zoom

Especial Dia do Rock: top 5 de melhores álbuns dos anos 1990


O Dia do Rock é 13 de julho e, para comemora, listamos alguns álbuns poderosos deste gênero musical

E vem chegando mais um tradicional Dia do Rock, comemorado em 13 de julho, dia em que somos levados a ouvir e pensar este, que é gênero musical mais emblemático da história da música.

Há várias formas de comemorar, então escolhemos uma bem peculiar e que ao mesmo tempo mostra o quão poderoso tem sido o rock nas últimas décadas: vamos fazer um top 5 de melhores álbuns do gênero lançados nos anos 1990.

Os anos 1990, para quem não viveu, foi uma das épocas mais férteis do universo rock em toda a história. Grandes álbuns e dois movimentos musicais/culturais que mudaram a história da música americana, europeia e mundial: o grunge e o britpop.

O grunge teve vida no início dos anos 1990 com o Nirvana e o Pearl Jam liderando o movimento nos Estados Unidos e no mundo. O seu fim se deu em meados de 1994, quando o líder do Nirvana, Kurt Cobain, se matou com um tiro em sua cidade natal Seattle. A partir daí houve um desmoronamento do movimento e somente o Pearl Jam sobreviveu bem.

Logo após, do outro lado do Atlântico surgiu o britpop, com o Blur e o Oasis liderando e quase matando uns aos outros. Essa, por sinal, foi a característica principal do movimento: brigas entre as bandas. O Oasis saiu-se vencedora e lançou um dos álbuns mais vendidos da década, e que está no top 5.

Fiquem agora com o top de melhores álbuns dos anos 1990  

5 – Oasis: (What’s the Story) Morning Glory?

Um dos álbuns mais vendidos das últimas décadas, o segundo trabalho da banda inglesa conquistou o mundo e transformou o Oasis em febre mundial, sendo até comparado aos Beatles (isso na Inglaterra somente). “Wonderwall”, “Don’t Look Back In Anger” e “Champagne Supernova” foram as três principais músicas do álbum, que certamente qualquer pessoa que gosta de rock conhece. O principal trabalho da banda e que marcou o apogeu do britpop no mundo.

4 – Smashing Pumpkins: Mellon Collie and the Infinite Sadness

Em meados dos anos 1990, o grunge estava sumindo e o britpop aparecendo. E neste meio termo apareceu este que é um dos álbuns mais emblemáticos da história. O trabalho duplo dos americanos de Chicago foi gravado em meio a ataques de perfeccionismo do líder da banda, Billy Corgan. Esta paranóia por perfeição fez do álbum uma das experiências mais lindas para alguém que o escuta. Destaque para “Tonight, Tonight”, “Thirty-Three” e “1979”.

3 – Alanis Morissette: Jagged Little Pill

Trabalho que reinou nas paradas mundiais no meio dos anos 1990, apresentou ao mundo uma das roqueiras mais viscerais e talentosas da história. Alanis tinha um frescor juvenil que não se via na época. Com letras fortes e ousadas (no sentido literário), Jagged Little Pill logo se transformou num mega sucesso de vendas, e de crítica e entrou para a história como um dos álbuns mais vendidos da década. Destaque para “You Oughta Know”, “Ironic”, e todas as outras.

2 – Nirvana: Nevermind

Álbum que abriu oficialmente os anos 1990 e apresentou o novo movimento que iria dominar o universo na primeira metade da década de 1990. Nevermind é poderoso do início ao fim e mostra uma banda que já nascia icônica. Com letras inesquecíveis, todas as músicas do trabalho viraram hits, e o primeiro dos clipes, “Smells Like Teen Spirit” entrou para a história da cultura pop como um dos vídeos mais sensacionais já feitos. Uma pena o grupo ter acabado tão cedo, pois Kurt Cobain tinha ainda muita lenha para queimar, musicalmente falando.

1 – Radiohead: Ok Computer

Ok Computer não é somente o melhor álbum dos anos 1990, é também um dos cinco melhores trabalhos de uma banda de rock na história da música. O álbum serve tranquilamente como uma virada, como se ele apresentasse um novo estilo, um novo mundo, as pessoas. Tudo soava novo, inteligente, icônico, épico… Um trabalho que já na primeira audição dava para perceber a sua qualidade sem igual. O Radiohead nunca mais foi o mesmo depois de Ok Computer e depois de canções como “Karma Police”, “No Surprises”, e outras muitas.

Por Cabine Cultural


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque