 20 músicas, a media presente em um setlist do John, para montar um setlist próximo do que podemos ver no Brasil. Vai ser assim em todos os shows? É claro que não, mas essas são algumas das músicas que você tem uma chance muito alta de ouvir no show que você irá. Elas são:

SETLIST john mayer no brasil

Depois disso tudo explicado vale relembrar um ponto importante: isso é o que John Mayer fez nos EUA e na Europa. O fato do show ser no Brasil pode mudar tudo e fazer com que ele toque com mais frequência algumas músicas “clássicas”? Sim. Porém, acreditamos que poucas músicas que são trocadas e não aparecem em alguns shows nos EUA deixem de ser tocadas aqui como é o caso de ‘Slow Dancing’ e ‘Gravity’. De resto, tudo mudará provavelmente todas as noites como tem sido feito.

O que você achou desse setlist? Nós amamos!

Por John Mayer Br


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque