zoom

6 filmes em que os personagens masculinos serão substituídos por mulheres


As mulheres representam apenas 30% dos personagens no cinema. Contudo, há uma nova tendência que começa a mudar esse jogo: é o gender swap, uma troca de gênero nos papéis.

Em agosto deste ano, foi revelado, através de um estudo, que mulheres representam apenas 30% dos personagens em filmes. Este percentual fica ainda menor quando é levado em conta a raça, idade ou a orientação sexual das atrizes, o que tem levado diversas artistas de Hollywood a protestar contra o machismo da indústria cinematográfica.

Elas pedem não somente uma representação melhor do que é ser mulher, como também papéis diversificados, que em geral ficam com seus colegas homens. Uma tendência que tem acontecido nas telonas é uma troca de gênero dos personagens – o chamado gender swap -, que ocorre quando o papel foi escrito originalmente para um homem ou o papel era interpretado por um ator, e então é entregue a uma atriz.

Um exemplo dessa prática foi aos cinemas americanos recentemente. Em “Our Brand Is Crisis”, Sandra Bullock deu vida à consultora política Jane Bodine, cujo personagem foi baseado na história real de James Carville, estrategista da campanha de Gonzalo Sánchez de Lozada, candidato à presidência da Bolívia, nas eleições de 2002. O papel era de George Clooney, mas foi parar nos braços de Sandra posteriormente.

“Olhos da Justiça”, estrelado por Julia Roberts, é outro exemplo de gender swap nos cinemas. O longa é uma adaptação do livro “La Pregunta de Sus Ojos”, escrito pelo argentino Eduardo Sacheri e que já havia sido transformado em filme em 2009. Na história original, o papel de Julia é do ator Ricardo Darin, que vive um aposentado oficial de justiça. Na versão americana, a personagem é uma investigadora do FBI, cuja filha é misteriosamente assassinada.

Nos próximos anos, outras produções darão continuidade a essa tendência positiva. Confira abaixo alguns deles:

“Onze Homens e Um Segredo”:

Sandra Bullock arrives at the 19th annual Critics' Choice Movie Awards at the Barker Hangar on Thursday, Jan. 16, 2014, in Santa Monica, Calif. (Photo by Jordan Strauss/Invision/AP)

Foi revelado no final de outubro de que um novo filme da franquia “Onze Homens e Um Segredo” chegará aos cinemas, mas desta vez todo protagonizado por mulheres! Sandra Bullock é o primeiro nome confirmado para a produção, que terá Gary Ross (“Jogos Vorazes”) como diretor. Ainda não se sabe o nome das outras atrizes que estarão no filme, mas a gente pode fazer nossas apostas, né? Quem você gostaria de ver nesse grupo de golpistas?

“As Caça-Fantasmas”:

ghostbusters-2016

“As Caça-Fantasmas” vêm aí! Melissa McCarthy, Kristen Wiig, Kate McKinnon e Leslie Jones estão à frente desse reboot, que chega aos cinemas no ano que vem. Para quem não conhece, a franquia teve início na década de 80 e era protagonizada pelos atores Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis e Ernie Hudson. Em 2016, o quarteto será todo de mulheres, o que não agradou todo mundo, somente pelo fato de que são mulheres, o que fez o diretor do longa, Paul Feig, defender o projeto. “Em que anos estamos? Ah, verdade, é 2015. Isso ainda acontece? Sério?”

“MIB – Homens de Preto”:

MIB-homens-preto

“MIB – Homens de Preto” agora terá uma mulher de preto. A informação foi confirmada pela produtora dos três primeiros filmes da franquia, Laurie MacDonald ao site Newsbeat. “Haverá uma proeminente ‘mulher de preto’ no quarto filme”, ela afirmou. Embora não se saiba ainda qual papel ela ocupará no longa, será uma importante adição à agência que combate as terríveis forças alienígenas.

“Matador de Aluguel”:

ronda-matador-de-aluguel

A lutador Ronda Rousey será a estrela da refilmagem de “Matador de Aluguel”, cujo protagonista era o ator Patrick Swayze. No longa, ele era Dalton, um segurança de um bar, que precisa salvar a cidade onde mora de um empresário. Ronda comemorou no Twitter o papel escrevendo: “É uma grande honra fazer esse papel, celebrando a vida do homem que inspirou tantas pessoas. Eu não poderia ficar mais grata por ter essa oportunidade para prestar meus respeitos ao amado Patrick Swayze. Prometo trabalhar incessantemente para garantir que esse projeto seja um tributo para que a família e seus fãs possam se orgulhar.”

“The Grey Man”:

"Mad Max: Fury Road" Premiere - The 68th Annual Cannes Film Festival

Charlize Theron é outra atriz a conseguir um papel originalmente feito para um homem. No caso, o personagem era de Brad Pitt. Ela estrelará no filme “The Gray Man”, um thriller sobre uma ex-agente da CIA, que se torna uma assassina, de acordo com informações do The Guardian.

“Doutor Estranho”:

gender-swap-filmes

Tilda Swinton será o “Ancião” no próximo filme da Marvel, o “Doutor Estranho”. O personagem é um homem que ensina ao protagonista (Benedict Cumberbatch) as artes místicas. “A ideia de interpretar o Ancião é encantadora demais. Não posso dizer não para isso”, contou Swinton.

*Por Artur Francischi do Prosa Livre


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque