zoom

Eventos virtuais lembram os 30 anos da morte do cantor e compositor Gonzaguinha


Há 30 anos – no dia 29 de abril de 1991, um acidente de carro no Paraná causou a morte de  Gonzaguinha, autor de alguns dos maiores sucessos da MPB e cujas canções foram imortalizadas na voz de alguns dos maiores nomes da MPB

Há 30 anos – no dia 29 de abril de 1991, um acidente de carro no Paraná causou a morte de  Gonzaguinha, autor de alguns dos maiores sucessos da MPB e cujas canções foram imortalizadas na voz de alguns dos maiores nomes da MPB, sento tocadas até hoje. Para lembrar a data alguns eventos virtuais acontecem de hoje até o final de semana, celebrando a vida e a obra de um dos principais nomes da nossa música.

Filho adotivo de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e da cantora, compositora e dançarina Odaléia Guedes dos Santos, Gonzaguinha foi um artista singular, de resistência e legado inegável para a música brasileira. Em sua obra surgiram dezenas de canções que ainda hoje são sucesso: “O que é o que é?”, “Lindo lago do amor”, “Sangrando”, “Grito de Alerta”, “Começaria tudo outra vez”, “Espere por Mim Morena”, “Diga Lá Coração”, entre tantas outras.

Entre as celebrações está a comandada pela cantora Leila Pinheiro, intérprete habitual do artista, que realiza live em seu canal do Youtube no sábado, 1º de maio, às 21 horas. Leila já gravou várias músicas do artista em suas quatro décadas de carreira, e em 2000, gravou o álbum “Reencontro”, dedicado às músicas de Ivan Lins e Gonzaguinha. A live, ao som do piano e da voz, terá no repertório “Explode Coração”, “Grito de Alerta”, “Espere Por Mim”, “De Volta ao Começo”, entre outras. O evento conta com ingresso colaborativo, que pode ser adquirido pelo Sympla a partir de R$ 25.

O ator e cantor Rogério Silvestre programou o show virtual “Gonzaguinha: O Eterno Aprendiz – 30 Anos de Saudades”, que ocorre às 19h30min desta quinta, no canal do Youtube do Teatro Rival Refit. O artista une a música e o teatro durante a transmissão. Ele interpretará o próprio Gonzaguinha, o personagem central da narrativa e mostrará momentos marcantes do compositor carioca. A obra será exibida direto do Teatro Rival Refit e contará com as participações dos músicos Rafael Toledo (violão e voz), Cacá Franklin (percussão), Dudu Dias (baixo) e Paulo Bonfim (bateria), além da cantora Imyra Chalar.

A cantora Bruna Caram, que lança até o final do ano o disco “Afeto e Luta – Bruna Caram canta Gonzaguinha”, realiza live em seu perfil do Instagram @brunacaram, em referência a Gonzaguinha. Na transmissão ao vivo de hoje, 28, com a participação de Zé Renato, Jean Wyllys, Zeca Baleiro, Laura Carolinah, Leila Pinheiro, Luciana Mello e Diego Moraes. “Eu chamei alguns amigos e conhecidos para a live. Tanta gente quis participar que desdobrei em dois dias. Será uma grande festa, um grande encontro para poder trocar música com muita consciência”, explica ela.

Ao lado do músico Jorge Mendes e do ator e cantor Rogério Silvestre, Sandro Melo entoa sucessos de Gonzaguinha, em transmissão ao vivo (e gratuita), no sábado (1º/5), às 19h, por meio de sua conta no Instagram. Desde 2017, Sandro Melo apresenta o musical “Gonzaguinha, saudade”, inspirado no último show realizado pelo artista.

Veja agora alguns vídeos com o artista cantando alguns de seus maiores sucessos:

 

 

 

Por A. Dayrell


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque