press

Cirque Éloize: companhia canadense encerra turnê do espetáculo Cirkopolis em Porto Alegre no dia 29 de setembro


Com mais de 20 anos de história e celebrada como uma das mais inovadoras expressões do circo contemporâneo, o Cirque Éloize iniciou as suas apresentações no Brasil. Após passar por Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Ribeirão Preto, a companhia se despede do Brasil em Porto Alegre, nesta sexta.

 

Cirque Éloize Destaque

Companhia Cirque Éloize chegou ao Brasil neste mês de setembro trazendo, pela primeira vez, Cirkopolis, espetáculo aclamado pela crítica e inédito no país, que mistura circo, música, dança e teatro. Após se apresentar em Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo Ribeirão Preto, a companhia faz a última apresentação no brasil em Porto Alegre, dia 29, no Teatro do Bourbon Country.

O espetáculo é o nono show em turnê da companhia Cirque Éloize e se desenrola no coração de uma cidade aparentemente rígida e imponente, onde engrenagens gigantes e portais escuros simbolizam um mecanismo que esmaga a individualidade. A turnê brasileira do Cirque Éloize é mais uma realização da Gaia Produções Artísticas com produção da Dell’Arte Soluções Culturais.

A turnê tem apresentação da SulAmérica, patrocínio da Accenture, da White Martins e de Furnas. O espetáculo integra o Circuito SulAmérica de Música e Movimento, programa de fomento da seguradora SulAmérica que investe em ações para o desenvolvimento social, cultural e esportivo por meio da arte, música, dança e esportes de participação, trazendo uma agenda diversificada durante o ano todo nas diversas regiões do país.

A montagem de Cirkopolis conta com um palco extremamente criativo, além de uma trilha sonora original e projeções especiais de vídeo. Doze acrobatas e artistas multidisciplinares se rebelam contra a monotonia, se reinventam e desafiam os limites da cidade fabril. Em um mundo onde a fantasia provoca a realidade, o véu do anonimato e da solidão é erguido e substituído por rajadas de cor. Cirkopolis transporta os artistas e espectadores entre sonho e realidade com uma corrente ininterrupta de acrobacias, música, imagens e desenhos altamente gratificantes aos olhos.

Cirkopolis foi idealizado como um meio termo entre imaginação e realidade, entre individualidade e comunidade, entre limites e possibilidades. O espetáculo é conduzido pelo impulso poético da vida, pela destreza física do circo e pelo seu humor, ao mesmo tempo sério e descontraído. Entrar em Cirkopolis tem tudo a ver com se deixar levar e permitir que a esperança te mantenha em cima”, explica o diretor artístico e codiretor de Cirkopolis, Jeannot Painchaud.

Desde que o espetáculo iniciou a sua turnê, em setembro de 2012, ele recebeu avaliações empolgantes do público e da crítica. O New York Times escreveu: “Não há nenhum [espetáculo] mais bonito [que Cirkopolis]”, enquanto o New York Post escreveu: “Extraordinário! Existe o circo e existe o Cirque Éloize. Eles estão em um nível bem acima”. Perez Hilton disse: “Se Christopher Nolan dirigisse um circo, seria o CIRKOPOLIS. Genioso. Sexy. Todos deveriam ver!” e a Montreal Gazette descreveu assim: “Cirkopolis é uma maravilha. Isso já era esperado, já que é uma criação do Cirque Éloize”. Quando o espetáculo visitou a Europa, as avaliações foram igualmente entusiásticas, com o The Stage escrevendo: “Uma produção impressionantemente coerente. Bem mais do que simples entretenimento!” e concluindo: “Eletrizante, dramático, surpreendente e fascinante. Simplesmente um sonho”.

Cirkopolis leva a assinatura do diretor artístico do Cirque Éloize, Jeannot Painchaud, e de Dave St-Pierre, que também é coreógrafo. O espetáculo conta ainda com cenários de Robert Massicotte, música de Stefan Boucher, acrobacias de Krzysztof Soroczynski, figurinos de Liz Vandal, iluminações de Nicolas Descoteaux, vídeo-projeções de Robert Massicotte e Alexis Laurence e maquiagem de Virginie Bachand. Renald Laurin é consultor de dramaturgia, Emmanuel Guillaume, coordenador artístico, e Jonathan St-Onge, o produtor executivo.

A Companhia Cirque Éloize

Com um papel central na renovação das artes circenses, o Cirque Éloize cria espetáculos plenos de mágica e emoção desde 1993. Sempre em busca da perfeição, a companhia é uma das líderes na arte circense contemporânea. Graças ao talento multidisciplinar dos seus artistas, o Cirque Éloize inova através de teatralidade e humanidade, combinando circo com música, dança e teatro de maneira original.

Cirkopolis Cirque Eloize

O nome Éloize significa “carregado de energia”. A expressão vem do dialeto acadiano, falado nas Ilhas Madalena, no estado canadense do Québec, de onde vieram os primeiros integrantes do grupo.

Cirque Éloize possui dez espetáculos próprios e já contabiliza mais de 4 mil apresentações em 440 cidades de mais de 40 países diferentes. A companhia já participou de inúmeros festivais internacionais, além de apresentações na Broadway, em Nova York, e no West End, em Londres. O Cirque Éloize também desenvolve espetáculos especiais para eventos internacionais. Até hoje, mais de 1300 eventos receberam o Cirque Éloize.


Este evento é realizado pela empresa DELL'ARTE SOLUÇÕES CULTURAIS, que responde pela promoção, produção e organização do evento em geral. Qualquer assunto relacionado à venda de ingressos deve ser tratado diretamente com a empresa responsável por sua comercialização.
A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.


Serviço


Porto Alegre 29 de setembro (Teatro do Bourbon Country)

Data:
29 de setembro

Local:
Teatro do Bourbon Country (Bourbon Shopping Country - Av. Túlio de Rose, 80 - Passo d'Areia)

Horário:
21h

Formulário de credenciamento


Instituição

Editoria

Credenciado 1


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque