press

Cia Brasileira de Ballet apresenta O Quebra-Nozes no Rio de Janeiro, em dezembro


Cia Brasileira de Ballet apresenta o tradicional balé “O Quebra-Nozes”, em dezembro, no Teatro Bradesco Rio, no VillageMall

Para dar início às festas de fim de ano, em dezembro, a Companhia Brasileira de Ballet apresentará O Quebra-Nozes, com a música de Tchaikovsky, mundialmente reconhecido como um dos maiores clássicos natalinos. O balé será apresentado pela primeira vez no palco do Teatro Bradesco Rio, na Barra da Tijuca de 05 a 15 de dezembro. Os ingressos já estão à venda. Confira o serviço ao final deste texto.

Apresentado pela primeira vez em 1892, o espetáculo faz parte do repertório fantástico de gerações de espectadores ao redor do mundo. Embalada pela música mundialmente famosa de Tchaikovsky, o balé, apresentado pela SulAmérica, tem a versão assinada pelo coreógrafo e diretor artístico Jorge Teixeira e terá como solistas Melisa Oliveira, Lis sayão, Luciana Davi, Yasmin Lomondo, Gustavo Carvalho, Mozart Mizuyama e Leomir Franklin.

A enorme popularidade de O Quebra-Nozes comprova o fascínio exercido nas plateias a partir do encontro do conto de Alexandre Dumas com a música de Tchaikovsky e a coreografia originalmente concebida por Marius PetipaLev Ivanov. A primeira apresentação fora da Russia só aconteceu em 1934, no Sadler’s Wells Theatre, em Londres. Desde então, tornou-se um dos balés mais montados e admirados por todo o mundo.

O Quebra-Nozes

A ação se passa em Nuremberg, Europa Oriental, no princípio do século XIX. Narra-se a história de Drosselmeyer, um velho e misterioso fabricante de relógios e brinquedos mecânicos. Quando trabalhava no Palácio Real, Drosselmeyer inventou uma armadilha que matou metade dos ratos. Para se vingar, o maldoso Rei dos Ratos resolveu raptar o sobrinho de Drosselmeyer e o enfeitiçou com uma maldição, de modo que seu tio não mais o reconhecesse, fazendo com que o menino se transformasse em um feio boneco Quebra-Nozes nas noites de Natal. Para que Drosselmeyer volte a reconhecer seu sobrinho, é preciso quebrar o feitiço e a única maneira do Quebra-Nozes desfazer a maldade do Rei dos Ratos é matando-o e, mesmo com uma aparência ruim, conseguir ser amado por uma bela jovem.

É véspera de Natal. O médico e prefeito da cidade Jans Stahlbaum e sua esposa, imbuídos do espírito de Natal, prontificam-se a oferecer, todo fim de ano, uma linda festa para seus parentes, amigos e crianças do orfanato Frone Kinder. A nobre e tradicional celebração é esperada com ansiedade pelos filhos do casal, Clara, Fritz e Louise, já que nesta noite eles têm a oportunidade de conhecer outras crianças e fazer novos amigos. Para Clara, este será um Natal ainda mais especial.

Primeiro Ato

Cena I – Rua

A cortina se abre. A rua e a fachada das casas compõem a atmosfera festiva que a neve traz. Vendedores de flores, brinquedos e outros tipos de presentes se movimentam pela rua e procuram se aquecer do frio. Os convidados da festa seguem a caminho da casa dos Stahlbaum. Crianças brincam, enquanto aguardam o tão esperado momento de verem de perto a árvore de Natal.

Cena II – Casa dos Stahlbalum

No interior da casa dos Stahlbaum são acertados os últimos detalhes da festa. As luzes do salão são acesas e a árvore de Natal está pronta. Clara, Louise e Fritz entram e se juntam aos pais, à espera dos convidados. Chegam as crianças do orfanato e demais convidados. A festa começa. A alegria das danças dá o tom da noite. Presentes são distribuídos. Enquanto todos se divertem, Clara passa a prestar atenção num menino diferente que está entre os convidados. O que ninguém sabe é que se trata do sobrinho do Dr. Drosselmeyer, padrinho de Clara e que todos os anos entrega presentes na festa. Com uma aparência estranha, Drosselmeyer chega ao salão e deixa as crianças um pouco assustadas, mas rapidamente entretém a todos com seus bonecos mecânicos dançantes e de aspectos humanos.

Os presentes continuam sendo distribuídos a todas as crianças e Clara recebe de Drosselmeyer um presente muito especial: um encantador Quebra-Nozes, que parece um soldado. Clara fica encantada com o brinquedo e seu irmão, Fritz, fica com inveja do presente que a irmã ganhou e tenta tomá-lo de Clara. Durante a disputa pelo brinquedo, Fritz deixa o boneco cair. O boneco Quebra-Nozes quebra e Clara fica triste e desapontada. Enquanto Fritz é repreendido pelo pai, o estranho menino do orfanato que havia chamado a atenção de Clara socorre a menina e pede a Drosselmeyer que conserte o boneco para ela. Neste momento, Drosselmeyer sente algo de familiar naquele garoto e lembra-se do sobrinho. O boneco é consertado e o menino devolve o Quebra-Nozes para Clara, que ainda está triste, e promete a ela que tudo ficará bem. Em forma de agradecimento, Clara dá um beijo no novo amigo.

Já é tarde e a festa está chegando ao fim. Convidados começam a ir embora e Clara vai para o quarto. Como não consegue dormir, ela volta para a sala para buscar seu boneco Quebra-Nozes. A sala está escura e com medo, Clara se apavora quando o relógio bate à meia-noite. Um clima de mistério e magia toma conta do ambiente. Clara ouve os ratos e nota a estranha figura de Drosselmeyer. Neste momento, num misto de sonho e fantasia, a árvore começa a crescer, os bonecos soldados tomam vida e travam uma batalha com os ratos, estes liderados pelo Rei dos Ratos. O Quebra-Nozes também ganha vida e defende Clara dos ratos. Depois de uma batalha feroz, o Quebra-Nozes, com a ajuda de Clara, mata o Rei dos Ratos, e exausto, ele cai no chão. Desesperada, Clara se põe a chorar por achar que o boneco que tanto ama também está morto. O feitiço, então, finalmente é quebrado e o Quebra-Nozes volta a ser o menino e Drosselmeyer consegue reconhecer seu sobrinho novamente.

Cena III – Reino das Neves

Drosselmeyer envia Clara e seu sobrinho a uma mágica viagem pelo Reino das Neves, onde eles encontram o Rei e a Rainha. A dança dos Flocos de Neve deixa os dois encantados.

Segundo Ato

Cena I – Reino dos Doces

Seguindo viagem, Clara e o Quebra-Nozes chegam até o Reino dos Doces, a bordo de um lindo trenó, onde a Fada Açucarada é a rainha. Ao saber da chegada de Clara e de seu acompanhante, a Fada e seu Príncipe convocam todo o povo do Reino para um grande espetáculo em honra aos visitantes.

Mas antes das festividades começarem, o sobrinho de Drosselmeyer conta à Fada Açucarada e ao Príncipe como Clara o ajudou a derrotar o Rei dos Ratos. Inicia-se, então, um grande show de sobremesas em homenagem à vitoriosa dupla. Entram em cena raras especiarias da época em forma de dança, como o chocolate, representado pela Dança Espanhola, o café com a Dança Árabe e o chá na Dança Chinesa. Em seguida, é a vez de os Mirllitons, dos Russos e da encantadora Madame Bomboniere. Eis que todos sentem exalar no ar um agradável perfume de flores, que anuncia a chegada da “Valsa das Flores”. Para encerrar a celebração de modo triunfal, a própria Fada Açucarada e seu Príncipe dançam um encantador e memorável “Pas-de-deux”.

Ao fim da apresentação, todos se despedem de Clara e o Dr. Drosselmeyer reaparece para, enfim, levar seu sobrinho de volta para casa.

Cia. Brasileira de Ballet

A Cia Brasileira de Ballet foi criada em 1967 pelo industrial Paulo Ferraz, incentivado por sua esposa, a bailarina Regina Ferraz. O grupo surgiu com o objetivo de cultivar a arte da dança e investir na descoberta de novos valores artísticos.

A Cia. estreou no Teatro Novo com um elenco constituído, em grande parte, por bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e teve como coreógrafos grandes nomes como Tatiana Leskova, Dennis Gray, Eugênia Feodorova e Davi Dupré. Em 2001, após um longo período inativo da Cia., o nome “Cia Brasileira de Ballet” foi cedido ao professor Jorge Texeira, em reconhecimento ao seu trabalho de divulgação do ballet clássico e pela excelência técnica e artística desenvolvida por ele e seus alunos.

Formada por alguns talentosos jovens bailarinos, a CBB vem trabalhando com a mesma garra e determinação vivenciados por seus fundadores, em 1967. Reconhecida como uma das principais companhias de dança brasileira, a CBB realiza não só um trabalho artístico de altíssimo nível, mas também projetos sociais importantes.

A Cia. Brasileira de Ballet é composta, atualmente, por 42 bailarinos, em sua maioria, formados pela ONG “Ciranda Carioca” e outros provenientes de diversas partes do Brasil e do mundo. A metodologia de ensino da Cia. permite que todos os alunos, com idade entre 15 e 23 anos, interpretem grandes e pequenos papéis, possibilitando a descoberta de novos talentos e o amadurecimento profissional dos alunos.

Atualmente a Companhia Brasileira de Ballet se destaca no cenário brasileiro de dança, fazendo apresentações ao lado de diversas personalidades, como Ana Botafogo, Cecília Kerche, Cláudia Mota, Áurea Hämmerlli, Marcelo Misailidis e Vitor Luís, todos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Roberta Marques, Thiago Soares e Marianela Nuñez, do Royal Ballet; Renata Pavan e Herman Cornejo, do American Ballet Theatre; Juan Pablo Ledo, do Teatro Colón; e Aidos Zakan, do Ballet Teatro Michailov.

O brilhantismo e a técnica de seus bailarinos têm levado a CBB a diversas apresentações fora do Brasil, em países como Argentina, Estados Unidos, Suíça, China, e Mônaco, onde foi representante oficial da América Latina no “Monaco Dance Forum 2010”. Em 2012, a companhia fez duas turnês Internacionais: em Israel, onde representou nosso país no Festival Internacional de Karmiel, e na Colômbia. No Brasil, tem sido convidada para se apresentar em diversas cidades como Belo Horizonte, São Paulo, Recife, Ourinhos, Olinda, Santos, Joinville, Florianópolis, além do Rio de Janeiro, onde se apresenta freqüentemente no Theatro Municipal, Teatro João Caetano, Teatro da UERJ e Vivo Rio. Em sua última turnê carioca do “O Lago dos Cisnes”, o espetáculo teve lotação esgotada em todas as apresentações.

Serviço

Dias:
05 a 15 de dezembro (quinta a domingo)

Hora:
Quinta –  5 Dezembro – 20:00
Sexta – 6 Dezembro – 21:30
Sábado – 7 Dezembro – 16:00
Domingo – 8 Dezembro – 15:00
Sexta – 13 Dezembro – 20:00
Sábado – 14 Dezembro – 16:00 e 20:00
Domingo – 15 Dezembro – 15:00

Local: Teatro Bradesco Rio

Endereço: Shopping VillageMall – Av. das Américas, 3.900. Barra da Tijuca

Duração: 100min. (com intervalo)

Preço:
R$ 80,00 (Preço único)

Descontos:
Clientes Bradesco – 25%
Clube de Assinante O Globo – 20%
Estudantes – 50%
Maiores de 60 anos – 50%

Abertura das vendas:
12/09/2013

Informação para compra de ingressos:
Tel: 4002-0019

Vendas online:

http://www.ingressorapido.com.br/Evento.aspx?ID=29605

Ponto de Venda sem Taxa de Conveniência:
Bilheteria Teatro Bradesco Rio.
Endereço: Shopping VillageMall – Av. das Américas, 3.900 – Piso SS1 – Átrio Lagoa
Horário de atendimento: Terça a Domingo das 13h às 19h.

Classificação etária: Livre


A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.


Formulário de credenciamento


Instituição

Editoria

Credenciado 1


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque