press

Jaguar Parade transforma Belém em galeria a céu aberto na COP30


A exposição reúne 52 esculturas de onças-pintadas e reforça a mensagem de conservação da Amazônia durante a conferência climática.

Entre 14 e 16 de novembro, as obras estarão reunidas no Mangal das Garças

Leilão online das esculturas acontece entre 12 de novembro e 01 de dezembro na plataforma iArremate com renda revertida para instituições  dedicadas à preservação da espécie

A Jaguar Parade coloriu as ruas de Belém, alegrou ainda mais a cidade e já desperta a atenção do público para a importância da conservação da onça-pintada no Brasil, especialmente na Amazônia, que abriga grande parte da população da espécie no país. A exposição internacional une arte, cultura e sustentabilidade, transformando a capital paraense em uma grande galeria a céu aberto e ampliando o alcance de uma mensagem global em defesa da biodiversidade.

A mostra coincide com o momento histórico em que Belém sedia a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025. Até 30 de novembro, as onças coloridas e estilizadas estão espalhadas por pontos turísticos e espaços de grande circulação, encantando pela beleza e criatividade dos artistas e pela mensagem que carregam: a urgência da preservação da espécie e de seu habitat natural.

A Jaguar Parade Belém reúne 52 esculturas de onças-pintadas. Destas, 42 foram criadas por artistas paraenses, duas vieram do Maranhão e as demais integram edições anteriores realizadas em cidades como Nova Iorque, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Florianópolis. A Jaguar Parade também participou de uma ação especial nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.Com curadoria de Vânia Leal, a mostra também destaca o protagonismo feminino amazônico.

Jaguar Parade NYC

As madrinhas da Jaguar Parade Belém 2025, Gaby Amarantos, Fafá de Belém e Isabelle Nogueira, também se uniram em torno da preservação do animal símbolo da fauna brasileira, da defesa da floresta e das espécies que dela dependem. Elas convidam o público a redescobrir a cidade sob o olhar da arte e da conservação ambiental.

O coquetel oficial da Jaguar Parade Belém acontece no dia 14 de novembro, às 19h, no Parque Zoobotânico Mangal das Garças, um dos espaços mais emblemáticos e belos de Belém, onde natureza e arquitetura convivem em harmonia às margens do rio Guamá.

O evento marcará um momento especial da mostra, reunindo as esculturas de onças-pintadas em um mesmo local — uma oportunidade única para apreciar de perto a diversidade de estilos e interpretações dos artistas participantes. As obras permanecerão expostas no Mangal das Garças para visitação do público até o dia 16 de novembro,

Leilão beneficente online

Belém 2025

Parte essencial da Jaguar Parade Belém é o leilão beneficente online, que acontece entre os dias 12 e 30 de novembro pela plataforma iArremate. Mais informações em:  jaguarparade.com/belem2025/leilao/.

Toda a arrecadação será revertida a instituições dedicadas à preservação da espécie, como a Onçafari  (https://oncafari.org/), a Panthera (https://pantherabr.com.br/), a AMPARA Silvestre  (https://amparanimal.org.br/), a SOS Pantanal (https://sospantanal.org.br/), o Instituto Libio  (https://institutolibio.org.br/), o Instituto Peabiru (https://peabiru.org.br/) e o Brazil Norway Biodiversity Research Consortium – BRC  (https://www.brcbn.com/).

Essas organizações atuam em frentes que vão desde a reintrodução e conservação de animais, passando pelo combate ao tráfico e à caça e a proteção de biomas, até a reabilitação de fauna e pesquisas voltadas à restauração das florestas tropicais.

Circulação das onças em Belém

Belém 2025

Desde a estreia em Belém, em 11 de setembro, a Jaguar Parade vem promovendo uma verdadeira imersão em arte, cultura e consciência ambiental. Ateliês instalados no Boulevard, Parque Shopping e Sesc Doca permitiram ao público acompanhar de perto o processo de customização das esculturas, com pinturas ao vivo.

As esculturas prontas já podem ser vistas no Portal da Amazônia, Boulevard da Gastronomia, Forte do Presépio, Ver-o-Rio e praças da República, da Fonte, Batista Campos, Frei Brandão e Santuário de Nazaré. Também estão no Parque da Residência, Estação das Docas, Usinas da Paz (Guamá, Terra Firme e Jurunas), Sesc Doca e nos shoppings Boulevard e Parque.

Na 15ª Varanda de Nazaré, convidados de Fafá de Belém conheceram as obras dos artistas Antônio Dias Júnior, de Abaetetuba, e Marivaldo Santos, do Distrito de Icoaraci.

Mais recentemente, dez esculturas participaram do Global Citizen Festival: Amazônia, reforçando a mensagem de valorização da biodiversidade e o papel da arte como instrumento de transformação e sensibilização ambiental.

Saiba mais sobre a Jaguar Parade Belém

A Jaguar Parade Belém 2025 é apresentada por ISA ENERGIA BRASIL, com patrocínio premium de Itaú, BTG Pactual, Hydro, Suzano e FF Seguros. Conta ainda com patrocínio diamante de Tintas Sherwin-Williams, Consigaz, Premier Pet e BRQ. O projeto tem como shopping oficial o Boulevard Shopping, apoio institucional do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Cultura e é uma produção da Artery, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, via Lei Rouanet.

Criada pela Artery – Produtora Cultural, a Jaguar Parade já reuniu em edições anteriores, mais de 250 artistas em cidades como Nova York, Paris, São Paulo e Rio de Janeiro.

“Belém se torna em 2025 a capital mundial do clima e promove um diálogo global sobre a Amazônia. Trazer a Jaguar Parade para cá é nossa forma de celebrar esse momento histórico: queremos que cada escultura desperte consciência e inspire novas atitudes de conservação. As onças-pintadas são embaixadoras da biodiversidade; ao celebrá-las, convidamos o mundo inteiro a proteger essa floresta que é nossa casa”, afirma Carolina Barreto, sócia da Artery.

 

“Acreditamos que proteger a biodiversidade é proteger a vida. A Jaguar Parade traduz esse valor com sensibilidade e impacto. Como parceiros de longa data, temos orgulho de apoiar mais uma edição que celebra a cultura amazônica e fortalece o diálogo global sobre conservação, especialmente neste momento em que Belém se torna palco das decisões climáticas mundiais”, afirma Ana Carolina David, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ISA ENERGIA BRASIL.

CURADORIA AMAZÔNICA

As esculturas são reproduções em tamanho real das onças‑pintadas: produzidas em fibra de vidro e com 1,8 metro de comprimento, serão customizadas por artistas de Belém e de outros estados sob a curadoria da historiadora de arte Vânia Leal Machado, especialista em História da Arte e mestre em Comunicação, referência na valorização da produção do Norte do Brasil, com passagens marcantes pelo projeto Arte Pará. A co‑curadoria é de Débora Oliveira.

“Queremos promover um encontro verdadeiro entre as onças e a cidade, guiado por narrativas visuais que falem de ancestralidade e resistência”, destaca Vânia.

Jaguar Parade RJ

O PROPÓSITO

Mais do que uma atração artística, a Jaguar Parade é uma plataforma de conscientização que transforma conhecimento científico em emoção e engajamento coletivo.

Jaguar Parade NYC

Ao unir artistas, especialistas, marcas e o público, a Jaguar Parade transforma cada escultura em um ponto de encontro entre arte e ativismo, em um movimento que inspira o cuidado, desperta consciência e convida cada pessoa a participar da proteção desse símbolo da biodiversidade.

A exposição democratiza o acesso à arte — todas as obras são exibidas gratuitamente em espaços públicos — e convida a sociedade a se engajar na causa.

A CAUSA

A onça‑pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas e um símbolo de equilíbrio ecológico. Já ocupou todo o continente, do sul dos Estados Unidos ao norte da Argentina, mas hoje suas populações se concentram na Amazônia, no Pantanal e em remanescentes do Cerrado e da Mata Atlântica.

O Brasil abriga a maior parte da população global de onças‑pintadas, e a Amazônia é o principal refúgio da espécie, com cerca de 60 % dos indivíduos estimados no país. Embora seja difícil obter números precisos devido à natureza esquiva do animal e à vastidão do bioma, estudos recentes apontam que a floresta amazônica pode abrigar entre 10 000 e 17 000 indivíduos.

Dentro da Amazônia Legal, o Estado do Pará se destaca por suas extensas áreas de floresta preservada, essenciais para a sobrevivência da espécie. Ao mesmo tempo, a região enfrenta intensas pressões de desmatamento, o que torna a conservação da onça‑pintada um desafio contínuo e urgente.

Proteger esse felino de topo significa também proteger ecossistemas vitais como florestas tropicais, rios e zonas úmidas que sustentam inúmeras outras espécies — inclusive os seres humanos. A coleta e análise de dados mais precisos são fundamentais para direcionar ações de conservação eficazes e garantir que as gerações futuras convivam com esse ícone da biodiversidade.

“O principal propósito é conscientizar as pessoas sobre a necessidade urgente de conservar a onça‑pintada e seu habitat. Hoje, ela está oficialmente extinta nos Estados Unidos, é muito rara no México e praticamente desapareceu de amplas regiões do Brasil”, explica Giovane Pasa, cofundador da Artery.

AS ONÇAS ESTÃO CHEGANDO!

JAGUAR PARADE BELÉM 2025:

Etapas:
Pinturas: aconteceram entre 11 de setembro a 19 de outubro
Coquetel oficial: 14 de novembro, às 19h – Parque Zoobotânico Mangal das Garças
Leilão online: de 12 a 30 de novembro na plataforma iArremate

Mais informaçõesjaguarparade.com/belem2025/leilao
Exposição: desde 25 de outubro até 30 de novembro

Site oficial: www.jaguarparade.com/belem2025
Redes sociais: @jaguar.parade

Assessoria de Comunicação Belém:
Dani Filgueiras + 55 91 98407 1656
Jefferson Hoenisch + 55 91 99272 3136
[email protected]

 

Assessoria de Comunicação Nacional
Midiorama Comunicação
Midiorama.com
[email protected]
+55 21 2497 1779

 


Serviço


Belém 11 de setembro (Belém)

Data:
11 de setembro

Local:
Belém (Capital)

Horário:

Classificação:
Livre

Mais informações:

JAGUAR PARADE BELÉM 2025:

Quando: 11 de Setembro a 30 de novembro de 2025

Etapas:

Pinturas: 11 de setembro a 19 de outubro

Exposição: 25 de outubro a 30 de novembro

Coquetel oficial: 14 de novembro, às 19h – Parque Zoobotânico Mangal das Garças

Leilão: de 12 de novembro a 01 de dezembro em iArremate

Formulário de credenciamento


Instituição

Editoria

Credenciado 1


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque

Por favor, anexe uma imagem com 920 pixels de largura e 625 pixels de altura.