zoom

Em comemoração dos seus 50 anos, Salgadinho prepara grande turnê para 2020


Cantor fala da colaboração de Thiago Brava na canção ‘Sorte de Aprendiz’, seu mais novo hit

O cantor Salgadinho encerra o ano de 2019 com chave de ouro. Em parceria com Thiago Brava, dono do hit ‘Dona Maria’, os cantores misturam o pagode com sertanejo, e, lançaram neste mês de novembro, o single e clipe ‘Sorte de Aprendiz’.

Tivemos a oportunidade de entrevistar essa figura icônica do Samba e Pagode, onde falou sobre seu novo trabalho que traz a mistura de gêneros totalmente distintos, que para o artista foi bem fácil, pois observa a junção desses dois ritmos há muitos anos. “Eu observo que o sertanejo já vem tocando samba e forró há muitos anos, a nomenclatura tem variado, mas é só uma roupagem nova que usam, aliás bem charmosa”, diz Salgadinho.

O cantor também conta que a ideia de convidar Thiago Brava se deu logo após uma confissão do sertanejo durante a gravação de um DVD em Goiânia.

“Tenho recebido inúmeras música legais, algumas de uma galera de Goiânia que é o núcleo do sertanejo, entre elas a música ‘sorte de aprendiz’, desde de que a recebi tinha vontade de gravar, mas sozinho não fazia sentido”, revelou o sambista. Assim que Thiago falou que sua primeira experiência foi com o pagode, pronto! Foi a deixa que o Salgadinho precisava. “Conheci o Thiago na gravação de um DVD que participei em Goiânia, e no nosso primeiro papo ele me disse que sua primeira experiência profissional foi no pagode e falou sobre a influência do meu trabalho e do samba na vida dele. Pronto, era o que eu precisava. Trocamos figurinha e surgiu essa parceria”, completou o artista.

Mas essa não é a primeira vez que o cantor mistura gêneros, para quem o acompanha desde o início de sua carreira, sabe que ele costuma fazer muitos sons inusitados, como por exemplo, o encontro que ele teve com o guitarrista Steve Vai e com a banda internacional Big Mountain. “Quem acompanha meu trabalho desde o início sabe da minha paixão pela música no contexto geral, já fiz muito som inusitado, um que foi registrado infelizmente somente em fotos com o grande guitarrista Steve Vai, já em 2012, teve Gimme Samba Reggae com a Banda internacional Big Mounthain”, conta. Fora suas músicas cantadas em forró. “Tenho um trabalho cantando meus sucessos em rotina de forró, agora tem essa mistura de samba com sertanejo com ‘Sorte de Aprendiz’”.

Além de ‘Sorte de Aprendiz’, Salgadinho também gravou as faixas ‘Sol & Sal’ com Ferrugem e ‘Química do Amor’ com Mumuzinho e Suel. Ele nos revelou que espera lançar o restante do EP até o fim do ano, “mas só temos um mês para finalizarmos o ano vamos ver”.

50 anos de idade e turnê 2020

Completando 50 anos e com a repercussão positiva de seu trabalho, Salgadinho promete levar uma grande turnê para 2020, com grandes lançamentos. “Tenho recebido muitos elogios dos contratantes e do público pelas redes sociais. 2019 foi um ano de shows e lançamentos vitoriosos e maravilhosos. Comemorar 50 anos presenteando meu público com uma turnê marcante em 2020 vai ser épico e emocionante com certeza!”, afirma o cantor. Sua última turnê passou por 19 Estados, 80 cidades e levou mais de 400 mil pessoas aos shows.

Precursor do movimento pagode anos 90 e idealizador do projeto “Amigos do Pagode 90”, Salgadinho confessa em entrevista que não sente falta da década em que iniciou sua carreira, segundo o artista, tudo tem sua época. “Não dá para sentir falta, são coisas diferentes – tudo a sua época – me preparei para amadurecer na música, hoje olho para trás e vejo que eu ‘sou um dos protagonistas’ da geração 90, isso vai estar escrito para sempre, épocas vão passar e vão permanecer os registros das obras e seus protagonistas”, conta.

Hoje o artista colhe somente os bons frutos de toda uma história de trabalho. “Hoje colho as benesses desse meu trabalho e das minhas escolhas no passado, mas o passado fica lá mesmo (risos)”, completa Salgadinho.

Com toda sua trajetória profissional, o cantor afirma que hoje é um “Salgadinho experiente e também realizado”.

Por André Silva


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque