zoom

Shakira fala sobre divórcio com Piqué pela primeira vez: “Há um lugar reservado no inferno para mulheres que não apoiam umas às outras”


Shakira concedeu a entrevista para o canal mexicano Las Estrellas

Na primeira entrevista que concedeu após seu divórcio e o impacto causado pela “Music Session #53“, com Bizarrap, Shakira falou à TV mexicana nesta segunda (27).

A cantora comentou que vê seu trabalho como uma espécie de porta-voz para pessoas que não têm o mesmo alcance ao se expressar.

“Eu acho que a arte tem uma função, inclusive de incomodar, mas, sobretudo, de representar particularidades. Acho que por trás das minhas músicas sempre senti que posso e tenho o dever de usar minha voz para aqueles que não podem falar. Me dei conta de que as mulheres estão em um momento chave para a sociedade, o apoio que podemos receber umas das outras é muito relevante, é importante. Como dizia Madeleine Albright, secretária de estado norte-americana: ‘Há um lugar reservado no inferno para aquelas mulheres que não apoiam umas às outras’. Estou totalmente de acordo com ela”.

Uma das músicas mais tocadas no mundo nos últimos meses, a “Bzrp Music Session #53” concorre com estrelas da música pop norte-americana, como Miley Cyrus e SZA. A colaboração foi uma sugestão do filho mais velho, Milan, a novidade levantou diferentes debates, entre eles o fato de que a cantora estaria expondo as crianças a um circo midiático ou mesmo traindo o movimento feminista ao atacar outra mulher, no caso a atual companheira de seu ex-marido, ambos citados na letra.

Shakira afirmou ver a si mesma no “olho do furacão” e admitiu uma mudança na forma com que idealizou os próprios sonhos. Ela também disse ter sido emocionalmente dependente de seus antigos companheiros – algo que mudou a partir de seu reencontro com a música.

“Acho que eu também comprava essa história de que uma mulher precisa de um homem para se sentir completa, ou de uma família. Também tive esse sonho [de ter], uma família em que os filhos pudessem contar com um pai e uma mãe sob o mesmo teto. Nem todos os sonhos na vida se cumprem, mas ela encontra formas de te compensar. Comigo ela o fez em abundância por meio desses dois meninos estupendos [os filhos Milan e Sasha], maravilhosos e que me enchem de amor a cada dia. Eu dei de cara com essa fábula que diz que a mulher precisa de um parceiro… sempre fui dependente, emocionalmente, dos homens. Confessar isso é… [risos]. Sempre fui apaixonada pelo amor, e essa história de alguma forma me levou a entender as coisas de outra perspectiva, sentir que sou autossuficiente. Uma mulher que tem que enfrentar os embates da vida sai fortalecida, e, quando sai fortalecida, é porque aprendeu a conhecer suas próprias debilidades, a aceitar suas vulnerabilidades, a expressar o que se sente, a dor. Li que o contrário da depressão é a expressão. Sinto que sou suficiente, coisa que jamais pensei que poderia acontecer”.

A cantora falou ainda sobre o sucesso e o apoio dos fâs após tornar públicos os problemas pessoais que  vinha enfrentando no casamento.

“Agora, paradoxalmente, me sinto completa. Sinto que dependo de mim mesma e tenho duas crianças que dependem de mim, então tenho que me manter mais firme do que uma leoa. Essa fortaleza, para que seja verdadeira e não uma fachada, tem que ser uma fortaleza que é resultado da experiência do luto, de sua aceitação, da tolerância à frustração. (…) Tem sido um momento de honestidade brutal tanto da minha parte, quanto do meu público comigo. Descobri verdadeiros amigos, descobri com quem podia ou não contar. E a amizade não é um fenômeno individual, entre duas pessoas. Ela pode envolver também centenas delas. Me senti apoiada de uma forma que jamais esperei. Foram eles que me ajudaram a me levantar, eu estive um bom tempo no chão. Me deram a força e o discernimento de dizer ‘Bem, estou pronta para o próximo round’. Que venha a vida e me diga quem mais tenho que enfrentar”.

Shakira e Piqué anunciaram o fim do relacionamento em junho de 2022, mas o divórcio foi arrastado para novembro devido conflitos na guarda dos filhos. O jogador desejava a permanência deles em Barcelona, enquanto a cantora queria levá-los para Miami. De acordo com o jornal La Vanguardia, eles se mudaram com a mãe para os Estados Unidos.

 


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque