zoom

CRISE = OPORTUNIDADE


Grandes empresários brasileiros falam sobre os desafios da vida empreendedora em momento de recessão

O que a atual crise política e econômica do Brasil e o seu contexto histórico mostram diante dos nossos olhos é que não existe garantia pra nada. A lei pode mudar a qualquer momento para defender interesses distintos. De repente, uma pessoa que se aposentou descobre que tem que voltar a trabalhar por que um tribunal determinou e segue o baile.

Não existe escolha segura. Durante boa parte da vida eu ouvi que o caminho certo era ser funcionário público, por que assim estaria “garantido para sempre”. Essa é clássica ouvir por ai. É tentador de certa forma, mas sempre refutei a ideia de me acomodar com uma função e único objetivo. Até mesmo esse caminho é incerto atualmente com os cortes da máquina pública e dívidas do Estado.

Flávio Augusto é uma das maiores influências do empreendedorismo brasileiro com seu portal Geração de Valor.
Flávio Augusto é uma das maiores influências do empreendedorismo brasileiro com seu portal Geração de Valor. Em entrevista exclusiva para AV1S.
Zica Assis é cofundadora do Beleza Natural. Exemplo de resistência e visão à longo prazo.
Zica Assis é cofundadora do Beleza Natural. Exemplo de resistência e visão à longo prazo.

A rotina é uma grande perturbação para nossa geração. Não é o resto da vida que importa e sim sua totalidade. Ter uma empresa e colaborar com o contexto empreendedor me fez abrir os olhos. Por mais que você tente fugir da rotina, ela vai te perseguir se você é prestador de serviços. Se você atende 20 clientes ao mesmo tempo, tem 20 chefes ao mesmo tempo. Não existe esse lance de “ahh quero ser empresário pra não ter chefe” ou “quero montar meu próprio horário”. Não. Você não vai montar seu horário. Eles que vão montar, cabe você entregar no prazo e com a qualidade esperada.

O momento é excelente para a inserção de novas agências de conteúdo e branding no mercado publicitário. Com a crise, empresas são pressionadas a fazer cortes no orçamento a fim de manter suas previsões de lucro. Mudar a agência de comunicação da sua companhia é uma ótima forma de cortar gastos e maximizar a produção. Uma empresa nova, com soluções mais econômicas, pode entregar um trabalho com qualidade igual ou superior usando 60-70% do orçamento anterior. Os profissionais multidisciplinares vão tomar conta do mercado.

A hora é essa para o surgimento de novos projetos e formadores de opinião. Durante todos esses anos vivemos à sombra da Copa e das Olimpíadas e todos os investimentos giraram ao redor destes acontecimentos. O horizonte está amplo para quem quer inovar e fazer a diferença. Com a baixa credibilidade dos políticos nesse cenário, cada vez mais as pessoas irão dar ouvido ao seus semelhantes, filtrando o conteúdo transmitido pela mídia tradicional e identificando as farsas e os fantoches.

Muita gente está disposta a arriscar por que o “seguro” não inspira confiança nem empatia. Dessa vez nem a árvore da Lagoa está aí para nos confortar (anteriormente patrocinada pela Bradesco Seguros). 2017 será o ano das pessoas que estão dispostas a arriscar. A união é a melhor forma de diminuir os riscos. É o ano para ter resiliência e resistir, torcer para que seus colegas também tenham êxito. Ter a consciência que o sucesso deles é o seu também.

Confira esse vídeo exclusivo da AV1S mostrando a opinião de profissionais consagrados sobre a segurança no cenário empreendedor:

Participações de:
-Flávio Augusto (Dono do Orlando City e Fundador do Geração de Valor)
-Zica Assis (Sócia Beleza Natural)
-Pedro Salomão (Sócio Radio Ibiza)
-Luiza Trajano (Presidente Magazine Luiza)
-Fred Gelli (Criador dos Logos Olímpicos)

Por Marcos Klein, da A Vida É Uma Só


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque