Peter Gene Hernandez completa 30 anos nesta sexta-feira, dia 8 de outubro! Calma que nós não ficamos loucos ou estamos confundindo alguma coisa! Peter é ninguém menos que Bruno Mars, acreditam? Nascido em 1985, o astro da música nasceu no Havaí, mas tem ascendência filipina, por parte do pai, e porto-riquenha, pela mãe. Sua família é de músicos, tem mais cinco irmãos e desde criança fazia cover do Elvis. Dá só uma olhada nesse vídeo:
Acredita que o cantor tinha apenas seis ou sete anos? A carinha não mudou nada e não dá para negar que o menino já era talentoso e, de lá para cá, se aperfeiçoou ainda mais! Bruno começou cantando na banda do tio John Valentine e manteve até hoje influências da época, como o topete e o gingado. Mas e a história do nome? Bom, vamos lá… Bruno nada mais era do que um apelido que o próprio pai deu por achar nosso aniversariante do dia parecido com o lutador Bruno Sammartino. Dêem uma olhada nas fotos abaixo e tirem suas próprias conclusões!
Igualzinho, né, gente? (só que não! Rs). E o sobrenome Mars foi uma invenção das amigas do cantor, que diziam que ele era tão fofo, que só poderia ter vindo de outro planeta (no caso, Marte). E assim surgiu o nome conhecido mundialmente!
Foi com essa originalidade que o cantor, compositor, produtor musical e multi-instrumentista americano alcançou o sucesso mundial em 2010. Nesse ano, Bruno co-escreveu os arranjos e fez participações em músicas como “Nothin’ on You” (2010), do rapper B.o.B, e “Billionaire” (2010), do cantor americano Travie McCoy. Além disso, lançou seu álbum de estúdio de estreia, Doo-Wops & Hooligans, que atingiu seu pico na terceira colocação das paradas musicais Billboard 200 nos EUA, e recebeu o certificado de disco de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) após vender mais de um milhão de cópias no país!
E depois disso, foi só sucesso! Bruno Mars, que busca inspiração em grandes astros como Michael Jackson e Elvis Presley, por exemplo, está entre os seis artistas masculinos da história que alcançaram o topo da Billboard com os dois primeiros singles do mesmo álbum. “Just The Way You Are” ocupou o primeiro lugar da Billboard Hot 100 por quatro semanas consecutivas e “Granade” ficou na mesma posição por oito semanas! Não é à toa que Bruno Mars foi considerado por um crítico prestigiado do jornal The New York Times um dos mais “versáteis e completos artistas de música pop da atualidade”.
Mas, é claro, que não parou por aí! Após os dois primeiros singles se tornarem os campeões de venda em todo o mundo, em 2011, “The Lazy Song”, o terceiro single do mesmo álbum, também foi um sucesso, ficando em décimo lugar e fazendo a soma das vendas de seus três primeiros singles ultrapassar 28 milhões de unidades!
Em 2012, veio ainda o segundo álbum de estúdio de Bruno Mars: Unorthodox Jukebox. Foi dele que saiu mais um grande sucesso mundial do cantor, a música “Locked Out of Heaven”, que atingiu o topo das paradas musicais dos Estados Unidos, Canadá e Brasil, e entrou no top 10 das paradas de países como o Reino Unido, Alemanha, França, Austrália, Itália, entre outros. E não é só isso! Nos EUA, um recorde quebrado: “Locked Out of Heaven” tornou-se sua quarta canção a liderar a Billboard Hot 100, o que fez com que Mars fosse o artista masculino com o maior número de canções número-um na lista, no menor período de tempo, passando o estadunidense Bobby Vinton, que detinha o recorde há 48 anos!
Seu mais novo sucesso, “Uptown Funk” foi lançado no fim de 2014 e hoje já alcançou o primeiro lugar nas paradas musicais em mais de 15 países, como Estados Unidos, Reino Unido, França, Espanha, Canadá, Colômbia, Croácia, África do Sul, Coreia do Sul, Líbano, Israel, entre outros.
São só cinco anos de (muito!) sucesso, apenas dois álbuns de estúdio e o sentimento de que ainda queremos muito mais! Parabéns, Bruno Mars! Continue nos presenteando com todo esse talento.
Por Isadora Ancora e Rebeca Guio





























