press

Série O Globo / Dell’Arte Concertos Internacionais 2017 traz oito atrações internacionais à cidade do Rio de Janeiro


Mais tradicional série de música clássica do Rio de Janeiro traz oito atrações internacionais à cidade entre os meses de abril e novembro, em sua 24ª edição

Em sua 24ª edição, a Série O Globo/Dell’Arte Concertos Internacionais está de volta a partir de abril deste ano. Oito atrações internacionais, reunindo a nata da música clássica, serão apresentadas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro até o mês de novembro: uma mescla de artistas já consagrados com alguns dos mais notáveis expoentes da jovem geração de músicos. São três orquestras sinfônicas, uma formação de câmara, três estrelas do piano mundial e um contratenor que vem encantando o público em suas apresentações mundo afora.

A Série inicia-se em abril com o aclamado contratenor Philippe Jaroussky, hoje um dos nomes mais importantes da cena lírica internacional, detentor de prestigiosos prêmios da música, que estará se apresentando com a Orquestra de Câmara Le Concert de la Loge. Em maio, quem chega ao país é o britânico Benjamin Grosvenor, um dos pianistas jovens mais notáveis da atualidade. Sua única passagem pelo Brasil aconteceu em agosto de 2006, quando o pianista, então com 14 anos, apresentou-se no Municipal ao lado da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Primeiro conjunto sinfônico da Série neste ano, a Prague Philharmonia volta ao país em junho, trazendo como solista a prestigiada violinista Rebekka Hartmann, considerada um dos mais notáveis valores da nova geração do violino. Outro destaque, a YOA Orchestra of the Americas, integrada por jovens instrumentistas provenientes de 26 países, apresenta-se em agosto, com regência do mexicano Carlos Miguel Prieto e tendo como convidada a violinista Nadja Salerno-Sonnenberg.

Ainda em agosto, apresenta-se o húngaro András Schiff, considerado um dos maiores pianistas em atividade, e que recentemente passou a atuar também como maestro. Em outubro, chega a L’Orchestre National du Capitole de Toulouse, uma das mais celebradas formações orquestrais da França, trazendo dois convidados,  o jovem pianista Bertrand Chamayou e a trompetista francesa Lucienne Renaudin-Vary. No começo de novembro, é a vez da Cappella Mediterranea, um aclamado conjunto camarístico que vem encantando as plateias da Europa nos últimos anos e que pela primeira vez se apresenta no Brasil.

Encerrando a série, no dia 22 de novembro, o maior pianista brasileiro da atualidade e um dos mais brilhantes do mundo: Nelson Freire. A apresentação, aliás, tem um sabor comemorativo: exatamente no dia 22 de novembro de 1956, 61 anos atrás, Nelson Freire, então com 12 anos, fazia o seu primeiro recital no Rio de Janeiro, no foyer do Theatro Municipal.

As atrações

Philippe Jaroussky

19 de abril, quarta-feira – 20h
PHILIPPE JAROUSSKY, contratenor
Le Concert de la Loge
Árias de Händel para Castrati

Detentor dos prestigiosos prêmios “Victoires de la Musique” (2004, 2007 e 2010) e “Echo Klassik” (2008), Philippe Jaroussky é hoje um dos nomes mais importantes da cena lírica internacional. Com uma técnica brilhante e um timbre de beleza incomum, Jaroussky tem um repertório com ênfase nos períodos Barroco e Pré-clássico, além de incursões no repertório moderno. Em nossa série, o contratenor se apresentará com a orquestra de câmera francesa Le Concert de la Loge.

Benjamin Grosvenor

21 de maio, domingo – 17h
BENJAMIN GROSVENOR, piano
Schumann Arabesque em Dó maior, op. 18
Mozart Sonata Nº 13, K. 333
Beethoven Sonata Nº 14– “Sonata ao Luar”, op. 27, nº 2
Scriabin Sonata Nº 2 – “Sonata Fantasia”, op. 19
Granados de “Goyescas”, op. 11: 1. Los Requiebros e 3. El fandango de Candil
Liszt “Rhapsodie Espagnole”

Segundo o crítico Bryce Morrison, da revista Gramophone, Grosvenor “pode ser considerado o mais notável dos jovens pianistas da atualidade”. O britânico tem sido reconhecido internacionalmente por suas interpretações eletrizantes e criteriosas, e por um domínio virtuosístico dos mais complexos desafios técnicos. Para o crítico de The Independent, sua sonoridade é “poética e suavemente irônica, brilhante, mas analítica, inteligente, mas não desprovida de humor, tudo isto traduzido por um toque lindamente claro e cantante”.

Prague Philharmonia

Milan Turkovic, regente
Rebekka Hartmann, violino
Smetana A Noiva Vendida (Abertura)
Sibelius Concerto Para Violino e Orquestra em Ré Menor, Op. 47
Dvořak Sinfonia Nº 9 Em Mi Menor – “do Novo Mundo”, Op. 95

Fundada em 1994 com o nome de Philharmonia de Câmara de Praga, pelo famoso regente Jiří Bělohlávek, a Prague Philharmonia trouxe um novo sopro ao cenário da música tcheca. Ela não tardaria a tornar-se uma das mais respeitadas orquestras de um país pródigo em tradição musical. Milan Turkovic, que se notabilizou como um dos maiores fagotistas da atualidade, passou a dedicar-se também à regência nas duas últimas décadas, tendo conduzido as principais orquestras do mundo. Rebekka Hartmann é hoje considerada um dos mais notáveis valores da nova geração de violinistas e possui, segundo a crítica, uma técnica e um cuidado musical que lhe permite interpretações imaculadas e perfeitas.

YOA Orchestra of the Americas

Carlos Miguel Prieto, regente
Nadja Salerno-Sonnenberg, violino
Copland El Salón México
Piazzolla Las Cuatro Estaciones Porteñas
Stravinsky Pétroushka – Cenas Burlescas em Quatro Quadros

Para o crítico de The New York Times, “o futuro da música clássica foi apresentado no Wolf Trap National Park for the Performing Arts, e pareceu muito promissor. […] As execuções foram notáveis pelo profissionalismo, precisão do conjunto e afinação, e, sobretudo, por sua energia aparentemente ilimitada”. A orquestra, que já angariou prestígio internacional, é integrado por jovens músicos altamente dotados do ocidente, provenientes de 26 países diferentes. A YOA Orchestra of the Americas será conduzida pelo mexicano Carlos Miguel Prieto, maestro altamente conceituado nos Estados Unidos. Considerada também uma das mais importantes violinistas da atualidade, Nadja Salerno-Sonnenberg é a solista convidada desta turnê da orquestra.

András Schiff

19 de agosto, sábado – 16h
ANDRÁS SCHIFF, piano
Bach – Sinfonias Nº 1 a Nº 15 (invenções a Três Vozes)
Bartók – Suíte op 14 Sz 65, Szabadan Sz 81 (Ao ar livre)
Janáček – Sonata “1º de Outubro de 1905” Em Mi Bemol Menor
Schumann – Sonata Nº 1 em Fá Sustenido Menor, op. 11

Um dos intérpretes mais aclamados de Bach, Schubert, Mozart e Schumann, Schiff nasceu em Budapeste. O pianista trabalhou com boa parte das principais orquestras e regentes do mundo, atuando também como maestro, apresentando-se todos os anos com a Philharmonia de Londres e a Orquestra de Câmara da Europa, entre outras. András Schiff conquistou numerosos prêmios internacionais, sendo o mais recente deles o Prêmio “KlavierFestival Ruhr”. Foi finalista do “Leeds International Pianoforte Competition” (1975) e entre suas premiações destacam-se um Grammy, na categoria de “Best Instrumental Soloist Performance” (1990), a Medalha em Memória de Claudio Arrau (1994), os prêmios “Kossuth” (1996), “Léonie Sonning” (1997) e o Prêmio Bach da Royal Academy of Music (2007).

L’Orchestre National du Capitole de Toulose

Turgan Sokhiev, regente
Bertrand Chamayou, piano
Lucienne Renaudin-Vary, trompete
Shostakovich – Abertura de Festa
Shostakovich – Concerto Nº 1 para piano, trompete e cordas, Op. 35
Debussy – La Mer
Stravinsky – O Pássaro De Fogo, Suíte, edição de 1919

Formado nos anos 60 a partir da fusão da Orchestre du Capitole e da Orchestre Symphonique de Toulouse-Pyrénées, o conjunto, hoje integrado por 125 músicos, não tardou a conquistar uma posição de destaque no cenário internacional. Isto se deve, em grande parte, ao trabalho desenvolvido pelo maestro Michel Plasson, que esteve por 35 anos à frente da orquestra, da qual é hoje Regente Honorário. Em 2005 a direção musical foi assumida por Tugan Sokhiev, que insuflou notável dinâmica à formação, conduzindo-a em aclamadas turnês por todos os continentes. O jovem pianista Bertrand Chamayou é detentor de dois “Victoires de la Musique Classique”. Hoje com apenas 17 anos, a trompetista francesa Lucienne Renaudin-Vary conquistou o “Victoire de la Musique Classique” de 2016, na categoria Revelação Solista Instrumental.

Capella Mediterranea

12 de novembro, domingo – 17h
CAPPELLA MEDITERRANEA
Leonardo Garcia Alarcón, regente
Monteverdi – L’Orfeo

Fundado em 2005 pelo regente argentino Leonardo Garcia Alarcón, o conjunto deixa patente, a partir de seu próprio nome, a paixão pela música da bacia do Mediterrâneo. Sua proposta: apresentar um enfoque diferente da música Barroca e da tradição latina. Passados mais de dez anos, seu repertório foi ampliado e diversificou-se, com a Cappella Mediterranea passando a explorar o madrigal, o moteto polifônico e a ópera. Essa mistura de gêneros resultou em um estilo único, caracterizado por uma relação excepcionalmente estreita entre o regente e seus músicos.

Nelson Freire

22 de novembro, quarta-feira– 20h
NELSON FREIRE, piano
Programa a ser anunciado

Mais importante pianista brasileiro da atualidade, Nelson Freire conquistou o status de um dos mais brilhantes do mundo, sendo aclamado em toda parte, quer por suas apresentações lotadas, quer por suas premiadas gravações. Começou a carreira no Brasil, mas sua grande estreia aconteceu aos 23 anos, em Londres, em apresentação louvada por toda a crítica. O sisudo Times não hesitou em chamá-lo de “o jovem leão do piano”. No ano seguinte faria sua estreia nova-iorquina com a New York Philharmonic, extraindo do crítico da revista Time o seguinte comentário: “Um dos maiores pianistas desta ou de qualquer outra geração!” Hoje, mais de cinco décadas após sua estreia, Nelson já tocou em mais de 70 países e suas gravações obtiveram as mais altas honrarias da indústria fonográfica, com uma coleção de “Diapason d’Or”, “Grand Prix du Disque”, “Victoire d’Honneur”, “Edison Award” e “Gramophone Awards”.

SERVIÇO – PACOTE COMPLETO COM TODOS OS ESPETÁCULOS
Venda de assinaturas – (até 20 de março – a partir de 23/03 vendas avulsas)

  • Galeria (8 espetáculos) – R$ 400,00
  • Balcão Superior (8 espetáculos) – R$ 885,00
  • Balcão Nobre (8 espetáculos) – R$ 1.850,00
  • Plateia (8 espetáculos) – R$ 1.850,00
  • Camarote (8 espetáculos) – R$ 11.100,00 (6 lugares)

Este evento é realizado pela empresa DELL'ARTE SOLUÇÕES CULTURAIS, que responde pela promoção, produção e organização do evento em geral. Qualquer assunto relacionado à venda de ingressos deve ser tratado diretamente com as empresas responsáveis por sua comercialização.
A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.


Serviço


Rio de Janeiro 22 de junho (Theatro Municipal)

Data:
22 de junho

Local:
Theatro Municipal (Praça Floriano, S/N - Centro, Rio de Janeiro - RJ)

Horário:
20h

Mais informações:

Prague Philharmonia

Ingressos

Os ingressos para este espetáculo ainda não estão a venda.

Rio de Janeiro 3 de agosto (Theatro Municipal)

Data:
3 de agosto

Local:
Theatro Municipal (Praça Floriano, S/N - Centro, Rio de Janeiro - RJ)

Horário:

Mais informações:

Yoa Orchestra of the Americas

Ingressos

Os ingressos para este espetáculo ainda não estão a venda.

Rio de Janeiro 19 de agosto (Theatro Municipal)

Data:
19 de agosto

Local:
Theatro Municipal (Praça Floriano, S/N - Centro, Rio de Janeiro - RJ)

Horário:
16h

Mais informações:

András Schiff, piano

Ingressos

Os ingressos para este espetáculo ainda não estão a venda.

Rio de Janeiro 30 de outubro (Theatro Municipal)

Data:
30 de outubro

Local:
Theatro Municipal (Praça Floriano, S/N - Centro, Rio de Janeiro - RJ)

Horário:
20h

Mais informações:

L’Orchestre National du Capitole de Toulose

Ingressos

Os ingressos para este espetáculo ainda não estão a venda.

Rio de Janeiro 12 de novembro (Theatro Municipal)

Data:
12 de novembro

Local:
Theatro Municipal (Praça Floriano, S/N - Centro, Rio de Janeiro - RJ)

Horário:
17h

Mais informações:

Cappella Mediterranea

Ingressos

Os ingressos para este espetáculo ainda não estão a venda.

Rio de Janeiro 22 de novembro (Theatro Municipal)

Data:
22 de novembro

Local:
Theatro Municipal (Praça Floriano, S/N - Centro, Rio de Janeiro - RJ)

Horário:
20h

Mais informações:

Nelson Freire, piano

Ingressos

Os ingressos para este espetáculo ainda não estão a venda.

Formulário de credenciamento


Instituição

Editoria

Credenciado 1


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque