zoom

Dia da MPB: a nova guarda da Música Popular Brasileira


17 de outubro é Dia da Música Popular Brasileira!

Em 2012, a ex presidenta Dilma declarou que o dia 17 de outubro seria o Dia Nacional da Música Popular Brasileira. O dia foi escolhido por ser o aniversário de nascimento de Chiquinha Gonzaga, a primeira compositora popular brasileira! Chiquinha nasceu em 1847 no Rio de Janeiro, e é dela a música “Ó Abre Alas”, que se tornou um hino do nosso carnaval brasileiro.

Além da pioneira, o Brasil é recheado de grandes nomes da MPB: Elis Regina, Chico Buarque, Milton Nascimento, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gal Costa, Ney Matogrosso, Tim Maia, Gilberto Gil, Cássia Eller, Cazuza, Nando Reis… E a lista continua!

Mas o que dá o nome, charme, peso, estilo e ritmo a nossa MPB, é a sua capacidade de se renovar. Seguindo exemplo e influência de sua trajetória, a música popular brasileira continuamente surge com novos grandes artistas dos quais podemos nos orgulhar!

Confira 5 desses artistas que dão novos nomes, sobrenomes, ritmos e, principalmente, uma nova cara à nossa MPB:

Marcelo Camelo

O ex integrante do Los Hermanos não só obteve muito sucesso com sua carreira solo, mas também com a nova banda (Banda do Mar) que criou ao lado da mulher, Mallu Magalhães, e Fred Ferreira. Cantor e compositor, Camelo consegue arrastar uma legião de fãs fiéis em qualquer projeto que inicie!


 

Liniker

Já dizem por aí que Liniker costuma ser amor à primeira vista, ou seria audição? O artista lançou vídeos no youtube que rapidamente viralizaram e conquistaram todo o Brasil. A mistura de black music, com soul, ritmos brasileiros e uma ideologia sem rótulos, Liniker é um dos maiores sucessos da nova MPB. Recentemente, o grupo Liniker & Os Caramelows lançou seu primeiríssimo álbum “Remonta”, com canções autorais, e atualmente está em turnê enchendo casas de shows por todo o Brasil.


Anavitória

Uma dupla que cultivou uma grande amizade e dela nasceram músicas encantadoras. O charme de Ana e Vitória, com o sotaque de Araguaína, Tocantins, dedilhados de violão e letras românticas, chamaram a atenção de Tiago Iorc. O próprio cantor decidiu produzir um EP das meninas, e desde então elas vêm bombando na internet! A dupla está fazendo shows pelo Brasil e recentemente lançou seu primeiro videoclipe com a música “Agora Eu Quero Ir”.


Tiê

Já foi modelo, vocalista de apoio de banda, dona de brechó, mas foi como cantora que ela ganhou o coração e os ouvidos dos brasileiros. Tiê foi indicada ao VMB em 2009 na categoria MPB e em 2015 foi a vencedora do Prêmio Extra de TV 2015 por Melhor Tema de Novela, com a música “A noite”, de “I love Paraisópolis”. Suas letras são inteligentes, românticas e com melodias muito agradáveis!


Roberta Sá

Uma cantora de música popular brasileira com uma influência fortíssima no samba de raiz! Teve seu primeiro disco lançado em 2004 e em 2009 lançou  o DVD do show “Que Belo Estranho Dia para se Ter Alegria”, com participações de Ney Matogrosso e Chico Buarque. Seu último álbum lançado em 2015 contou com a participação de Martinho da Viola, que compôs uma inédita especialmente só pra ela.

 

Por Rebeca Dantas

 

 

 


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque