zoom

Avantasia: Tobias Sammet declara seu amor pelo Brasil


Tobias Sammet é o vocalista e principal compositor da banda Edguy e, em paralelo, segue com a sua banda no Projeto Avantasia – Metal Opera

Na semana de lançamento de “Ghostlights” no Brasil, o músico Tobias Sammet concedeu uma entrevista exclusiva ao A Ilha do Metal. Aproveitamos a oportunidade para conversar com o músico sobre nosso país, como ele vê a diferença entre o Edguy e o Avantasia e os detalhes da turnê, que passa pelo país em abril, em São Paulo, no Espaço das Américas.

avantasia_ghostlights_web

A ILHA DO METAL: Primeiro de tudo, escuto rock há um bom tempo e acho você um dos melhores compositores da atualidade. Você é comparável a ícones como Ozzy, Iommi, Page, Plant, Gillan, Glover, todas essas lendas. Então, minha pergunta para iniciarmos é de onde vem tanta inspiração?

Tobias Sammet: “Poxa, Obrigado!!! Não existe uma regra de como vem a inspiração, apenas faço, apenas escrevo. Eu sinto e escrevo. Às vezes a ideia vem em vários lugares, alguns inusitados, dirigindo, no chuveiro, em um bar, em turnê, e às vezes a música vem de várias partes, sem regras. Eu me inspiro nas coisas que gosto e isso é importante, para isso você tem que gostar de música. E eu amo a música, cresci ouvindo Kiss, Journey, Helloween, Def Leppard, Iron Maiden e tantos outros.”

A ILHA DO METAL: Como separar as músicas para seus projetos e para as da sua banda? Como separar o Edguy e o Avantasia?

Tobias Sammet: “Eu não penso nisso, mas pode depender da ideia, depender da época. Normalmente, eu faço desta maneira: quando eu estou gravando com o Edguy, as músicas serão do Edguy, e se estou em turnê com o Edguy, pensando no próximo álbum do Avantasia, as músicas serão do Avantasia. Não existe uma diferença no meu modo de composição. Eu quero que a música seja boa e isso é o que importa, a música.”

A ILHA DO METAL: O novo CD Ghostlights já se tornou um sucesso, chegando ao topo em alguns lugares do mundo. Como você explica esse sucesso?

Tobias Sammet: “Eu não posso explicar isso. (Risos) Mas sou agradecido, muito agradecido por isso. Eu acredito que se você é honesto, e eu sou assim, eu não faço o que as pessoas querem ou gostam, muitas vezes até reclamam, mas eu acredito em ser honesto comigo, e assim é o certo. E, atualmente, é importante ser o que é e dizer à indústria musical que você é assim: vou entregar o que eu sou e não o que eles querem. E não faço nada para vender mais; acho que os fazem o seu e acreditam em si são bem sucedidos por serem desta maneira. Apenas sendo honesto.”

A ILHA DO METAL: Sobre as capas do Avantasia, todas são sensacionais e, comparando com as do Edguy, elas são mais “agressivas”, digamos assim. É proposital ou simplesmente acontece sempre?

Tobias Sammet: “Sim, é proposital, afinal sou o responsável por tudo. No Edguy, a banda escolhe entre 3 ou 4 capas e sempre queremos a mais agressiva. E mais… Penso que Age of Joker é uma das melhores capas e é a que mais gosto!!!”

A ILHA DO METAL: Como você convida os participantes? Como a cada disco aumenta a constelação de músicos, como Dee Snider neste novo trabalho?

Tobias Sammet: “Não é dificil, eu procuro. (Risos) E todos estão neste meio há muito tempo e é sempre aquela história, um conhece o outro que conhece alguém e assim por diante, e é sempre da maneira certa. Também foi assim com Dee Snider: as agências se conversaram, ele topou e tudo certo. Sempre fazemos o possível e da maneira correta e profissional que é como se deve fazer.”

A ILHA DO METAL: Você está a caminho do Brasil, com o show em abril. Então, a pergunta é o que você lembra primeiro quando pensa no Brasil? E, por favor, não fale que foi a última Copa do Mundo?

Tobias Sammet: (Risos) “Ok, ok, eu vou respeitar! Mas é claro que são nossos shows, nossos fãs. Muitas vezes, eu lembro do nosso primeiro show na América Latina e foi no Brasil, em São Paulo, eu acho. Eu sempre via todos os shows, os DVD, as apresentações ao vivo no Rock in Rio, e sabe… Vocês são fãs agradecidos. E já no primeiro show ser tão bem recebido, eu não esperava. Vocês são muito envolvidos com o metal, com a nossa música e tudo mais. Amo vocês; não há outra coisa a dizer.”

A ILHA DO METAL: Sobre este próximo show, o que podemos esperar no Brasil, em abril?

Tobias Sammet: “Uma grande viagem na história do Avantasia, com 23 ou 25 músicas. Teremos Ronnie Atkins pela primeira vez no Brasil e também Eric Martin, cantando as músicas dele no Avantasia. Também teremos Kiske, Jorn Lande, Amanda Sumerville… E esse também será o último show dessa primeira turnê e estou como um bêbado de tão entusiasmado por terminar no Brasil, mas fiquem tranquilos que não beberei!” (Risos)

A ILHA DO METAL: Tobias, muito obrigado e, por favor, envie uma mensagem aos fãs no Brasil?

Tobias Sammet: “Obrigado! Eu sou muito bem vindo no Brasil e isso é a pura verdade. Como já disse, nesses 14 anos de shows, desde 2002, todas as vezes foram sensacionais. E obrigado, obrigado, obrigado!”

Free Pass 454_1

Por A Ilha do Metal


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque