news

“Blue”, considerado um dos melhores discos da história, faz 50 anos e ganha EP comemorativo


Álbum da cantora e compositora canadense Joni Mitchell é celebrado com o lançamento de raridades, que antecipam uma caixa comemorativa a ser lançada ainda este ano

“Blue”, álbum da cantora e compositora Joni Mitchell lançado em 1971, é considerado hoje um dos discos mais importantes do século 20. Recentemente ele apareceru como o terceiro melhor álbum da história numa lista da Rolling Stone, atrás apenas de “What’s Going On”, de Marvin Gaye, (também de 1971) e “Pet Sounds” dos Beach Boys (1966). Na NME ele aparece como um dos melhores álbuns da história.

Pois “Blue” está fazendo aniversário e a data não vai passar em branco. Para marcar o aniversário do disco, Joni Mitchell lançou um EP com cinco raridades, que foram encontradas nos arquivos das sessões de gravação do álbum, o quarto da carreira da artista.

O EP lançado agora traz demos de “A Case Of You”, “California” e “River”, que aparecem com mudanças nas letras com que foram lançados depois. Também aparece “Urge For Going”, que foi lançada anteriormente apenas como lado b de um compacto e em uma compilação de raridades, além da canção “Hunter”, que só saiu em um disco beneficente feito para o Greenpeace.

O disco também traz uma foto alternativa de Joni em sua capa, nunca vista antes. As comemorações não param por ai: A cantora e a gravadora Rhino planejam lançar ainda este ano uma nova coleção chamada ‘Joni Mitchell Archives Vol.2: The Reprise Years,  que deve chegar em outubro e trará um conjunto de cinco CDs.

Por Alex Dayrell


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque