zoom

Qual o melhor reality musical de 2016: The Voice BR ou X Factor BR?


Qual você escolhe?

Este mês de novembro o telespectador da televisão aberta no Brasil se deparou com uma novidade: pela primeira vez, e por duas quartas-feiras, ele teve que escolher entre assistir o reality musical da Band, o X Factor Brasil, e o reality musical da Rede Globo, o The Voice Brasil.

E com os dois programas disputando a mesma audiência, foi inevitável fazermos a comparação e decidirmos qual o melhor programa musical brasileiro de 2016: o The Voice ou o X Factor.

Quem será que ganhou?

A análise

Vamos observar alguns fatores, como edição, equipe de jurados, apresentação, e é claro, os candidatos.

No quesito edição, os dois realitys possuem pontos positivos e negativos. O The Voice Brasil, por estar na maior emissora do país, acaba não tendo todo o destaque que ele tem na NBC, que exibe a versão americana, por exemplo. Lá o programa acontece dois dias por semana, as vezes três, com duas horas de duração, dando tempo para contar bem as histórias, para haver uma maior interação entre os técnicos…

Na Globo é tudo muito corrido, e nas primeiras temporadas soava quase como um show de calouros, o candidato nem era apresentado e já estava no palco cantando. O X Factor, por sua vez, tem este destaque, por estar na Band, uma emissora menor. Porém a edição demorou em deslanchar e somente agora nos shows ao vivo que as coisas acontecem bem. No placar final, um empate.

Com relação a equipe de jurados (ou técnicos) temos uma vitória de lavada, mas com ressalvas. Claudia Leitte, Brown, Lulu Santos e Michel Teló vencem com facilidade Alinne Rosa, Di Ferrero, Paulo Miklos e Rick Bonadio. Porém eles demoraram três ou quatro temporadas para adquirir uma boa dinâmica. Ainda assim, é inegável que o The Voice Brasil foi muito mais feliz na escolha dos jurados. Vitória para o reality da Rede Globo.

No quesito ‘apresentação’, temos a primeira vitória para o X Factor Brasil, pois Fernanda Paes Leme conseguiu em poucos episódios se mostrar totalmente confortável no reality, e isso se deve ao fato dela já ter sido uma espectadora assídua de programas deste gênero. Seus seguidores nas redes sociais sabem disso e a acompanham já há algum tempo comentando os resultados dos realitys musicais. Tiago Leifert até que faz um bom trabalho, mas comparado a Fernanda, ele perde.

Para finalizar, o tópico talvez mais importante para um programa que busca apresentar ao mundo a nova estrela musical do Brasil. E a vitória é de lavada novamente: é incrível como o The Voice Brasil consegue encontrar os talentos que o X Factor não encontrou em sua primeira temporada, ao menos. Só para destacar a mais recente temporada do programa da Rede Globo, há pelo menos uns dez candidatos que teriam condições de vencer o programa da Band.

Já se fizermos a comparação contrária, talvez dois ou três candidatos do X Factor Brasil teriam condições de chegar a algum lugar no programa da Rede Globo.

Lulu Santos, Claudia Leitte, Carlinhos Brown e Michel Teló
Lulu Santos, Claudia Leitte, Carlinhos Brown e Michel Teló

Assim, fica incontestável que atualmente o The Voice Brasil é o melhor reality musical da televisão aberta no país. Mas que fique claro: basta somente a Band corrigir alguns detalhes que o X Factor tem chances de superar, pois o seu formato é muito mais prazeroso e excitante de assistir.

E como análise bônus, uma vitória gigante para a produção do X Factor, que disponibiliza no Youtube as apresentações na íntegra dos candidatos, diferente da Rede Globo, que pensando somente na questão comercial, restringe aos assinantes e leitores do seu portal.

Por Cabine Cultural


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque