zoom

Confira o que achamos de “Animais Fantásticos e Onde Habitam”!


A volta ao mundo mágico é bem mais madura e Nova York cai de maneira espetacular como cenário para o primeiro filme da saga de 5 longas

Nova York como cenário da magia

O filme começa com uma série de informativos sobre a atual situação do mundo mágico e informações sobre Grindelwald. A próxima cena já é a chegada de Newt Scamander em Nova York, ele e sua maleta repleta de criaturas fantásticas. Nova York não serve apenas para um cenário no primeiro filme, a cidade é envolvida nas ocorrências mágicas assim como nas no-maj (novo termo para os trouxas).

402

A magia na década de 1920 é evidenciada pelo Congresso Mágico dos Estados Unidos da América (MACUSA), onde Tina (Katherine Waterston) é responsável por fazer a conexão entre os personagens, já que ela é irmã de Queenie (Alison Sudol) e por estar ligada à MACUSA. O ‘infeliz’ incidente envolvendo a maleta de Newt e o sumiço dos animais, além de colocar vidas em risco, coloca toda a comunidade bruxa norte-americana em xeque. Tudo porque o episódio de Salem não foi esquecido, tanto pelos bruxos como pelos trouxas (no-majs, caso já esteja acostumado).

Personagens Marcantes

Um ponto que supera as expectativas são os personagens do filme, que mesmo com os trailers, não davam para serem explorados. Newt chega em Nova York se mostrando um personagem atrapalhado, mas ao mesmo tempo é esperto e totalmente dedicado ao seus animais. Jacob (Dan Fogler) é um no-maj que tem como ambição ter sua própria padaria, ele acaba sendo integrado ao mundo mágico por causa de Newt, e sua confusão com a maleta. Jacob é aquele personagem que muitos vão se identificar e que acaba sendo querido nas telinhas.402

Tina, é uma ambiciosa trabalhadora do Congresso Mágico dos Estados Unidos da América (versão americana do Ministério da Magia), que foi rebaixada de cargo e perde a chance de mostrar suas habilidades, pois defendeu a pessoa errada. Queenie é outra personagem que vai ser querida, mas que merecia mais destaque. Ela é irmã de Tina, e tem a capacidade de ler mentes, e com isso retirar informações dos personagens e garantir algumas cenas engraçadas. Tomara que ela seja mais explorada em algum dos próximos filmes.
Definitivamente, Animais Fantásticos e Onde Habitam é um filme mais maduro sobre o mundo mágico, e nesse sentido é que entra Percival Graves (Colin Farrell), um poderoso auror e braço direito da presidente do Congresso Mágico dos Estados Unidos da América (MACUSA).

Salem e a opressão dos bruxos

“Quando os trouxas se sentem ameaçados eles atacam.”

401

Com a história se aprofundando a cada cena do filme, surge um outro arco envolvendo a opressão de bruxos, e é nesse arco que entra Mary Lou (Samantha Morton), que logo no começo apresenta seus ideais na rua. Ela é líder de um grupo de fanáticos que procura expor e destruir todos os bruxos. Nesse arco que também entra Credence (Ezra Miller), o filho adotivo que sofre com Mary Lou, ele é um personagem bem emblemático.

A maleta de Newt Scamander

É com a direção de David Yates que podemos ver a maleta de Newt nas telas. David não decepciona, assim como o roteiro de J.K que quebra a linearidade perto de momentos com tensão. A maleta de Newt é o local mais mágico de todo o filme, até Jacob pergunta se está sonhando quando entra lá. Lá é o lugar onde ele trabalha e estuda suas criaturas mágicas.

403

Pontos fortes:
É totalmente perceptível a evolução nos efeitos especiais do primeiro filme de Harry Potter (2001) para Animais Fantásticos.

O quarteto principal do filme (Newt, Tina, Queenie e Jacob) não decepciona, e logo a partir do primeiro filme já vai ter um espaço guardado no coração dos fãs de Harry Potter.

O roteiro, direção, fotografia e a perfeição nos detalhes são incríveis, e permitem uma volta ainda mais espetacular ao mundo mágico.

Pontos fracos:
Algo que decepcionou um pouco foi a participação de Johnny Depp, que mesmo sendo divulgava como especial, foi realmente bem curta e que fica impossível julgar sua participação.

Realmente não dá para destacar pontos fracos do filme, já que a saga será como Harry Potter: ou ame, ou odeie. Existem pessoas que simplesmente não conseguem se encantar pelo mundo mágico de J.K Rowling (sim, não dá pra acreditar que alguém consiga odiar o mundo mágico), e simplesmente irão criticar.

404
“Animais Fantásticos e Onde Habitam” é aquele tipo de filme que te prende do começo ao fim, mantendo mistérios que vão seguir durante o longa e continuar pelo resto da saga. É amigos, o mundo mágico criado por J.K Rowling foi ampliado, e mesmo assim, já queremos mais! O longa estreia na quinta-feira (17) nos cinemas. Recomendamos ver em IMAX por causa dos efeitos em 3D, que realmente vale a pena.

Por Balde de Pipoca


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque