zoom

Uberlist | Clipes ocidentais gravados no Japão


Não é de hoje que a cultura japonesa encanta o Ocidente. Aqui, listamos algumas vezes em que o mundo da música não resistiu aos encantos da Terra do Sol Nascente

O Japão é, sem dúvida, um dos países que mais despertam interesse e curiosidade no povo ocidental. Seja por causa dos olhos puxados, das artes marciais que conquistaram o cinema de ação, do sushi nosso de cada dia, dos maravilhosos filmes de Hayao Miyazaki ou mesmo por conta daqueles animes e mangás que ganharam espaço na televisão e nas editoras nacionais – tratando de conquistar os nerds e criando, inclusive, uma tribo à parte por essas bandas: os famosos otakus.

Dominada por essa mesma curiosidade e usando todo o riquíssimo apelo visual que o país tem a oferecer, a música ocidental usou, por diversas vezes, a terra do Pokémon como plano de fundo para os seus videoclipes. A reunião desse material audiovisual, fruto do trabalho de músicos que você provavelmente já conhece e adora, resulta em nada mais e nada menos do que um turismo imperdível pelos cartões postais e cultura apaixonante do Japão.

Just Can’t Get Enough – Black Eyed Peas (2011)

Um passeio pela vida noturna do Japão com o Black Eyed Peas, num clipe sobre a suposta rotina do quarteto durante uma turnê no país. As imagens foram gravadas em Tóquio, uma semana antes de um terremoto e um tsunami devastarem a região, causando mais de 13 mil mortes. Após a fatalidade, o clipe acabou sendo dedicado especialmente aos japoneses, exibindo uma montagem com belas cenas das noites japonesas.

Man on Mars – Kaiser Chiefs (2011)

Um recorte de imagens que combinam a rotina do povo nipônico, o turismo pelo Japão, a turnê do Kaiser Chiefs no país do Naruto e o que há de mais excêntrico e tradicional na região. ‘Man on Mars’ mostra um fã japonês e belas imagens de lugares como o Narita Airport, a Harajuku Station, o Yoyogi Park, o famoso Karaoke-Kan e o distrito de Shibuyaku.

Read My Mind – The Killers (2007)

Mais um clipe gravado em Tóquio! Dessa vez, estamos com Branon Flowers e companhia nas ruas de Shinjuku, dando um rolê no Yoyogi Park e passando pela Asakusabashi Station. Temos crianças japonesas, cover oriental do rei Elvis, passeio de bike e muita interação com o povo nipônico – tudo isso embalado pela batida maravilhosa do The Killers.

Silent Call – Angra (2016)

A banda Angra visitou o Japão em turnê no ano de 2015 e trouxe para casa imagens belíssimas – que ilustram o clipe de ‘Silent Call’, faixa do mais recente trabalho, intitulado ‘Secret Garden’. O videoclipe é assinado Drico Mello e conta com várias cenas gravadas no Japão, como forma de agradecer pelo sucesso da banda na Ásia nos últimos anos.

Simple – Katy Perry (2004)

Hora de descobrir Katy Perry em um clipe bem diferentão e despadronizado – sobretudo se comparado a produções como “Part of Me”, “Dark Horse” ou “Roar”. O videoclipe de “Simple” é, perdão o trocadilho, simples: com uma edição básica e um figurino casual, o vídeo, exibido em pouquíssimos canais de TV, exibe um passeio maroto pelas ruas de Shinjuku, em Tóquio, com a jovem Katy cantando no metrô e caminhando com um guarda-chuva.

I Won’t Let You Down – OK GO (2014)

Uma coisa é certa: sempre vale à pena parar o que você está fazendo para assistir a um clipe do Ok Go. Dessa vez a banda norte-americana contou com o apoio do diretor japonês Morihiro Harano – uma combinação que resultou em um dos clipes mais bem feitos e divertidos do grupo, cuja ideia nasceu durante uma viagem a Tóquio e a uma ida ao restaurante Robot. O clipe conta com um elenco assustadoramente numeroso de dançarinas com guardas-chuva, somando 2 mil pessoas em uma coreografia bem elaborada e sincronizada. E o mais bacana: o clipe foi filmado por um drone!

Panic Station – Muse (2013)

Com um visual meio anos 80, o clipe foi gravado no restaurante Robot, localizado no distrito de Kabukicho, em Shinjuku, um dos 23 bairros de Tóquio. Com uma pegada divertida, o vídeo da banda MUSE combina figurinos espalhafatosos com uma tecnologia caótica, cores intensas e, no meio de tanta maluquice pelas ruas de Shibuya, até o Godzilla (?) aparece.

Jump – Madonna (2006)

Madonna visitou Tóquio durante a Confessions Tour e saiu de lá com o clipe de “Jump”, quarto single do disco lançado em 2005 pela Rainha do Pop. Lá está ela na frente de sinais de neon, com roupa de couro e uma peruca loura, enquanto dançarinos fazem parkour nas ruas da capital japonesa. As imagens, aliás, mostram muito do distrito de Shinjuku.

Hello Kitty – Avril Lavigne (2014)

O clipe e a música não agradaram a todos, mas tá lá o Japão, sendo representado superficialmente e de forma racista por meio de uma loja de doces em Tóquio, com demasiado abuso nos tons de rosa. De acordo com Avril, em rebate às acusações polêmicas sobre o clipe, o vídeo foi gravado para os fãs japoneses, com uma gravadora japonesa, diretor japonês e coreógrafos japoneses – e, mesmo assim, não é uma das coisas da qual o país pode se gabar, não é verdade? Para quem, acostumado a ver a gatinha sem boca como uma marca mundial, se pergunta a relação entre a música e o cenário, vale lembrar que a Hello Kitty é, originalmente, uma criação da empresa japonesa Sanrio.

MENÇÕES: Stronger”, de Kanye West; “Car Song”, da Elastica; “So Lonely”, da banda The Police; “The Feeling”, de DJ Fresh feat. RaVaughn e “Interlagactic”, do Beastie Boys.

Por Uber7


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque