zoom

Top 5 Guns N’ Roses: cinema, shows, confusões e álbuns de uma das bandas mais amadas da história


Um dos maiores vendedores de álbuns da história, o Guns N’ Roses coleciona recordes e confusões e estamos aqui para destacar alguns destes acontecimentos que fizeram da banda um dos símbolos da cultura rock nos últimos 30 anos

Eles estão de volta! Depois de mais de vinte anos separados, a formação clássica do Guns N’ Roses (com Axl e Slash juntos) retornou este ano para uma série de shows e quem sabe um novo álbum de inéditas. A banda, que vem sendo cultuada desde meados dos anos 1980, quando lançou o petardo sonoro Appetite for Destruction, e jogou pro mundo hinos como “Welcome to the Jungle”, “Paradise City” e “Sweet Child o Mine”, é a principal atração do Coachela Festival, um dos mais interessantes festivais americanos.

Um dos maiores vendedores de álbuns da história, o Guns N’ Roses coleciona recordes e confusões e estamos aqui para destacar alguns destes acontecimentos que fizeram da banda um dos símbolos da cultura rock nos últimos 30 anos. Vamos ao Top 5 Guns N’ Roses!

5. Videoclipes

 

Os vídeos do Guns N’ Roses são absolutamente maravilhosos. Simples assim. É impossível fazermos uma lista de clipes mais icônicos e inesquecíveis da história sem citar ao menos um da banda. Sempre quando havia tais listas da MTV (Brasil, americana e europeia) lá estava o Guns e alguns de seus clipes. O mais memorável é, sem dúvida alguma, “November Rain” e a sua saga de mais de dez minutos. É impossível ficar indiferente ao melhor clipe produzido nos anos 1990. Mas tem mais, muito mais: “Estranged”, “Don’t Cry”, “Patience”, “Yesterdays”…

4. Retorno em 2001

 

O ano de 2001 foi bem emblemático para o Guns, pois a banda esboçou uma primeira grande volta (já sem Slash) ao mundo musical, além de dois acontecimentos especiais. O primeiro foi o épico show que a banda fez no Rock In Rio, levando mais de 200 mil pessoas ao delírio naquele domingo de madrugada: o dia foi especial, com show do Oasis (ainda não muito festejado) e uma maravilhosa apresentação de Axl e companhia; tecnicamente o show até deixou a desejar, mas em emoção, energia e tudo o mais, foi uma experiência única que todos ali deverão lembrar para sempre. Pouco tempo depois, já no pós 11 de setembro, o segundo acontecimento especial foi quando o Guns fez uma aparição surpresa no Video Music Awards da MTV americana: a premiação de 2002 foi bem emocionante, pois os ataques terroristas ainda estavam recentes na memória dos americanos, então o prêmio era uma espécie de “volta por cima” do povo americano. E, neste sentido, uma apresentação do Guns N’ Roses ajudou a tornar inesquecível.

3. Guns no cinema

 

Falar de Guns no cinema é basicamente falar da histórica trilha da banda para o filme O Exterminador do Futuro 2 e a música “You Could Be Mine”. O ator Arnold Schwarzenegger aparece no videoclipe, interpretando o Exterminador, que invade um show do Guns com a missão de assassinar Axl Rose: ao final do clipe, na saída do show o Exterminador se encontra com a banda, e avalia individualmente cada membro, ao chegar na vez de Axl, seu sistema avalia que matá-lo seria “Desperdício de Munição”, e logo em seguida, vai embora. Sensacional! Em dezembro de 1994, o Guns N’ Roses lançou também uma gravação cover dos Rolling Stones, “Sympathy for the Devil”. A canção apareceu na trilha sonora do filme Entrevista com o Vampiro e também foi lançada separadamente como um single

2. Brigas e confusões

Brigas, brigas e mais brigas. Entre Axl e Slash são mais que incontáveis e muitos dizem que os dois são as principais referências dos irmão Gallaghers, do Oasis. Tão briguentos quanto. Mas algumas confusões da banda são memoráveis: no dia 2 de julho de 1991, a banda estava se apresentando nos Estados Unidos, quando ele desceu do palco e atacou um rapaz que estava com uma maquina fotográfica; o desfecho teve prisão de Axl, condenação e tudo o mais. Outra confusão épica se deu com o também complicado Kurt Cobain, eterno líder do Nirvana: nos bastidores do VMA, em 1992, reza a lenda que Axl por muito pouco não encheu o vocalista da banda grunge de porrada. E ainda em 1988, Axl Rose também foi preso e considerado culpado por atacar um guarda de segurança durante um show em Atlanta.

1. Use Your Illusion

 

Vamos terminar falando de um dos trabalho mais espetaculares da música: o álbum duplo + turnê histórica de Use Your Illusion. O álbum estreou em primeiro lugar nas listas da Billboard, vendendo mais de 960 mil cópias no primeiro dia, recorde nunca superado por nenhum artista solo ou banda na história da música. Cada disco do álbum duplo foi certificado como disco de platina sete vezes e vendeu cerca de 17 milhões de cópias em todo o mundo. A turnê também foi um sucesso e se destaca a apresentação no estádio de Wembley, de onde saiu o clipe de “Knockin’ On Heaven’s Door”. Quase todas as músicas do álbum são sensacionais e grudaram nos ouvidos de toda uma geração.

Por essas e outras que o Guns N’ Roses fez muita falta nestes anos todos e é por isso que a comemoração pela volta da banda não pode parar.

Por Cabine Cultural


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque