press

Série O Globo/Dell’Arte Concertos Internacionais 2017 apresenta Cappella Mediterranea


Uma das maiores referências da música barroca na atualidade, a orquestra apresenta no Rio de Janeiro, em 12 de novembro, junto com o Choeur de Chambre de Namur, a ópera Orfeo, de Monteverdi

No dia 12 de novembro, a Cappella Mediterranea sobe ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a regência do argentino Leonardo García Alarcón, como a sétima atração da Série O Globo/Dell’Arte Concertos Internacionais edição de 2017. No programa a famosa ópera Orfeo, de Claudio Monteverdi, com a participação do Choeur de Chambre de Namur.

Série O Globo/Dell’Arte Concertos Internacionais Temporada 2017 e toda a temporada de espetáculos deste ano tem o patrocínio do Windsor Hotéis e do IRB Brasil RE, ressegurador líder no país, que tem entre os seus pilares promover e incentivar o acesso à cultura e apoiar a arte como fomento de desenvolvimento e inclusão social.

A EDF Norte Fluminense, subsidiária do Grupo EDF (Electricité de France), maior grupo gerador de energia elétrica do mundo, está presente no Brasil há duas décadas. Genuinamente carioca, mas com fortes raízes francesas, sempre esteve empenhada em apoiar iniciativas que busquem incentivar o diálogo com as comunidades nas regiões onde atua, e promover sinergias entre as culturas francesa e brasileira.

Cappella Mediterranea

Fundada em 2005 pelo maestro Leonardo García Alarcón, a Cappella Mediterranea surgiu com a proposta de trazer uma nova abordagem para a música barroca e a tradição latina. Doze anos depois, o conjunto diversificou o seu repertório e se tornou uma referência nestes gêneros da música. Com mais de 45 concertos anuais, a orquestra explora o madrigal, o moteto polifônico e a ópera. Através de seus encontros entusiasmantes,com obras antes esquecidas e releituras originais de clássicos, seus concertos, que combinam teatro e dança, a Cappella Mediterranea atraiu a atenção tanto do grande público como da crítica especializada.

Hoje, a Cappella Mediterranea é convidada para se apresentar em festivais e teatros de prestigio ao redor do mundo, como o Théâtre du Châtelet (Paris), o Château de Versailles, o Vienna Konzerthaus, o Amsterdam Concertgebouw, o Carnegie Hall (New York) e o Teatro Colón (Buenos Aires).

A Cappella Mediterranea já gravou 15 álbuns, lançados pelos selos Ambronay Éditions, Naïve e Ricecar. Todos ganharam reconhecimento da imprensa. Strozzi virtuosissima compositrice foi nomeado para o MIDEM Classical Awards e Sogno barocco, com Anne Sofie von Otter, recebeu uma nomeação para o Grammy Awards de 2013, em Los Angeles.

Choeur de Chambre de Namur

Desde sua fundação em 1987, o Choeur de Chambre de Namur (Coro de Câmara de Namur) têm valorizado tanto a herança musical de sua região nativa, na Bélgica, com apresentações e gravações das obras de Lassus, Rogier, Hayne, Du Mont, Fiocco, Gossec, Grétry quanto interpretado clássicos do repertório coral como oratórios de Händel, obras de Bach e os Réquiens de Mozart e Fauré.

Convidado com frequência para os principais festivais da Europa, o coro trabalhou sob o comando de maestros prestigiados como Eric Ericson, Marc Minkowski, Jean-Claude Malgoire, Simon Halsey, Sigiswald Kuijken, Jean Tubéry, Patrick Davin, Roy Goodman, Michael Schneider, Philippe Pierlot, Philippe Herreweghe, Peter Philips, Jordi Savall, Christophe Rousset, Guy van Wass, Andreas Scholl entre outros

O Coro de Câmara de Namur já lançou mais de 60 álbuns, todos bem recebidos e aclamados pela crítica, incluindo nomeaçõespara prêmios como Victoires de la Musique Classique, Choc de Classica, Diapason d’Or, Joker de Crescendo, 4F de Télérama e Editor’s Choice of Gramophone.

Em Janeiro de 2010, o jovem maestro argentino Leonardo García Alarcón assumiu o posto de diretor artístico do grupo. Essa colaboração resultou em diversos concertos de sucesso como: Judas Maccabeus, de Händel; Vespro a San Marco, de Vivaldi; Il Diluvio Universale e Nabucco, de Michelangelo Falvetti; motetos e missas, de Giovanni Giorgi; cantatas seculares de Bach; Requiem, de Mozart; Vespri della Beata Vergine, de Monteverdi; e Passio Secundum Johannem, de Alessandro Scarlatti. O repertório do coral é bem amplo e diversificado, abrangendo desde a Idade Média até a música contemporânea.

Leonardo García Alarcón

Nascido em La Plata, na Argentina, em 1976, Leonardo García Alarcón começou a estudar piano aos seis anos. Em virtude dasua paixão pela música de Bach, Alarcón ganhou experiência na prática do baixo contínuo e iniciou os estudos de cravo e órgão. Enquanto isso, o músico também começava a treinar como maestro na Universidade Nacional de La Plata. Em 1997, Alarcón passou a estudar com a renomada cravista suíça Christiane Jaccottet no Conservatório de Música de Genebra.

Em Genebra, Leonardo García Alarcón se tornou membro do Ensemble Elyma e assistente do maestro Gabriel Garrido. Com o Ensemble Elyma, Alarcónparticipou de diversas turnês e produziu inúmeras gravações da música barroca latino-americana e da ópera italiana do século XVII.Em 2005, fundou seu próprio ensemble, a Cappella Mediterranea, especializada na música barroca da Europa Meridional e da América Latina. Com a Cappella Mediterranea, Alarcón participou inúmeras vezes dos maiores festivais de música erudita. No mesmo  ano, foi nomeado “Maestro al Cembalo” e chefe do departamento de cantores no Conservatório de Genebra.Em 2008, Alarcón iniciou uma residência de cinco anos no Centre Culturel de Rencontre d’Ambronay. O músico atua como diretor artístico do Coro da Câmara de Namur desde janeiro de 2010.

Leonardo García Alarcón participou de diversas gravações aclamadas pela crítica, como o Virtuosissima Compositrice,com a obra de Barbara Strozzi; Vespro a San Marco, de Vivaldi; Il Diluvio Universale e Nabucco, ambas de Michelangelo Falvetti; Vespri della Beata Vergine, de Claudio Monteverdi; Requiem, de Mozart; Ave Maria, de Giovanni Giorgi; Romerico Florido, de Matheo Romero; Carmina Latina, uma coletânea da música barroca latino-americana entre outras. Hoje, Alarcón é convidado para conduzir óperas, festivais e salas de concertos ao redor do mundo, incluindo o Festival de Aix-en-Provence, a Opéra de Paris, a Opéra de Lyon, o Festival de Ambronay, o Teatro Colón de Buenos Aires, o Grand Théâtre de Genéve, o Amsterdam Concertgebouw, o Konzerthaus Wien, o Carnegie Hall, o Opéra de Monte-Carlo, o Théâtre de Champs-Élysées, a Fondation Gulbenkian de Lisboa entre outros.

Nos últimos anos, conduziu a Orquestra de Câmara de Paris, a Residentie Orkest de Haia, a Orquestra Barroca de Friburgo, a orquestra de câmara Les Violons du Roy e a Orquestra e Coro da Fundação Gulbenkian.

Programa:

Claudio Monteverdi
L’ORFEO, Sv 318
Capella Mediterranea e Choeur de Chambre de Namur
Espineta e Direção: Leonardo García Alarcón

  • Prólogo
  • Ato I
  • Ato II

INTERVALO

  • Ato III
  • Ato IV
  • Ato V

Elenco:

  • Orfeo – Valerio Contaldo, tenor
  • A Música / Eurídice – Mariana Flores, soprano
  • A Mensageira – Giuseppina Bridelli, soprano
  • Plutão – Alejandro Meerapfel, baixo
  • Prosérpina / Esperança – Anna Reinhold, mezzo-soprano
  • Caronte – Salvo Vitale, baixo
  • Ninfa – Estelle Lefort, soprano
  • Pastor 1 / Espírito 3 / Eco – Nicholas Scott
  • Pastor 2 – Leandro Marziotte
  • Pastor 3 / Espírito 1 / Apolo – Alessandro Giangrande
  • Pastor 4 – Matteo Bellotto
  • Espírito 2 – Philippe Favette

A MIDIORAMA é responsável pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação. Qualquer assunto relacionado à venda de ingressos deve ser tratado diretamente com a empresa responsável por sua comercialização.


Serviço


Rio de Janeiro 12 de novembro (Theatro Municipal )

Data:
12 de novembro

Local:
Theatro Municipal ((Praça Floriano, S/N - Centro, Rio de Janeiro - RJ))

Horário:
17h

Mais informações:

VALORES:

  • Plateia (inteira) – R$ 420,00
  • Plateia (meia-entrada) – R$ 210,00
  • Balcão Nobre (inteira) – R$ 420,00
  • Balcão Nobre (meia-entrada) – R$ 210,00
  • Balcão Superior Central (inteira) – R$ 200,00
  • Balcão Superior Central (meia-entrada) – R$ 100,00
  • Balcão Superior Lateral (visão parcial / inteira) – R$ 200,00
  • Balcão Superior Lateral (visão parcial / meia-entrada) – R$ 100,00
  • Galeria Central (inteira) – R$ 110,00
  • Galeria Central (meia-entrada) – R$ 55,00
  • Galeria Lateral (visão parcial / inteira) – R$ 110,00
  • Galeria Lateral (visão parcial / meia-entrada) – R$ 55,00
  • Galeria Central e Lateral (visão parcial / promocional) – R% 50,00

Formulário de credenciamento


Instituição

Editoria

Credenciado 1


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque