fan-news

Faixa-a-faixa #4: um pouco de American Idiot


Passada a explosão inicial do show do Green Day, onde a banda navega por trabalhos mais recentes, como 21st Century Breakdown (2009) e Revolution Radio (2016), chega o momento em que os clássicos absolutos do trio dão as caras na apresentação através de uma dose tripla de American Idiot (2004) com: ‘Holiday’, ‘Letterbomb’ e ‘Boulevard of Broken Dreams’.

Na história do Green Day, ‘Holiday’ é o terceiro single do multipremiado álbum American Idiot e, assim como a faixa título do disco, tem uma temática abertamente política e contrária à agenda de guerra e alienação do então presidente dos EUA, George W. Bush, porém, ao vivo, Billie Joe costuma sempre afirmar que a música não é ‘anti-americana, mas, sim, anti-guerra’. A canção chegou ao topo de duas paradas da Billboard norte americana, ‘Mainstream Rock’ e ‘Alternative Songs’ e no Brasil atingiu a posição de número 29 na ABPD.
Uma das mais memoráveis apresentações de ‘Holiday’ ao vivo aconteceu na Alemanha em 2005 durante o evento Live 8, que reuniu centenas de milhares de pessoas na cidade de Berlin. Confira:

Seguindo no setlist temos ‘Letterbomb’. Esta é a primeira música que compõe o show que não foi single, apesar disso é uma das preferidas de muitos fãs, tendo marcado presença na grande maioria dos shows do trio desde 2004, inclusive foi escolhida para ser executada ao vivo na cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame em 2012. Billie Joe, por vezes, utiliza a parada existente no meio desta canção para fazer um discurso pedindo para que todos presentes aproveitem aquele momento, esqueçam seus problemas e divirtam-se, lembrando que aquilo ali não é uma festa, mas sim uma celebração.

Para encerrar a trinca de canções de American Idiot neste momento do show temos ‘Boulevard of Broken Dreams’, segundo single do álbum e vencedora do Grammy de ‘Gravação do Ano’ e do ‘Melhor Clipe de Rock’ no MTV Video Music Awards, ambos em 2006, levando ainda mais 5 prêmios no VMA: ‘Melhor Clipe de Grupo’, ‘Melhor Vídeo de Rock’, ‘Melhor Direção’, ‘Melhor Edição’ e ‘Melhor Fotografia’.

Nas paradas da Billboard ela passou 14 semanas no topo na categoria de ‘Mainstream Rock Tracks’, 16 semanas em ‘Moderns Rock Tracks’, 11 semanas em ‘Adult Top 40’ e 4 semanas em ‘Mainstream Top 40’, sendo a primeira música a chegar ao topo de 4 paradas diferentes ao mesmo tempo. Ainda, a canção chegou ao número 2 na ‘Billboard Hot 100’, uma das mais importantes listas de música no mundo, tornando-se o maior sucesso do Green Day nos Estados Unidos. No Brasil a canção chegou ao número 3 da ABPD. ‘Boulevard’, é o nono single com maior vendagem na primeira década do ano 2000, com mais de 5 milhões de cópias no mundo. Clássico absoluto.

A Green Day Brasil em parceria com a Warning Music Legends preparou especialmente para os fãs uma playlist completa com as prováveis canções que ouviremos nos shows no Brasil. Acesse, se inscreva, aumente o volume e curta muito!

Por Green Day Brasil


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque