zoom

Anunciado o lançamento da Última Canção Inédita dos Beatles: “Now and Then”


Escrita e cantada por John Lennon, a música foi criada ao longo dos anos por Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr… e IA

Em junho, Paul McCartney revelou que havia gravado o que ele chamou de última música dos Beatles, com a ajuda de software de inteligência artificial. Ele também afirmou que a faixa seria lançada ainda este ano. Esse momento está quase chegando: a última música dos Beatles, “Now and Then” será lançada em 2 de novembro via Apple Corps

O single será lançado digitalmente e como um single de dupla face (em vinil de 7″, vinil de 12″ e cassete), acompanhado pelo primeiro single da banda, “Love Me Do”, de 1962. Em 1º de novembro, será lançado um documentário de 12 minutos sobre “Now and Then”, que antecederá a música. Assista ao trailer do curta dirigido por Oliver Murray abaixo.

“Now and Then” foi escrita e cantada por John Lennon, que gravou a faixa como uma demo em sua casa no Dakota, em Nova York, em 1978. A gravação original apresentava apenas a voz de Lennon e piano. Em 1994, Yoko Ono deu a demo a McCartney, George Harrison e Ringo Starr, juntamente com as demos de Lennon para “Free as a Bird” e “Real Love”. Trabalhando com o produtor e gênio por trás do Electric Light Orchestra (ELO), Jeff Lynne, os três Beatles restantes gravaram novas partes para uma versão de “Now and Then” , mas as limitações tecnológicas da época os impediram de separar a voz de Lennon do piano em sua demo original.

Depois de deixar “Now and Then” de lado por décadas, McCartney e Starr retomaram o projeto após trabalhar com o diretor Peter Jackson em seu documentário Get Back. Jackson e sua equipe de som desenvolveram um método para isolar a voz de Lennon na fita original com a ajuda da IA.

“Ali estava a voz de John, cristalina”, McCartney disse sobre a experiência em um comunicado à imprensa. “É bastante emocionante. E todos tocamos nela, é uma gravação genuína dos Beatles. Em 2023, ainda trabalhar na música dos Beatles e estar prestes a lançar uma nova música que o público não ouviu, acho que é algo empolgante.”

“Foi o mais perto que chegaremos de tê-lo de volta na sala, então foi muito emocionante para todos nós”, acrescentou Starr. “Foi como se John estivesse lá, sabe. É incrível.”

Em 2022, McCartney e Starr completaram “Now and Then”, que apresenta guitarra elétrica e acústica gravadas por Harrison em 1995, uma nova parte de bateria e vocais de apoio de Starr, e baixo, guitarra e piano de McCartney, que adicionou um solo de guitarra slide inspirado pelo falecido Harrison.

A viúva de George Harrison, Olivia, escreveu sobre “Now and Then”: “Em 1995, depois de vários dias no estúdio trabalhando na faixa, George sentiu que os problemas técnicos com a demonstração eram insuperáveis e concluiu que não era possível concluir a gravação com qualidade suficiente. Se ele estivesse aqui hoje, Dhani e eu sabemos que ele teria se juntado de todo o coração a Paul e Ringo na conclusão da gravação de “Now and Then”

Sean Ono Lennon, filho de John Lennon, acrescentou: “Foi incrivelmente emocionante ouvi-los trabalhando juntos depois de todos os anos que meu pai se foi. É a última música que meu pai, Paul, George e Ringo puderam fazer juntos. É como uma cápsula do tempo e tudo parece muito significativo.”

“Now and Then”  e “Love Me Do” são mixadas em estéreo e Dolby Atmos, com arte de capa original de Ed Ruscha. Um videoclipe de “Now and Then” será lançado na sexta-feira, 3 de novembro.

Além da nova música, reedições expandidas de “1962-1966 (O Álbum Vermelho)” e “1967-1970 (O Álbum Azul)” serão lançadas em 10 de novembro com mixagens atualizadas e a adição de “Now and Then”.

 


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque