press

THE ART OF THE BRICK®: Exposição única na história da arte mundial está em cartaz no Rio de Janeiro até 5 de fevereiro


Sucesso internacional das artes plásticas, a mostra, que revisita ícones da arte e da cultura pop em esculturas sensacionais feitas de blocos LEGO®, passou por São Paulo, entre agosto e outubro, onde foi vista por mais de 180 mil pessoas, está em cartaz no Rio de Janeiro, no Museu Histórico Nacional

Devido ao grande sucesso, a exposição ganha mais tempo no Rio de Janeiro – agora o público poderá visitá-la até o dia 5 de fevereiro

 

taotb-destaque-rio

The Art of the Brick® é uma exposição única no mundo, com oitenta e três esculturas impressionantes em um novo gênero: obras de arte excepcionais, em ambientes simplesmente de tirar o fôlego, criadas com mais de um milhão de blocos LEGO®.

Sejam reais ou imaginários, os personagens e objetos criados pelo artista Nathan Sawaya são surpreendentes e deixam os visitantes completamente sem palavras. Esta exposição itinerante é uma das mais extraordinárias e inovadoras das últimas décadas, impactando pessoas de todas as idades.

Depois de ser vista por mais de 180 mil pessoas em São Paulo, na OCA – Museu da Cidade de São Paulo, entre agosto e outubro, a exposição está em cartaz no Rio de Janeiro, desde o dia 17 de novembro. The Art of the Brick pode ser vista no Museu Histórico Nacional, no centro da cidade maravilhosa, e sua permanência foi prorrogada – agora o público tem até o dia 5 de fevereiro para assistí-la.

Confira em “Serviço”, no final deste texto, as informações completas sobre a mostra e valores.

The Art of the Brick também conta com um aplicativo sobre a exposição. Nele, você encontra um audioguide da exibição com diversas informações sobre as obras de Nathan Sawaya, além de ser possível interagir com a exposição. O App já está disponível para sistemas Android e IOS, da Apple.

taotb-app

A Exposição

the-art-of-the-brick-credito-divulgacao

The Art of the Brick® foi lançada em abril de 2007 na cidade norte-americana de Lancaster, na Pensilvânia. Desde então, a exposição já ocupou mais de 80 museus e espaços nas principais cidades norte-americanas, e também foi vista em países como Bélgica, Holanda, Irlanda, China, Israel, Singapura, França, África do Sul, Austrália, Suíça e Espanha, visitada por mais de dez milhões de pessoas e celebrada pela imprensa de todo o mundo com adjetivos como “notável” e “contagiante”. “Não perca”, sentenciou o New York Post em sua resenha, por ocasião do lançamento da exposição em Nova York.

Criada pelo artista plástico norte-americano Nathan Sawaya, celebrada pela CNN norte-americana como “obrigatória” (“Oneofthe Top 10 Must See Global Exhibitions”), a exposição chega ao Brasil em uma realização da Ring Empreendimentos Culturais, apresentada pela Brasilprev e Ministério da Cultura com apoio da Multiplus e como fornecedor oficial Hospital Sancta Maggiore.

O acesso à arte e à cultura são formas primordiais de gerar valor para a sociedade. Por isso, a Brasilprev apoia iniciativas como essa, que representam uma oportunidade de acesso das famílias brasileiras a obras mundialmente reconhecidas, organizadas em uma exposição inédita em território nacional. diz Cinthia Spanó, gerente de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da Brasilprev.

Entre as mais impressionantes e inesperadas criações em 3D, The Art of the Brick® apresenta reconstruções  de obras de arte universalmente conhecidas, como “O Pensador”, de Rodin, a “Vênus de Milo”, “O Grito”, de Edvard Munch – em que as mãos e cabeça explodem para uma terceira dimensão – e “O Beijo”, de Gustav Klimt.

Em outras áreas da exposição, o visitante encontra-se cara a cara com um Buda ou esculturas enormes, como o impressionante esqueleto de T-Rex de 6 metros de comprimento feito com 80.020 blocos. Outros trabalhos são novas criações da imaginação do artista, como uma nadadora azul ou um homem amarelo que abre o peito para revelar um tesouro de tijolos LEGO®, além de figuras humanas e outras esculturas surpreendentes.

Pela primeira vez na América Latina, a exposição no Brasil será montada em um espaço de 1 771 m² e apresentará mais de 80 obras que reúnem ao todo mais de um milhão de pequenas e coloridas peças do brinquedo, em criações inspiradas e surpreendentes. Nunca antes vistas dessa forma, as pequeninas peças coloridas se convertem em obras de arte através da devoção de Sawaya à escala e à cor.

Como parte da exposição, uma área para brincar e construir peças com os tijolos coloridos será montada, onde crianças grandes e pequenas poderão participar de atividades lúdicas com recreadores.

 “Eu uso esses brinquedos como meio, porque gosto de ver a reação das pessoas à arte criada a partir de algo com o qual estão familiarizados. Todo mundo pode relacionar-se com isso, uma vez que é um brinquedo que muitas crianças têm em casa e com o qual os adultos têm uma ligação sentimental. Também me seduz o aspecto clean desse material, os ângulos retos, as linhas distintas. Como tantas outras coisas na vida, é uma questão de perspectiva. De perto, a forma do bloco é distinta. Mas, de longe, esses ângulos retos e linhas fixas podem mudar para curvas”, explica Sawaya.

Nathan Sawaya – The Brick Artist®

The Art of the Brick - Credito Divulgacao (25)

Natural da cidade norte-americana de Colville, no estado de Washington, Nathan Sawaya hoje é um artista premiado, que divide seu tempo entre os estúdios que possui nas cidades de Nova York e Los Angeles. Formado em Direito, tendo atuado como advogado corporativo, ele descobriu os tijolinhos de brinquedo como forma de arte em 2002, desenvolvendo desde então um trabalho divertido, mas extremamente meticuloso, uma arte que joga com material, cor, movimento, luz e perspectiva. Recebeu inúmeros prêmios e honrarias, que reconhecem seu trabalho como uma nova dimensão da Pop Art e do Surrealismo, como o UniqueAwards em 2011, que reconhece artistas únicos com um trabalho não tradicional.

Incluído em uma lista da Forbes, Sawaya começou a trabalhar com as peças de brinquedo para aliviar o stress de ser advogado corporativo em Manhattan. Construiu esculturas de todos os tipos, incluindo um autorretrato, e viu sua popularidade crescer rapidamente. Desde então, tem sido destaque em alguns dos principais talk shows e programas de notícias nos Estados Unidos, incluindo o The Today Show, o Late Night with David Letterman, o The Colbert Report e o CBS SundayMorning.

Sawaya já expôs nas principais galerias do mundo, incluindo a Time Warner Centre em Nova York, o ArtandCulture Centre em Hollywood e a Spot Gallery em Paris. Sawaya é tão apaixonado por sua arte que tem uma tatuagem do brinquedo em seu pulso esquerdo. O artista lançou ainda dois livros best-sellers e é constantemente convidado para palestras, além de ser um dos nomes mais pesquisados no Google Zeitgeists.

Nathan Sawaya (www.nathansawaya.com)
Website: www.brickartist.com
Twitter/NathanSawaya

Site Brasil: expo-theartofthebrick.com.br
Facebook: theartofthebrickbrasil/
Instagram:theartofthebrickbrasil/

TheArtBrick Logo PMS 2

Sobre a Brasilprev

Com 22 anos de atuação, a Brasilprev Seguros e Previdência S.A tem como acionistas a BB Seguridade Participações, braço de seguros, capitalização e previdência privada do Banco do Brasil, maior banco do país, e o Principal Financial Group, uma das principais instituições financeiras dos Estados Unidos. A companhia é uma das maiores empresas de previdência complementar aberta no Brasil, com R$ 154,6 bilhões em ativos sob gestão e uma carteira de mais de 1,90 milhão de clientes.

Especializada no setor, com produtos acessíveis e serviços diferenciados, é líder em captação líquida de todo o segmento de previdência privada aberta, com 56,1% de participação. No fechamento do ano de 2015 obteve lucro líquido ajustado, que exclui efeitos considerados extraordinários, de R$ 885,1 milhões.

Sua estratégia de vendas é focada em seu principal canal de comercialização: a rede de agências do Banco do Brasil.

Sobre a Multiplus

A Multiplus (BM&FBOVESPA: MPLU3) é uma rede de fidelidade composta por diversas empresas e programas de fidelidade. Criada em junho de 2009 como uma unidade de negócios do Grupo TAM, em outubro de 2009, foi constituída legalmente como uma operação independente e, em fevereiro de 2010, passou a ser listada na BM&FBOVESPA (MPLU3). Hoje, a Multiplus é uma empresa controlada pela TAM S.A., que detém 72,74% de suas ações.

Ao conectar diferentes empresas e programas de fidelização, a Multiplus permite aos seus participantes acumularem e resgatarem pontos em várias empresas de diferentes segmentos. Atualmente a rede é composta por 316 parceiros e reúne 14,7 milhões de participantes, que podem ganhar pontos Multiplus direta ou indiretamente (por meio da transferência do programa de um parceiro) em mais de 13 mil estabelecimentos comerciais. Além disso, é possível resgatar pontos por mais de 550 mil opções de produtos e serviços dos principais varejistas e marcas do mercado brasileiro, além de passagens aéreas para 1000 destinos em 150 países em que a LATAM e as companhias aéreas membro da oneworld voam.

As parcerias estratégicas da Multiplus incluem grandes empresas como a LATAM, LATAM Travel, Pontofrio.com, Ipiranga, Netshoes, Dafiti, Accor, TripAdvisor, Booking.com, PBKIDS, Editora Abril, Samsung, Swarovski, AtlanticaHotels, Smart Fit, Even, Easy Taxi, GPA, Vivo, entre outros.


Este evento é realizado pela empresa Ring Empreendimentos Culturais, que responde pela promoção, produção e organização do evento em geral. Qualquer assunto relacionado à venda de ingressos deve ser tratado diretamente com a empresa responsável por sua comercialização.
A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.


Serviço


Rio de Janeiro 17 de novembro (Museu Histórico Nacional)

Data:
17 de novembro

Local:
Museu Histórico Nacional (Praça Mal. Âncora, s/n - Centro)

Horário:
Terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h30 / Sábados, Domingos e Feriados, das 10h00 às 17h00 (Fechado às 2ª feiras)

Duração:
De 17 de novembro a 5 de fevereiro

Classificação:
Livre

Mais informações:

ATENÇÃO!

Nos dias 24, 25, 26, 31 de dezembro e dias 1 e 2 de janeiro, o Museu Histórico Nacional estará fechado!

A partir de 17 de novembro, vendas pela internet e na bilheteria do Museu Histórico Nacional (Praça Marechal Âncora, s/nº)

Bilheteria do Museu:
Terça a domingo, das 10h00 às 17h00.
Sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 16h30.

Canais de venda digitais:

Site vendas: www.ingresse.com
Site Brasil: expo-theartofthebrick.com.br
Facebook: facebook/theartofthebrickbrasil
Instagram: instagram/theartofthebrickbrasil

Ingressos:

R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)

Quem tem direito à meia-entrada:

  • Idosos com idade superior a 60 (sessenta) anos têm direito a meia-entrada. Para comprovação, basta apresentar o documento de identidade;
  • Pessoas com necessidades especiais e um acompanhante, tem direito a meia-entrada. O documento exigido no local de realização do evento para pessoas com necessidades especiais, será:  a) O cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da pessoa com deficiência, ou;
    b) Documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013
    c) O documento do beneficiado, sempre deverá ser acompanhado do documento de identificação com foto expedido por órgão público e válido em todo o território nacional.
  • Acompanhante: também tem direito ao benefício da meia-entrada (somente um acompanhante por pessoa com necessidade especial);
  • Jovens com com idade entre 15 e 29 anos que pertencem à famílias de baixa renda (até dois salários mínimos/mes) , inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico;
  • Estudantes de escolas públicas ou privadas de todos os níveis, mediante apresentação de carteira de identidade com data de validade até o dia 31 de março do ano subsequente ao de sua expedição
  • Menores de 21 anos mediante apresentação de documento válido com foto.

Quem tem direito à gratuidade

  • Crianças até 2 anos de idade;
  • Guia de Turismo*;
  • Professor da rede pública estadual e municipal e de escolas particulares * (apresentar documento de identidade oficial com foto e carteira funcional da Secretaria de Educação ou Holerite que comprove a condição.).

* Têm entrada franca em todos os dias e horários respeitando-se o limite de visitantes na exposição no momento.

Formulário de credenciamento


Instituição

Editoria

Credenciado 1


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque