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Ballet Nacional Sodre (Ballet Nacional do Uruguai) anuncia turnê pelo Brasil


Uma das mais tradicionais companhias de balé do continente chega ao Brasil em julho para abrir o Festival de Joinville e faz, em setembro, turnê pelo país. A maior e mais tradicional companhia de dança do Uruguai, que celebrou 77 anos em 2012, será a principal atração do Festival de Joinville. Em setembro, o Ballet Nacional Sodre passará por Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba

Com direção do consagrado Julio Bocca, uma das grandes estrelas da história do balé clássico mundial, o Ballet Nacional Sodre, sediado em Montevideo, uma das mais tradicionais companhias de balé da América Latina, chega ao Brasil no início de setembro para apresentações em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

Entre os dias 03 e 10, a companhia estará no Brasil para uma turnê, e Julio Bocca traz os seguintes programas para os espetáculos do Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba e São Paulo: Sinfonietta (1978), Le Corsaire  – Pas d’Esclaves (1988), Without Words (1998),  e Sagração da Primavera (Le Sacre du Printemps) (1913).

Para informações sobre locais, datas e vendas de ingresso, confira o “Serviço” no final do texto.

O Ballet Nacional Sodre (Ballet Nacional do Uruguai)

O Ballet Nacional Sodre é uma nova etapa da companhia nacional de dança do Uruguai, que no ano passado completou 77 anos, constituindo-se em uma das companhias profissionais de maior tradição na região sul-americana.

Desde sua fundação em 1935, grandes coreógrafos, maestros, diretores e bailarinos integraram a companhia em suas diferentes etapas. Destacam-se Alberto Pouyanne, Roger Fenonjois, Gala Chabelska, Tamara Grigorieva, Vaslav Veltcheck, Yurek Sabelesky, Maria Ruanota, William Dollar, Tola Leff, Eduardo Ramírez, Olga Bergolo, Margaret Graham, Tito Barbon, entre muitos outros.

Em junho de 2010, o Ballet Nacional Sodre ganhou Julio Bocca como diretor artístico, quando começou um processo profundo de reformulação da companhia. O objetivo é aumentar a excelência do corpo de baile por meio de um forte posicionamento nacional e internacional através da apresentação de um produto cultural de altíssimo nível, visibilidade e alcance popular.

Fundado em 27 de agosto de 1935, o Ballet Nacional do Uruguai surgiu como o organismo artístico responsável por desenvolver o ballet clássico no Uruguai e por levar um vasto repertório da dança clássica para um amplo público.

SIte Oficial: www.balletnacionaluruguay.blogspot.com

O diretor Julio Bocca

Um dos mais importantes bailarinos do final do século XX e considerado o maior bailarino argentino de todos os tempos, Julio Bocca nasceu em Buenos Aires, onde começou a aprender, com quatro anos, a arte do ballet clássico. Aos sete anos,  tornou-se um talento promissor ao ser aceito na Escola Nacional de Dança, de onde progrediu para participar do Instituto Avançado de Artes, no Teatro Colón, em 1975. Em 1981, foi convidado para participar da companhia do Teatro Colón, onde se tornou o bailarino principal.

Aos 18 anos, em 1985, Julio Bocca ganhou a medalha de ouro na Competição Internacional de Ballet, em Moscou, na Rússia,  consagrando-se entre os vinte melhores dançarinos do século XX. A partir do reconhecimento mundial, ele foi convidado por Mikhail Baryshnikov para se juntar ao corpo de baile do American Ballet Theater (ABT), assinando um contrato que permitia sua participação em outras companhias.

Reconhecido internacional, Julio Bocca aproveitou seu prestígio e dançou como convidado em diversas companhias do mundo: na Espanha, dançou pelas companhias La Scala (Milão) e National Ballet of Madrid; também passou pelo ballet Ópera de Paris; pelo Ballet Kirov, de São Petersburg; pelo Royal Danish Ballet, maior companhia da Dinamarca; pelo Royal Ballet, companhia de Londres; e por fim, ainda na juventude, pelo Ballet Bolshoi.

Com nove prêmios internacionais no currículo, Bocca se tornou referência no mercado da dança e foi cobiçado por diversas companhias do mundo. Em 2010, Julio Bocca foi convidado pelo presidente uruguaio, José Mujica, a dirigir o Ballet Nacional Sodre.

O Programa

Sinfonietta – 1978

Esta é a obra mais conhecida da coreógrafa Jirí Kylían (Praga, 1947), artista de consagrada carreira internacional dentro da criação contemporânea, onde se destacou por seu estilo lírico e musical. Ao som de Leos Janacek, a dança se tranformou em uma obra clássica da dança contemporânea, ao qual Kylían alcança um ponto culminante na tradução dos movimentos das complexas relações amorosas entre os seres humanos. Coreografia: Jirí Kylían. Maestro Asistente: Patrick Delcroix. Música: Leos Janácek.Figurinistas e Cenografia: Walter Nobbe. Iluminação: Kees Tjebbes. Supervisor Técnico: Loes Schakenbos. Duração: 22 minutos.

El Corsario – Pas de Deux – 1988

O mais puro estilo romântico se encontra condensado neste grande clássico, onde o exótico tema dos amantes fugitivos e a rigorosa coreografia do gênio Marius Petipa encontram um ponto culminante e paradigmático do ballet clássico tradicional. Coreografia: Anna-marie Holmes. Assistente: José Martin.Música: Adolphe Adams & otros. Figurinista: Galina Solovyeva. Duração: 9 minutos.

Without Words – 1998

Criado pelo coreógrafo espanhol Nacho Duato, a obra apresenta o tema lírico do eterno círculo entre o amor e a morte, ao som da música contemporânea Franz Shubert. Coreografia: Nacho Duato. Música: Franz Schubert. Figurinista e Cenografia: Nacho Duato. Produção: Carlos Iturrioz / Mediart Producciones SL (Madrid, Espanha). Duração: 21 minutos.

Sagração da Primavera (Le Sacre du Printemps) – 1913

Com a espetacular música de Igor Stravinsky, a “Sagração” é uma das obras mais importantes e paradigmáticas do início do século XX, que inclusive completa o centenário neste ano, e será apresentada pela companhia na versão de Oscar Araiz que criou sua coreografia em 1968. Araiz une os mais profundos mitos oriundos de nascimento e morte do  hindu-americanismo às forças que existem nas almas dos homens para criar uma obra energética e cheia de referências. Coreografia: Oscar Araiz.Iluminação: Oscar Araiz. Figurino: Renata Schussheim. Música: Ígor Fiódorovich Stravinski. Duração: 35 minutos.


Este evento é realizado pela empresa BALLET NACIONAL SODRE, que responde pela promoção, produção e organização do evento em geral. Qualquer assunto relacionado à venda de ingressos deve ser tratado diretamente com as empresas responsáveis por sua comercialização.
A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.


Serviço


Salvador 3 de setembro (Teatro Castro Alves)

Data:
3 de setembro

Local:
Teatro Castro Alves (Praça Dois de Julho, s/n - Campo Grande, Salvador - BA)

Horário:
20h30

Mais informações:

Ingressos:

  • Inteir: R$ 140, R$ 120 e R$ 100
  • Meia-entrada: R$ 70, R$ 60 e R$ 50

Rio de Janeiro 5 de setembro (Cidade das Artes)

Data:
5 de setembro

Local:
Cidade das Artes (Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca )

Horário:
21h

Classificação:
Livre.

Mais informações:

Ingressos (inteira):

  • Platéia Central – R$ 160,00
  • Platéia Lateral – R$ 160,00
  • Camarote Central – R$ 130,00
  • Platéia Central 2 – R$ 160,00
  • Platéia Lateral 2 – R$ 160,00
  • Camarote Latera – R$ 100,00

Horário Bilheteria:
Terça a Sexta: 13h às 21h
Sábado e Domingo: 12h às 20h
Em dias de espetáculo de 12h até 30 min após o início do espetáculo
Telefone:
(21) 3328 5300

Contato por telefone: 4003-5588

 

Ingressos: T4F Compartilhar Comprar
São Paulo 6 de setembro (Auditório Ibirapuera)

Data:
6 de setembro

Local:
Auditório Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº - Parque do Ibirapuera, São Paulo - SP)

Horário:
21h

Mais informações:

Data extra: 07 de setembro

Ingressos:

  • Inteira: R$ 20
  • Meia-entrada: R$ 10

Curitiba 10 de setembro (Teatro Guaíra)

Data:
10 de setembro

Local:
Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971, Curitiba - PR)

Horário:
20h30

Mais informações:

Ingressos:

  • Inteira: R$ 140, R$ 120, R$ 100
  • Meia-entrada: R$ 70, R$ 60 e R$ 50

Formulário de credenciamento


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