press

Série O Globo Dell’Arte Concertos Internacionais 2013


A mais tradicional série de concertos clássicos do Rio de Janeiro comemora seus 20 anos em 2013, trazendo para a cidade nove concertos com alguns dos mais destacados nomes no panorama da música clássica internacional da atualidade

Criada em 1994, a Série O Globo Dell’Arte Concertos Internacionais logo se firmou como o principal evento de música clássica do Rio de Janeiro e um dos principais do país. Durante sua história, mais de 160 artistas – entre os mais destacados no cenário da música clássica mundial – passaram por seus palcos. Em 2013 a Série chega a sua 20ª edição, apostando mais uma vez na mistura entre o ousado e o tradicional: serão nove atrações se apresentando no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro entre abril e outubro, reunindo desde nomes já consagrados no cenário clássico até novas apostas do gênero.

Um dos maiores sucessos dos últimos anos e um dos preferidos do público carioca, o violoncelista norte-americano Yo-Yo Ma, várias vezes vencedor do Grammy, está de volta, para uma apresentação ao lado da pianista britânica Kathryn Stott. Também atendendo  a pedidos, a Série traz outro vencedor do Grammy, o jovem violinista norte-americano Joshua Bell, considerado uma das grandes estrelas da música clássica da atualidade. As apresentações solo terão este ano ainda a presença da pianista venezuelana Gabriela Montero, mundialmente conhecida por seu talento para o improviso. Dois grupos ganham destaque na progamação: o The King´s Singers, um dos conjuntos vocais mais aplaudidos do mundo, e o Quarteto Borodin, aclamado conjunto europeu de música de câmara

A Orchestre Symphonique de Montréal, uma das mais conceituadas da América do Norte, abre a programação do ano, tendo à frente o maestro superstar Kent Nagano, além do pianista ucranianoSerhiy Salov. Outras três orquestras ainda fazem parte da programação da Série em 2013: a Orquestra de Câmara Franz Liszt, tendo como solista o flautista suíço Emmanuel Pahud; a Orquestra do Concertgebouw de Amsterdã, com seu maestro titular e diretor artístico Mariss Jansons, e como solista o pianista russo Denis Matsuev, vencedor do Concurso Internacional Tchaikovsky de Moscou de 1998; e a Orquestra Sinfônica Finlandesa de Lahti, a nova sensação dos países nórdicos, que se apresenta sob a regência do maestro Okko Kamu, tendo como solista a violinista finlandesa Elina Vähälä.

A Série O GLOBO / Dell’Arte Concertos Internacionais 2013, faz parte do Circuito Cultural Bradesco Seguros, que apresenta para o público brasileiro um calendário diversificado de eventos artísticos com espetáculos nacionais e internacionais de grande sucesso, em diferentes áreas culturais como dança, música erudita, artes plásticas, teatro, concertos de música, exposições e grandes musicais.

As atrações do ano

25 de abril
ORCHESTRE SYMPHONIQUE DE MONTRÉAL & KENT NAGANO

Apontada como uma das melhores orquestras do mundo, a OSM teve sempre à frente grandes regentes como Wilfrid Pelletier, seu primeiro diretor artístico, Désiré Defauw, Igor Markevitch, Zubin Mehta, Franz-Paul Decker e Rafael Frühbeck de Burgos. Entre 1977 e 2002 o posto foi ocupado por Charles Dutoit, que desenvolveu um belíssimo trabalho com a OSM, levando-a a uma posição ainda mais proeminente no cenário internacional. Kent Nagano o sucedeu em 2006, e teve recentemente seu contrato renovado até a temporada de 2013-2014. A OSM possui um acervo de cerca de cem gravações para a Decca, EMI, Philips, CBC, Analekta, ECM e Sony, e também para seu próprio selo, o OSM. Conquistou 48 prêmios nacionais e internacionais.

3 de maio
YO-YO MA & KATHRYN STOTT

A carreira do violoncelista Yo-Yo Ma sempre foi marcada pela busca contínua de novos caminhos e por um desejo de renovação artística. Um de seus objetivos é a exploração da música como veículo de comunicação e como ponte para a migração de ideias, através das variadas culturas mundo afora. Artista exclusivo da Sony Classical, Yo-Yo Ma possui uma discografia com mais de 80 álbuns (aí incluídos mais de 15 vencedores do Prêmio Grammy), que refletem seu amplo leque de interesses. O violoncelista recebeu numerosos prêmios, inclusive o Avery Fisher (1978), o Glenn Gould (1999), o Dan David (2006) e o Sonning (2006), além da Medalha Nacional das Artes (2001). Seus instrumentos são um Montagnana de Veneza, de 1733, e o Stradivarius Davidoff de 1712. Yo-Yo Ma virá acompanhado pela pianista Kathryn Stott.

21 de maio
THE KING’S SINGERS

Um dos conjuntos vocais mais famosos do mundo, seus concertos, gravações e obras educacionais ganharam praticamente todos os continentes. Os The King’s Singers se notabilizaram pela divulgação tanto de compositores com prestígio já firmado, quanto de jovens promissores. Sua maneira de cantar é instantaneamente reconhecida pela entonação, pela articulação impecável dos textos e pelos tempos incisivos. Grandes comunicadores, eles também levam ao público as sutilezas do humor tipicamente britânico. A discografia dos The King’s Singers abrange cerca de 150 registros, que lhes valeram uma série quase infindável de prêmios. Além de concertos e gravações, o conjunto está sempre envolvido em numerosos “workshops” e “masterclasses”.

25 de maio
ORQUESTRA DE CÂMARA FRANZ LISZT

Integrado por 16 cordas — expansíveis de acordo com o repertório — o conjunto húngaro foi fundado em 1963 por ex-alunos da Academia de Música Franz Liszt. Desde então vem conquistando uma posição de crescente destaque dentre as principais orquestras de câmara da Europa Central e angariando um público cativo em todo o mundo. Seu primeiro diretor artístico foi Frigyes Sándor, sucedido pelo eminente maestro János Rolla, que até hoje se mantém à frente do conjunto. Seu repertório abrange quase toda a história da música, indo de Monteverdi aos compositores do século XX. Sua imensa lista de gravações para os selos Sony Classical, CBS, Teldec, EMI, Erato, Denon e Hugaroton — mais de 200 no total — contribuiu amplamente para alicerçar o prestígio da orquestra mundo afora. Por três vezes conquistou o Grand Prix da Académie du Disque francesa e recebeu diversos Discos de Ouro na Hungria.

4 de junho
QUARTETO BORODIN

Foi fundado em 1945 por estudantes do Conservatório de Moscou.  Uma das maiores autoridades no domínio da música de câmara, o quarteto é especialmente aclamado por suas interpretações de Beethoven e Shostakovich e executa praticamente todo o repertório para quarteto de cordas. Grandes divulgadores do repertório russo, seus integrantes levaram a todos os continentes a integral dos Quartetos para Cordas de Shostakovich, cuja gravação se tornou parâmetro universal de interpretação da obra do autor. Mais recentemente o Quarteto Borodin vem se notabilizando também como intérprete de um repertório mais abrangente que inclui Schubert, Brahms e Mozart, dentre outros. Expandindo as fronteiras da música de câmara, o conjunto se apresenta frequentemente com outros músicos, como Yuri Bashmet, Elisabeth Leonskaja, Oleg Maisenberg e Christoph Eschenbach.

26 de junho
ORQUESTRA REAL DO CONCERTGEBOUW DE AMSTERDÃ & MARISS JANSONS

Tradição, requinte e arte em sua plenitude. A indiscutível qualidade superlativa do conjunto holandês é parcialmente explicada por seus diretores musicais, apenas seis nos últimos 125 anos, com destaque para os nomes de Willem Mengelberg, Eduard van Beinum, Bernard Haitink e Riccardo Chailly. A Orquestra Real do Concertgebouw de Amsterdã é atualmente dirigida pelo não menos notável Mariss Jansons. O conjunto tem uma longa associação com a gravadora Philips, para a qual gravou inúmeros LPs e CDs que se tornaram clássicos, especialmente sob a regência de Bernard Haitink. Há poucos anos criou seu próprio selo, que vem lançando uma série de gravações ao vivo, realizadas em sua sala principal, mundialmente famosa pela excepcional acústica.

30 de agosto
JOSHUA BELL

Muitos se referem a ele como “o poeta do violino”. Isto se deve não só ao seu virtuosismo na abordagem de todo o repertório clássico, mas também a sua ausência de preconceitos, que o faz abordar todos os gêneros, do clássico ao “crossover”, atingindo um público que ultrapassa as fronteiras estreitas da música erudita e o faz surgir como um astro do violino. Recentemente assumiu o desafio de substituir Sir Neville Marriner à frente da conceituadíssima Academia de St. Martin in the Fields, com quem já gravou as desafiadoras sinfonias números 4 e 7 de Beethoven. É atualmente artista exclusivo da Sony Classical. No total, possui mais de 40 gravações. Com um Grammy na bagagem, Joshua Bell é um colecionador de prêmios. Integra o Conselho de Administração da Filarmônica de New York e o Comitê do Kennedy Center de Washington, D.C. Bell toca o violino Stradivarius Huberman de 1713 e usa um arco francês François Tourte do final do século XVIII.

23 de setembro
GABRIELA MONTERO

Grande improvisadora e tida como uma artista “visionária”, Gabriela Montero vem conquistando o público de todo o mundo com seu carisma peculiar, permitindo-se, inclusive, improvisar sobre melodias fornecidas pela plateia. Natural de Caracas, fez sua primeira apresentação pública com apenas cinco anos. Aos oito estreava como concertista com a Orquestra Juvenil Simón Bolivar e recebia uma bolsa de estudos do governo venezuelano para estudar nos Estados Unidos. Sua arte vem sendo aclamada em apresentações com as principais orquestras dos Estados Unidos e da Europa, tendo se apresentado em Berlim, Frankfurt, Dresden, Hamburgo, Düsseldorf, Zurique, no Kennedy Center e na Biblioteca do Congresso em Washington, D.C., no Centro Nacional de Artes de Ottawa, nos Festivais de Piano do Ruhr, em Salzburgo, Istambul, Ravinia e no “Progetto Martha Argerich” em Lugano, do qual participa todos os anos como convidada.

21 de outubro
ORQUESTRA SINFÔNICA FINLANDESA
DE LAHTI & OKKO KAMU

A Orquestra Sinfônica Finlandesa de Lahti emergiu no panorama internacional nos últimos anos como uma grata surpresa. O conjunto é atualmente dirigido pelo maestro Okko Kamu, uma revelação da regência, e já empreendeu diversas turnês mundiais que o levaram inclusive ao Avery Fisher Hall de New York. Sua interpretação do Kullervo de Sibelius valeu-lhe o prêmio de Melhor Apresentação Clássica, atribuído em 2003 pelos críticos de Tóquio, que a colocaram em 16º lugar dentre as melhores orquestras do mundo. A crescente popularidade do grupo finlandês se deve também as suas muitas gravações, que lhe valeram o Prêmio Gramophone de 1991 e 1996 — o primeiro deles pela Melhor Gravação da versão original do Concerto para violino de Sibelius — o “Grand Prix du Disque” de 1993, o Prêmio Clássico Midem de 2006 e o cobiçado “Diapason d’Or” de 2011, premiação que já havia conquistado em 1991.

Dell’Arte Soluções Culturais

A Dell’Arte Soluções Culturais é uma das maiores empresas do gênero na América Latina, contabilizando mais de 1.500 espetáculos realizados e um público total superior a 3,5 milhões de espectadores, que prestigiaram apresentações memoráveis de artistas de primeira grandeza. Vale destacar nomes como os cantores líricos Luciano Pavarotti, Jessye Norman, Kiri Te Kanawa, José Carreras, Plácido Domingo e Montserrat Caballé; os músicos Lang Lang, Martha Argerich, Evgeny Kissin, Ivo Pogorelich, Mstislav Rostropovich, Itzhak Perlman, Yo-Yo Ma, Astor Piazzolla, Keith Jarrett e Chick Corea; as orquestras Filarmônica de Nova York, Gewandhaus Orchestra, Chicago Symphony Orchestra, St. Petersburg Philharmonic Orchestra e Filarmônica de Viena, sob a batuta dos maestros Daniel Baremboim, Lorin Maazel, Kurt Masur e Sir Simon Rattle; e as companhias de balé Ballet do Teatro Maarinsky (Kirov Ballet), Ballet Bolshoi, New York City Ballet, Ballet da Opera de Paris, Nederlands Dans Theater, Momix Dance Theatre, Pilobolus Dance Theatre, Ballet Antonio Gades, Ballet do Teatro Scala de Milão e Ballet Bejart Lausanne, apenas para citar algumas estrelas de alto quilate que compõem o robusto portfólio da empresa.

Em sua história a Dell’Arte apostou no tripé formado pela excelência da produção executiva a partir da criação de uma infraestrutura própria para cuidar diretamente de todas as etapas; a qualidade artística de suas atrações e ainda o estabelecimento de parcerias sólidas com a iniciativa pública e privada para viabilizar empreendimentos de alto nível. A filosofia da empresa tem ainda como pilares o apoio aos novos talentos, a formação de platéias e a criação de projetos sócio-culturais que permitam o acesso de todos à arte.

A expertise adquirida em três décadas de atividade – em 2012 a Dell’Arte comemorou seus 30 anos de existência, permitiu que a empresa expandisse sua área de atuação para além da produção, oferecendo também planejamento estratégico, consultoria, criação, gestão de projetos, curadoria artística e design, entre outros serviços para eventos corporativos, através de novos departamentos como a Dell’Arte Presto!, que passou a cuidar de todas as etapas do processo, incluindo RSVP, telemarketing, entrega de convites e brindes. A empresa atua também oferecendo suporte para análise de projetos, a partir das leis de incentivo municipal, estadual e federal, até a prestação de contas em âmbito nacional.

Serviço

Série Concertos Internacionais 2013

ASSINATURA
Vendas:
4002-0019
(dias úteis, das 8h às 18h)

http://www.dellarte.com.br/minisites/serie-concertos-2013/

Desconto especial para assinantes da temporada anual

1) Lugar reservado para toda temporada
2) Revista Programa Concertos
3) Convite Vin d’honnour no encerramento Serie
4) Sorteio de 4 assinaturas para a temporada 2014
5) Prioridade na compra de ingressos para outros espetáculos Dell´Arte

Preço:
Plateia e Balcão nobre – R$ 3.700,00
Balcão superior – R$ 1.920,00
Galeria – R$ 920,00

Assinantes 2012, estudantes e maiores de 60 anos (50% de desconto*):
Plateia e Balcão Nobre – R$ 1.850,00
Balcão superior – R$ 960,00
Galeria – R$ 460,00

Promoção novos assinantes (30% de desconto*):
Plateia e Balcão Nobre – R$ 2.590,00
Balcão superior – R$ 1.344,00
Galeria – R$ 644,00

* Não acumulativo

Orchestre Symphonique de Montréal

Dia: 25 de abril de 2013 (quinta-feira)
Hora: 20h30
Local: Theatro Municipal

Vendas: Theatro Municipal
www.ingresso.com
Tel: 4002-0019

Classificação etária: 10 anos

Programa:
Kent Nagano, Regência
Serhiy Salov, Piano

Yo-Yo Ma & Kathryn Stott

Dia: 03 de maio de 2013
Hora: 20h30
Local: Theatro Municipal

Vendas: Theatro Municipal
www.ingresso.com
Tel: 4002-0019

Classificação etária: 10 anos

Programa:
Yo-Yo Ma, Violoncelo
Kathryn Stott, Piano

The King’s Singers

Dia: 21 de maio de 2013 (terça-feira)
Hora: 20h30
Local: Theatro Municipal

Vendas: Theatro Municipal
www.ingresso.com
Tel: 4002-0019

Classificação etária: 10 anos

Orquestra de Câmara Franz Liszt

Dia: 25 de maio de 2013 (sábado)
Hora: 20h30
Local: Theatro Municipal

Vendas: Theatro Municipal
www.ingresso.com
Tel: 4002-0019

Classificação etária: 10 anos

Programa:
Emmanuel Pahud, Flauta

Quarteto Borodin

Dia: 04 de junho de 2013 (terça-feira)
Hora: 20h30
Local: Theatro Municipal

Vendas: Theatro Municipal
www.ingresso.com
Tel: 4002-0019

Classificação etária: 10 anos

Orquestra Real do Concertgebouw de Amsterdã

Dia: 26 de junho de 2013 (quarta-feira)
Hora: 20h30
Local: Theatro Municipal

Vendas: Theatro Municipal
www.ingresso.com
Tel: 4002-0019

Classificação etária: 10 anos

Programa:
Mariss Jansons, Regência
Denis Matsuev, Piano

Joshua Bell

Dia: 30 de agosto de 2013 (sexta-feira)
Hora: 20h30
Local: Theatro Municipal

Vendas:: Theatro Municipal
www.ingresso.com
Tel: 4002-0019

Classificação etária: 10 anos

Programa:
Joshua Bell, Violino
Alessio Bax, piano

Gabriela Montero

Dia: 23 de setembro de 2013 (segunda-feira)
Hora: 20h30
Local: Theatro Municipal

Vendas: Theatro Municipal
www.ingresso.com
Tel: 4002-0019

Classificação etária: 10 anos

Programa:
Gabriela Montero, Piano

Orquestra Sinfônica Finlandesa de Lahti

Dia: 21 de outubro de 2013 (segunda-feira)
Hora: 20h30
Local: Theatro Municipal

Vendas: Theatro Municipal
www.ingresso.com
Tel: 4002-0019

Classificação etária: 10 anos

Programa:
Okko Kamu, Regência
Elina Vähälä, Violino


A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.


Formulário de credenciamento


Instituição

Editoria

Credenciado 1


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque