press

Festival PIANO PARA TODOS apresenta Ivan Lins em show gratuito, comemorando 80 anos, no Parque Garota de Ipanema


O festival retorna este ano ao palco sustentável doado à cidade na edição de 2024, com dois dias de programação gratuita, em 16 de agosto e 29 de novembro, reunindo grandes nomes da música brasileira

Com apresentações que também acontecerão na Estação Carioca do MetrôRio, o festival este ano amplia sua presença na cidade e aproxima a música do cotidiano dos cariocas

Tendo sempre o piano como elemento principal, o Festival PIANO PARA TODOS chega à segunda edição reafirmando seu compromisso com o acesso gratuito à música de qualidade em espaços públicos. Pensado como uma experiência para todas as idades, o festival combina atrações para o público infantil e adulto, reunindo repertórios que transitam entre o clássico, o jazz, a música brasileira e a contemporaneidade.

A programação principal acontecerá nos dias 16 de agosto e 29 de novembro, no palco sustentável inaugurado no ano passado no Parque Garota de Ipanema — estrutura que permanece como legado cultural e arquitetônico para a cidade.

Este ano, o presente do festival para o público carioca e o grande destaque da programação será Ivan Lins, em um show mais do que especial, comemorando 80 anos de vida e 55 anos de carreira.

“Para mim, é uma honra participar do Piano para Todos, um festival ao ar livre que celebra o melhor da nossa música. E o mais bacana é ter o piano como protagonista, esse instrumento tão importante na minha formação musical e na minha trajetória. O show em Ipanema será um encontro afetivo com o público. Vou relembrar os grandes clássicos dos meus 55 anos de carreira”, pontua Ivan Lins.

O músico também relembra como foi seu primeiro contato marcante com o instrumento:

Minha relação com o piano começou de verdade em 1963, quando ouvi Luiz Eça, do Tamba Trio, tocando. Aquilo me impactou tanto que, aos 18 anos, decidi aprender o instrumento por conta própria, de ouvido mesmo. Ele foi meu primeiro mestre, e depois vieram outros que também me marcaram muito, como João Donato, Bill Evans e Cesar Camargo Mariano”, conta Ivan

O festival também integra a programação oficial do projeto Rio Cidade Livro, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, em celebração ao título de Capital Mundial do Livro 2025 concedido ao Rio de Janeiro pela UNESCO.

O Festival Piano para Todos 2025 é apresentado pelo Ministério da Cultura e pela SH Fôrmas, Andaimes e Escoramentos, com o apoio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais. O projeto é uma realização da Dellarte, do Ministério da Cultura e do Governo Federal – União e Reconstrução, com apoio do MetrôRio, apoio institucional da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Subprefeitura da Zona Sul, além de parceria de mídia do jornal O Globo. A produção é da Dellarte, com realização da Gaia.

Programação no Parque Garota de Ipanema reúne grandes nomes da música brasileira

No sábado, 16 de agosto, o público poderá conferir desde a atração infantil do grupo Macaco Prego — que apresenta um espetáculo com contações de histórias e intervenções literárias — até encontros instrumentais de peso.

O show “Lembrando Garoto” reúne Cristóvão Bastos, Romero Lubambo e Mauro Senise, três grandes nomes da música brasileira que revisitam a obra de Garoto com a sofisticação e lirismo que marcam suas trajetórias.

Já o Trio LiberTango, formado por Marcelo Caldi, Alexandre Caldi e Estela Caldi, apresenta repertório vibrante com influências do tango, do jazz e da música latino-americana.

Para encerrar a noite, Ivan Lins se apresenta em um espetáculo único no Parque Garota de Ipanema, marcando a celebração de seus 80 anos e 55 anos de carreira. Acompanhado por Teo Lima (bateria), Marcelo Martins (saxofone e flauta), Nema Antunes (baixo), Marco Brito (teclados) e Fernanda Monteiro (guitarra), Ivan desfila sucessos como “Madalena”, “Somos Todos Iguais Esta Noite”, “Vitoriosa”, “Iluminados” e “Lembra de Mim”, entre outros.

No dia 29 de novembro, a programação também começa com o espetáculo do Macaco Prego, reforçando a proposta do festival de oferecer atrações para todas as idades. Em seguida, o pianista Tibí leva ao palco seu repertório autoral, com forte inspiração no cinema, no jazz e na música brasileira contemporânea. Já Amaro Freitas, um dos mais aclamados pianistas da nova geração, encerra a noite com sua fusão inovadora de jazz, improvisação e ritmos afro-brasileiros. Mais uma atração também será anunciada em breve para essa data.

Intervenções musicais no metrô ampliam a experiência do festival em 2025

A edição 2025 também irá ocupar o espaço urbano, com ações musicais que antecedem a programação principal, e que acontecerão na Estação Carioca do MetrôRio. Nos dias 12 e 13 de agosto, das 17h às 20h, o público que passa pelo local será surpreendido por intervenções pianísticas ao vivo, em sintonia com o espírito democrático e acessível que guia o projeto.

No dia 12, se apresentam o violoncelista Vinicius Nascimento e o pianista Pablo Panaro, com obras de Villa-Lobos, Brahms, Piazzolla e Beethoven; o Duo Barrenechea, formado por Sérgio (flauta) e Lúcia Barrenechea (piano), com música brasileira erudita e popular; o pianista Chrystian dos Santos, jovem talento de 18 anos que veio ano passado pela primeira vez ao Rio assistir o Festival e volta para tocar para o público; e o grupo Jazz +3, com Pascoal Meirelles (bateria), Cláudio Dauelsberg (piano) e Ney Conceição (contrabaixo), que celebram a música instrumental brasileira com obras de Pixinguinha, Tom Jobim e João Bosco.

No dia 13, Ale Albuquerque (piano) e Vinicius Nascimento (violoncelo) misturam o clássico com o popular com obras de Rachmaninoff, Ravel, Villa-Lobos e Milton Nascimento; o Universo Duo, de Thomas Lenny (piano) e Cacá Guifer, traz obras de Hermeto Pascoal e Itiberê Zwarg; o pianista e compositor Chico Lira apresenta música instrumental brasileira; e o Victor Camelo Trio revisita clássicos do samba-jazz e outros ritmos nacionais.

A programação do dia 29 de novembro será divulgada posteriormente.

Sobre Ivan Lins

Ivan Lins é um dos grandes nomes da música brasileira. Compositor, cantor e pianista, acumula dez indicações ao Grammy e foi o primeiro artista de língua portuguesa a conquistar o Grammy Latino de Melhor Álbum do Ano, em 2005.

Autor de clássicos como “Madalena”, “Começar de Novo” e “Lembra de Mim”, Ivan construiu um repertório que combina sofisticação harmônica, lirismo e uma conexão única com temas humanos. Sua música atravessa gerações e transita por estilos que incluem samba, MPB, jazz e forró.

Sua obra já foi interpretada por artistas como Elis Regina, Gal Costa, Simone, Nana Caymmi, George Benson, Sting e Barbra Streisand, e ganhou projeção internacional pelas mãos do produtor Quincy Jones. Com mais de 800 canções editadas, Ivan Lins reafirma seu lugar como um dos artistas mais influentes da música brasileira.

FESTIVAL PIANO PARA TODOS 2025

Apresentado por: Ministério da Cultura e SH Fôrmas, Andaimes e Escoramentos
Apoio: MetrôRio
Apoio Institucional: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Subprefeitura da Zona Sul
Parceiro de Mídia: O Globo
Produção: Dellarte
Realização: Gaia, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução


Datas:
Festival no Parque Garota de Ipanema:

16 de agosto de 2025 (sábado), a partir das 15h:
15h: Macaco Prego
17h: Lembrando Garoto
18h: Trio LiberTango
19h: Ivan Lins

29 de novembro de 2025 (sábado), a partir das 15h

Ações na Estação Metrô Carioca:
12 e 13 de agosto de 2025 (terça e quarta), das 17h às 20h

Entrada: Gratuita
Classificação Etária: Livre

Para mais informações:
Instagram: @festivalpianoparatodos, @dellartesolucoes
Facebook: /DellarteSolucoes

Sobre a SH Fôrmas, Andaimes e Escoramentos

Com 56 anos de mercado, a SH é uma empresa brasileira de engenharia especializada no fornecimento de fôrmas, andaimes, escoramentos e soluções para a construção civil.

Presente em 11 unidades no Brasil e uma no Paraguai, a SH investe em sustentabilidade, inovação e no legado social de seus projetos — como o palco permanente do Festival PIANO PARA TODOS, doado à cidade do Rio de Janeiro.

Sobre a Dellarte

Uma das maiores produtoras de soluções e eventos culturais do país, atuando na área da música clássica, jazz e artes performáticas há 40 anos, a Dellarte já realizou mais de 1.500 apresentações para mais de 3 milhões de pessoas, trazendo para o Brasil o que há de mais emocionante no cenário cultural ao redor do mundo.

John Malkovich, Jessye Norman, Luciano Pavarotti, Plácido Domingo, José Carreras, Montserrat Caballé, Kiri Te Kanawa, Kathleen Battle, Balé do Teatro Bolshoi, New York City Ballet, Balé do Teatro Mariinsky – Kirov, Ballet da Ópera Nacional de Paris, MOMIX Dance Theatre, Martha Argerich e Nelson Freire, Mstislav Rostropovich, Evgeny Kissin, Lang Lang, Yuja Wang, Itzhak Perlman, Joshua Bell, Yo- Yo Ma, City of Birmingham Symphony Orchestra com Sir Simon Rattle, New York Philharmonic com  Kurt Masur, Royal Philharmonic Orchestra, Filarmônica de Viena, Companhia Antonio Gades, Cia Joaquim Cortez, Ballet do Teatro Scala de Milão, Kamasi Washington, Bobby McFerrin, Keith Jarrett, Paco de Lucía e  Chick Corea são alguns dos nomes que já se apresentaram no Brasil pelas mãos da Dellarte.


Formulário de credenciamento


Instituição

Editoria

Credenciado 1


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque

Por favor, anexe uma imagem com 920 pixels de largura e 625 pixels de altura.