news

Clipe de Coldplay com Beyoncé recebe críticas por apropriação cultural


No clipe, Beyoncé aparece caracterizada como uma atriz de Bollywood, o que gerou diversas críticas

Depois do sucesso da estreia do clipe de “Hymn For The Weekend”, de Coldplay em parceria com Beyoncé, algumas críticas começaram a surgir. No vídeo, Queen B aparece como uma atriz de Bollywood, com roupas tradicionais indianas, tatuagens de henna e com movimentos e gestos típicos, que caracterizam uma comunicação com o Deus deles. Para muitos, o conjunto da obra reforça estereótipos e não retrata, de fato, a Índia.

Uma blogueira indiana comentou o fato: “Quer retratar a Índia, entenda sua cultura rica e diversa primeiro! Antigos estereótipos não chegaram ao fim!”

Outros comentários semelhantes se espalharam pela internet. Ahmed Ali Akbar, membro do Buzzfeed, em Nova York, disse: “Nem sei o que dizer sobre esse vídeo do Coldplay, exceto: bandas de rock brancas, por favor, parem de filmar vídeos sagrados na Índia. Grato”.

Ahmed não parou por aí: “É louco como literalmente todos os clipes sobre a Índia batem na mesma tecla. Pintura sagrada, Bollywood, pobreza, espiritualidade. Por favor!”

 

Este não é o primeiro clipe criticado por apropriação cultural: “Bounce”, de Iggy Azalea, e “Lean On”, de Major Lazer, também sofreram acusações semelhantes. O filme “Quem Quer Ser Um Milionário”, que retrata um outro lado da Índia, também foi criticado.

E aí? O que você acha?

Por Isadora Ancora


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque