Poucas cenas musicais são tão movimentadas quanto o k-pop e os últimos dias provam isso. Os ídolos da música coreana brindaram o público com quase duas dezenas (sim, tudo isso!) de novas músicas e videoclipes. Por isso, reunimos os principais lançamentos para você ficar por dentro do que rola de novidade no mundo do k-pop.
Dentre tantos lançamentos, tivemos novos trabalhos do VIXX e do BTS, além da estreia de Yesung, do Super Junior, e da Eunji, do Apink, em carreira solo. Vem curtir com a gente os novos sons do k-pop:
4minute – “Canvas”
As garotas da 4minute aproveitaram a tecnologia das câmeras que filmam em 360º para gravar seu novo videoclipe. A faixa escolhida foi “Canvas”, extraída do mais recente trabalho do quinteto, Act. 7. No vídeo, a trupe liderada por Jihyun aparece executando a coreografia em um galpão, mesmo local onde gravaram o clipe de “Cold Rain”, lançado no ano passado. E é possível navegar por diversos ângulos durante a execução do vídeo. A 4minute não é o primeiro grupo do k-pop a utilizar da tecnologia das câmeras que fazem vídeos panorâmicos para gravar um videoclipe, os grupos INFINITE e Stellar também já lançaram clipes em que é possível navegar pelos 360º das filmagens.
VIXX – “Dynamite”
Deixando um pouco de lado os conceitos sombrios dos trabalhos que popularizaram o grupo, o VIXX decidiu apostar em uma melodia mais alegre e um visual mais colorido para seu novo trabalho. O septeto lançou o vídeo de “Dynamite”, primeiro single de seu quinto EP, Zelos. O resultado foi um som mais pop e com influências do funk americano. Zelos é o primeiro trabalho da trilogia que o VIXX prometeu para esse ano, inspirada em deuses da mitologia grega. A primeira divindade homenageada foi Zelo, deus da rivalidade e da grandeza.
BTS, “Young Forever”
Um dos grupo mais queridos pelo público brasileiro, o BTS está de volta com o clipe da faixa “Young Forever”. A música é o primeiro single do EP The Most Beautiful Moment In Life Young Forever, trabalho que conclui a trilogia The Most Beautiful Moment in Life, lançada no ano passado pelo grupo. Os primeiros versos de “Young Forever” são cantados em rap até um refrão melodioso que descreve de forma poética os percalços da juventude ao correr atrás de seus sonhos e objetivos.
Lee Hi, “My Star”
A voz potente de Lee Hi está de volta com o single “My Star”. Mais uma vez apostando na moda retrô, a cantora traz influências do doo-wop americano dos anos 1950 e 1960 ao k-pop ao cantar sobre uma paixão doce e inocente. O vídeo segue a mesma temática e mostra Lee Hi com diferentes visuais dos “anos dourados” enquanto estrela cenas divertidas de um encontro romântico.
NCT U, “Without U”
Poucos dias depois de fazer sua estreia com “Seventh Sense”, o grupo NCT U já está com novo clipe, dessa vez da música “Without You”. Diferente da primeira, que apostava em batidas eletrônicas com versos quase falados, em “Without You”, a banda estreante mostra suas habilidades vocais em uma canção mais pop. O NCT U é a nova empreitada da SM Entertainment e o primeiro do ambicioso projeto da empresa de formar um grupo sem número de integrantes definido, que terá unidades em diferentes países.
Block B, “Toy”
O grupo Block B divulgou a aguardada faixa-título de seu novo EP, intitulado Blooming Period. Esse é o primeiro trabalho desde H.E.R, de julho de 2014. Há algumas semanas, o septeto lançou o vídeo de “A Few Years Later” e já deixava pistas de que, nesse novo projeto, investiria em estilos diferentes do hip-hop de seus hits mais conhecidos. O single “Toy”, composto pelo produtor Poptime em parceria com o líder Zico, traz um Block B mais melodioso, navegando pelo R&B e pelo soul.
Park Jinyoung, “Fire” e “Still Alive”
Quem também está de volta ao cenário musical, para temperar ainda mais os lançamentos do mês, é o cantor Park Jinyoung. O manda-chuva da JYP Entertainment, uma das principais empresas de entretenimento da Coreia, recrutou convidados pra lá de especiais para o divertido videoclipe da faixa dançante “Fire”. No vídeo, o músico apresenta o mundo do k-pop para o apresentador americano Conan O’Brien e para o ator coreano Steven Yeun, o Glenn da série “The Walking Dead”. As meninas dos grupos Wonder Girls e Twice também fazem aparições no hilário clipe. Além de “Fire”, o veterano divulgou o videoclipe da faixa “Still Alive”, que mais uma vez apostando no humor, J.Y Park relembra diversos momentos e visuais de seus 24 anos de carreira.
GOT7, “See The Light”
Enquanto seu produtor se dedica a sua própria carreira, os garotos do GOT7, da JYP Entertainment, seguem a todo vapor com a divulgação de seu mais recente EP Flight Log: Departure. Para comemorar os mais de 10 milhões de visualizações no YouTube no videoclipe do single “Fly”, os rapazes lançaram um vídeo para a romântica “See The Light”.
Yesung, “Here I Am”
Uma das principais vozes do Super Junior, o cantor Yesung deu uma pausa nas atividades com o grupo para investir em seu primeiro disco solo. O vocalista lançou o EP Here I Am, que inclui sete faixas inéditas, incluindo a faixa-título e primeiro single do projeto, que foi escrita e composta com a participação de Yesung. Dono de vocais poderosos, Yesung investe no estilo romântico repleto de emoção em “Here I Am”.
Eunji, “Hopefully Sky”
Quem também está apostando pela primeira vez pela carreira solo é Eunji, do Apink. Talentosa vocalista, Eunji é um dos nomes que fazem cair por terra o estereótipo de que ídolos do k-pop são apenas rostinhos bonitos sem grandes habilidades musicais. E o single “Hopefully Sky”, que foi composto e teve arranjo feito pela própria Eunji, é mais uma prova disso. Os vocais de soprano lírico da jovem cantora e a harmônica, tocada pela artista Hareem, resultam em uma balada suave que traz o clima da primavera sul-coreana.
Apink, “The Wave”
Mesmo com as atividades em carreira solo de Eunji, o Apink não deixou seus fãs sem novidades de seus trabalhos em grupo. As garotas lançaram um videoclipe especial para a música “The Wave”. O vídeo foi feito como forma de agradecimento ao apoio dos fãs da banda, que comemora neste mês cinco anos de carreira. O clipe mistura imagens dos shows do grupo com cenas das cantoras enviando mensagens fofas de agradecimento ao seu fã-clube.
JeA, “Bad Girl”
Outra talentosa cantora que está com trabalho novo em carreira solo é JeA, líder do Brown Eyed Girls. No single “Bad Girl”, a artista divide os vocais com Jung Yup, do Brown Eyed Soul, e é acompanhada basicamente de um piano na melodia. Produtora e letrista do grupo, o primeiro trabalho solo de JeA foi Just JeA, de 2013, e desde sua estreia no grupo, a cantora participa frequentemente de trabalhos de outros artistas e trilhas sonoras.
UP10TION, “Attention”
Os rapazes do UP10TION também estão com som novo. O grupo abusou de passos coreografados no videoclipe de seu novo single “Attention”, que integra o EP Spotlight, que traz também outras seis faixas inéditas dos garotos. Esse é o terceiro trabalho do grupo iniciante, que estreou com “Top Secret”, em setembro do ano passado, e lançou “Bravo!”, em novembro do mesmo ano.
History, “Queen”
O grupo History divulgou seu mais novo trabalho, o EP HIM, que trouxe o single “Queen”. Esse é o primeiro trabalho do grupo em quase um ano, que apostou dessa vez em uma faixa mais eletrônica que pouco lembra suas primeiras músicas. Em “Queen”, os rapazes trazem influências do trap com sons de saxofone, acompanhados de passos de dança pra lá de sensuais.
Heechul, Wheein e Jungmo, “Narscissus”
O cantor Heechul, do Super Junior, uniu forças com a cantora Wheein, do MAMAMOO, e o guitarrista Jungmo, do TRAX, em uma inusitada parceria. A faixa é o mais novo lançamento do projeto “Station”, da gravadora SM Entertainment, que consiste no lançamento de uma canção inédita de diferentes vertentes musicais a cada semana durante um ano. A colaboração “Narcissus” é um rock romântico, escrita por Heechul e produzida por Jungmo. A história do clipe também foi ideia do astro do Super Junior, que recrutou a modelo Kim Jinkyung para estrelar o vídeo.
Berry Good, “Angel”
As garotas do Berry Good contaram com o apoio dos fãs em um financiamento coletivo para o lançamento de seu novo trabalho, o EP Very Berry. A meta do crowdfunding organizado pela banda foi alcançada em apenas 10 dias, arrecadando 10 milhões de won coreanos (cerca de R$32 mil) para a produção do disco. No videoclipe do single “Angel”, o quinteto aparece com um visual puro e angelical enquanto executa a coreografia da canção.
Outros grupos já estão com lançamento marcado para a próxima semana, como as garotas do Lovelyz e do Twice e os rapazes do Seventeen, que estão prestes a divulgar seu primeiro álbum completo de estúdio. Enquanto mais novidades não chegam, confira a prévia do vindouro clipe das meninas do Twice:
Por ShaKin’ Pop





























