zoom

Classiqueira: Mestre Bob Dylan – múltiplos talentos ao inusitado prêmio Nobel de Literatura


Conheça um pouco mais da trajetória de um dos artistas mais premiados da história

Dono de múltiplos talentos, senhor Bob Dylan, compositor, cantor, pintor, ator e escritor norte-americano deu o que falar nas últimas semanas após ser o protagonista de um fato inusitado: ser o primeiro músico a receber o Prêmio Nobel de Literatura. As opiniões divergem quanto a esta questão, mas aqui no “Classiqueira” vamos conhecer um pouco deste artista atemporal que influencia não só jovens músicos, como também grandes nomes da música até hoje.

Indo do Hard Rock em nosso artigo anterior, e agora chegando ao Blues, Folk e Rock para falar de Robert Allen Zimmerman, mais conhecido como “Bob Dylan”. Nascido em 24 de Maio de 1941, hoje com 75 aos, sua vida nas artes começou cedo: aos 10 anos já havia despertado interesse pela literatura, escrevendo poemas e autodidata na adolescência aprendeu a tocar piano e guitarra sozinho.

2016-05-25-1464211797-4748536-bobdylanearly1960s

Aspirando viver na música… foi nos covers que Dylan começou a se apresentar, imitando artistas da época, como Little Richard e Buddy Holly. Na Universidade voltou-se para a música folk e logo estava inserido dentro deste gênero musical. Foi neste período que escolheu como queria ser chamado: Bob Dylan. Mas a época universitária não durou muito, e em sua busca por se apresentar e viver de música foi apenas em 1962 que Dylan lançou seu primeiro trabalho auto-intitulado, porém não conseguiu grandes êxitos com o trabalho.

Foi com o disco “The Freewheelin’ Bob Dylan”, lançado em maio de 1963, que ele começou a fazer seu nome como cantor e compositor. Com sua mente geniosa, compondo letras imersas em jogos de palavras, com canções de protestos e em defesa dos direitos humanos, cantava com sua voz fanha acompanhado de seu violão e uma gaita, e assim começou a conseguir grande destaque. Sua música mais famosa daquela época é “Blowin’ in the Wind” que claramente questionava todo status quo social e político daquele tempo.

Entre 1964 e 1966, Dylan passou por um período de transição musical aproximando-se mais do Rock, tendo seus trabalhos aclamados pela crítica. Tanto que nesse período tornou-se influentes entre grandes artistas, como John Lennon. É dessa época que surge os mais clamados discos de sua carreira, com um repertório que conta com uma serie de canções que atravessam gerações, e renderam grandes frutos ao músico, como: “Maggie’s Farm”, “Subterranean Homesick Blues”, “Gates of Eden”, “It’s Alright Ma (I’m Only Bleeding)”, “Mr. Tambourine Man”, “Ballad Of A Thin Man”, “Like a Roling Stone”, “Just Like a Woman”, entre outras, inseridas em seus álbuns mais inspiradores: “Bringing It All Back Home” e “Highway 61 Revisited” de 1965 e o duplo “Blonde on Blonde”.

Por Imprensa do Rock


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque