press

A-Ha Brasil


Uma das maiores bandas pop dos anos 80 e 90, os noruegueses do A-Ha voltaram ao Brasil com a turnê de seu álbum – Analogue – para São Paulo, onde fizeram show no dia 25 de março, no Credicard Hall, e para o Rio de Janeiro, onde se apresentaram no dia 26 de março no Citibank Hall.

Uma das maiores bandas pop dos anos 80 e 90, os noruegueses do A-Ha estão de volta ao Brasil. Eles trazem a turnê de seu mais recente disco – Analogue – para São Paulo, onde fazem show no dia 25 de março, no Credicard Hall, e para o Rio de Janeiro, onde irão se apresentar dia 26 de março no Citibank Hall. Os ingressos para os shows, realizados pela Time 4 Fun, já estão à venda.

O A-Ha – cujo nome vem da expressão Aha! e significa surpresa – foi formado em 1982 e três anos depois já era sucesso em todo o mundo. Mais de duas décadas nos topos das paradas de todo o planeta, eles produziram inúmeros hits, canções como Take On Me, The Sun Always Shines On TV, Cry Wolf, Early Morning, Hunting High And Low, Stay On These Roads,Crying In The Rain e The Living Daylights, que foi tema do filme 007 Marcado para a Morte. Ao todo venderam mais de 30 milhões de discos em todo o mundo.

Biografia

“Take on Me” foi a primeira canção que Morten Harket ouviu Magne Furuholmen e Paul Waaktaar tocarem, e nessa época ainda chamava-se “Lesson One”. Após várias regravações e dois lançamentos fracassados, “Take on Me” tornou-se um hit mundial em 1985. O primeiro lançamento da canção em 1984 vendeu somente 300 cópias, mas após ter sido refeita pelo produtor Alan Tarney, um ano depois, a canção vendeu 1,5 milhões de cópias no mundo todo em apenas um mês. Eventualmente estima-se que o single “Take on Me” vendeu entre 6 e 7 milhões de cópias no mundo afora; chegou a ser número um na Billboard nos Estados Unidos e segunda colocada na parada musical da Grã-Bretanha. As vendas da canção nos Estados Unidos foram ajudadas pelo videoclipe exibido na MTV. Em 1986, o videoclipe venceu em seis categorias no MTV Video Music Awards. Também em 1986, foi indicado para o American Music Awards como Melhor Vídeo do Ano.

O single seguinte “The Sun Always Shines on TV”, alcançou a 20ª posição na Billboard, e o videoclipe venceu em duas categorias no MTV Video Music Awards, de 1986. O sucesso do A-Ha nos Estados Unidos culminou com a indicação da banda para o Grammy de 1986 na categoria Revelação, que acabou sendo vencido pela cantora Sade. “The Sun Always Shines on TV” próximo single da banda, foi mais uma canção a figurar no Top 40 da revista Billboard. Na Grã-Bretanha e no resto do mundo, “The Sun Always Shines on TV” fez mais sucesso do que “Take on Me”, atingindo a primeira colocação nas paradas locais.

O primeiro álbum Hunting High and Low, de 1985, tinha no repertório “Take on Me” e “The Sun Always Shines on TV”, e foi um sucesso de vendas mundial. Nos Estados Unidos, vendeu mais de 1 milhão de cópias e ganhou o Disco de Platina. Até 2005, Hunting High and Low havia vendido cerca de 8 milhões de cópias no mundo afora.

O segundo álbum do A-Ha chamava-se Scoundrel Days, e foi lançado em 1986. Emplacou os hits I’ve Been Losing You, Cry Wolf e Manhattan Skyline. Em 1987, eles gravaram a canção tema para o filme 007- The Living Daylights. Em 1988, lançaram Stay on These Roads. Os álbuns seguintes foram East of the Sun, West of the Moon, em 1990, e Memorial Beach, em 1993. East of the Sun, West of the Moon contém um cover de “Crying in the Rain”, single de 1963 dos The Everly Brothers.

No final da década de 1980 e no começo da década seguinte, o A-Ha foi muito popular na América do Sul, especialmente no Brasil. No Rock in Rio II, que ocorreu em janeiro de 1991, na apresentação do dia 26, a banda teve um público pagante de cerca de 198.000 pessoas no Estádio do Maracanã – um recorde mundial. George Michael, Prince e Guns N’ Roses conseguiram cada um somente 60.000 pessoas. Desta mesma apresentação do Rock In Rio II, foi feito um clipe da música “Early Morning”, também do álbum “East Of The Sun West Of The Moon”. Este clipe fez parte de umas das faixas do DVD Headlines and Headlines – The Hits Of A-Ha.

Na necessidade de buscar outros ares de inspiração, o A-Ha separou-se em 1994 e seus membros começaram a se focar em atividades solo, mas se reuniram no mesmo ano para tocar nas Olimpíadas de Inverno em Lillehammer, Noruega. Esta apresentação incluiu a canção que eles compuseram para as Para-Olimpíadas de Inverno, “Shapes That Go Together”.

Paul Waaktaar lançou seis álbuns solo: Mary Is Coming (1996), Lackluster Me (1997), Mountains Of Time(1999), Reasons To Stay Indoors (2001), Savoy (2004) e Savoy Songbook Volume 1 (2007), com sua esposa Lauren Savoy na banda Savoy. Morten Harket lançou até hoje 4 álbuns solo: Poetenes Evangeliumem 1993, Wild Seed em 1995, Vogts Villa em 1996 e Letter From Egypt lançado em maio de 2008.Wild Seedvendeu aproximadamente 200.000 cópias na Noruega e 500.000 no geral. É o projeto solo de maior sucesso entre os membros do A-Ha até o momento. Magne Furuholmen construiu uma reputação como escultor, pintor, e compôs canções para filmes e para a televisão. Em 2004 ele lançou seu primeiro trabalho solo, Past Perfect Future Tense, acompanhado pelos membros da banda Coldplay, que são grandes fãs do A-Ha.

Após uma muito bem-recebida apresentação no “The Sun Always Shines on TV” e uma nova canção, “Summer Moved On”, no Nobel Peace Prize Concert em 1998, a banda voltou para o estúdio e gravou em 2000 o álbum Minor Earth Major Sky, que resultou em uma nova turnê, e um videocast da banda. “A-ha on the net” foi o terceiro concerto televisionado pela Web mais assistido pelos internautas, com cerca de 3,6 milhões de acessos, 500.000 deles com tempo médio de visita de 28 minutos. Somente os eventos televisionados pela Web de Madonna e Paul McCartney registraram mais acessos. Em 2001, a canção “Velvet” figurou na trilha sonora do filme One Night at McCool’s. Quando o filme foi lançado em DVD, o videoclipe foi incluído como sendo um dos bônus especiais. Um álbum ao vivo (da turnê de 2002) com o título How Can I Sleep With Your Voice in My Head? foi lançado em março de 2003, precedido pelo single ao vivo de 1986 do clássico “The Sun Always Shines on TV”. Em 2004, um livro intitulado The Swing Of Thingsfoi publicado, também apresentando um CD com material demo.

Em 2004, a banda celebrou o seu vigésimo aniversário com o lançamento de uma nova coletânea de singles: The Singles: 1984-2004, trazendo a banda de volta ao Top 20 Britânico de Álbuns, no qual conquistaram a 13ª colocação. Durante sua carreira, a banda lançou oficialmente 32 singles, 13 deste tornaram-se Top 10 na Grã-Bretanha, e 14 singles foram primeiros colocados nas listas das rádios em todo o mundo. O novo álbum de singles inclui alguns dos pontos altos do A-Ha nos últimos vinte anos.

Em 2 de julho de 2005, o A-Ha apresentou-se no Live 8, em Berlim. Segundo Brian Wilson, do Beach Boys, o A-Ha fez uma apresentação em Berlin perante um público de aproximadamente 200.000 pessoas, deixando a multidão eufórica. Em 27 de agosto de 2005 a banda fez uma apresentação para 120.000 pessoas em Frognerparken, em Oslo, a maior já realizada na Noruega.

Em 4 de novembro de 2005, lançaram seu novo álbum de estúdio, Analogue. “Celice”, o primeiro single, foi lançado em 4 de Outubro em todo o território europeu. No mesmo mês iniciaram uma turnê internacional, com apresentações em Bruxelas, França, Alemanha e Inglaterra. Em 2006 a banda regravou um cover de John Lennon, “#9 Dream”, para a Anistia Internacional. Em 30 de Outubro receberam em Londres o prestigioso Inspiration Award, por sua longa contribuição para a música e por inspirar muitos dos seus jovens colegas nos negócios.

O A-Ha é formado desde o seu início por Morten Harket – vocais, Magne Furuholmen – teclado e Paul Waaktaar-Savoy – guitarra.

Site: http://www.a-ha.com

Discografia

Álbuns

Hunting High And Low (28 de outubro de 1985)
Scoundrel Days (6 de outubro de 1986)
Stay on These Roads (3 de maio de 1988)
East of the Sun, West of the Moon (22 de outubro de 1990)
Memorial Beach (14 de junho de 1993)
Minor Earth Major Sky (17 de abril de 2000)
Lifelines (2 de abril de 2002)
Analogue (4 de novembro de 2005)
Álbuns ao vivo

The Living Daylights (29 de junho de 1987)
a-ha Live at Vallhall – Homecoming Grimstad Benefit Concert (2001)
How Can I Sleep With Your Voice In My Head (25 de março de 2003)
Serviço
São Paulo
Local: Credicard Hall – Av. Nações Unidas, 17.955 – Santo Amaro

Site: www.credicardhall.com.br

Telefones para informações: 2846-6010

Venda a grupos: 2846-6166/ 6232

Temporada: dia 25 de março

Horário: quarta-feira, às 21h30

Duração espetáculo: aproximadamente 1h30

Classificação etária: Não será permitida a entrada de menores de 14 anos; 14 anos e 15 anos: permitida a entrada (acompanhados dos pais ou responsáveis legais); 16 anos em diante: permitida a entrada (desacompanhados)

Capacidade mista: 5710 lugares

Abertura da casa: 1h30 antes do espetáculo

Co-Patrocínio: Citibank / Commcenter – Vivo/ Itaipava Premium

Estacionamento: terceirizado – R$ 25,00

Acesso para deficientes

Ar condicionado

Preços:

NOS CAMAROTES NO SETOR I: R$ 350,00
NOS CAMAROTES NO SETOR II: R$ 300,00

NAS POLTRONAS SETOR I: R$ 250,00

NAS POLTRONAS SETOR II: R$ 200,00

EM PÉ NA PLATÉIA: R$ 180,00

NA PLATÉIA SUPERIOR SETOR I: R$ 130,00

NA PLATÉIA SUPERIOR SETOR II: R$ 120,00

NA PLATÉIA SUPERIOR SETOR III: R$  100,00
Rio de Janeiro
 

Local: Citibank Hall – Av. Ayrton Senna, 3000 – Shopping Via Parque – Barra da Tijuca.

Site: www.citibankhall.com.br

Telefone para informações: 0300-7896846 (todos os dias, 9h às 21h)

Venda a grupos: (11) 2846-6166 / 6232

Temporada: dia 26 de março

Horário: quinta-feira, às 21h30

Duração do espetáculo: aproximadamente 1h30

Capacidade: 3.336 lugares

Abertura da casa: 1h30 antes do espetáculo

Co-Patrocínio: Credicard Citi e TAM e Itaipava Premium

 

Classificação etária:

Livre desde que acompanhados dos pais e a partir de 15 anos desacompanhados dos pais/responsáveis legais.

Preço:

NOS CAMAROTES: R$ 400,00 (INTEIRA) / R$ 200,00 (MEIA)
NAS POLTRONAS: R$ 300,00 (INTEIRA) / R$ 150,00 (MEIA)
EM PÉ NA PLATEIA: R$ 140,00 (INTEIRA) / R$ 70,00 (MEIA)


A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.


Formulário de credenciamento


Instituição

Editoria

Credenciado 1

Press Kit


Galeria de Imagens

Faça o download do Press Kit


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque