zoom

Há 11 anos, o Super Junior lançava seu álbum de estreia, relembre


Com os singles “Twins” e “Miracle”, disco lançou um dos maiores nomes da música coreana

Há exatos 11 anos, o Super Junior fazia sua estreia oficial no mercado fonográfico coreano com o disco Super Junior 05. Também conhecido como “Twins”, nome do primeiro single extraído do trabalho, o álbum catapultou o grupo para o estrelato não apenas na música, mas em diversas vertentes do entretenimento coreano.

Antes do disco, o Super Junior havia sido apresentado ao público na parceria com seus colegas de gravadora, o TVXQ, na canção natalina “Show Me Your Love”. A formação original do Super Junior era composta por 12 integrantes: Leeteuk, Heechul, Han Geng, Yesung, Kangin, Shindong, Sungmin, Eunhyuk, Donghae, Siwon, Ryeowook e Kibum. Kyuhyun só seria adicionado ao grupo no próximo ano, com o lançamento do single “U”. Logo em sua estreia, o carisma do grupo conquistou os coreanos e garantiu a participação dos integrantes em programas de variedade e reality show. A ideia da SM Entertainment, gravadora que lançou a banda, era não apenas conquistar notoriedade na música, mas também em filmes, novelas e programas de TV e, neste último, a vertente humorística do grupo garantiu o destaque do SuJu na televisão.

O nome do disco, Super Junior 05, indicava que o grupo teria uma formação rotativa e que essa era a versão de 2005 do projeto. No entanto, o sucesso dos integrantes individualmente e como unidade garantiu que grande parte do grupo permaneça junto até hoje e que a ideia de rotatividade caísse por terra.

O single “Twins (Knock Out)” é uma versão da canção “Knockout”, do grupo britânico de pop rock Triple 8. O Super Junior manteve a mescla de guitarras e versos em rap da música dos britânicos e adaptou a letra, que fala sobre conflituosos sentimentos por uma garota que brinca com os sentimentos de seu amante. Compare as duas versões:

Outra música de trabalho do disco foi “Miracle”, talvez a canção que mais remeta ao início da carreira do grupo. Ao contrário de “Twins”, que vai na esteira do rock, “Miracle” é uma canção pop animada, que fala sobre a alegria que uma pessoa especial trouxe para a vida de alguém. O otimista refrão que canta que “a vida não poderia estar melhor” é um dos mais marcantes na discografia do grupo.

A balada “You Are The One” e a alegre “Way Of Love” também foram divulgadas pelo grupo, mas não foram promovidas oficialmente como singles. As canções embalaram o primeiro reality show estrelado pelo SuJu, o “Super Junior Show”.

Outras faixas do disco são “So I”, “Rock This House”, “Over”, “L.O.V.E”, “Keep In Touch” e “Believe”, sendo as duas últimas covers de canções da banda japonesa EXILE. A baladinha “So I” emocionou os fãs brasileiros durante o show que o grupo fez em São Paulo em 2013:

Hoje o Super Junior é indiscutivelmente um dos maiores nomes da música coreana e asiática. Além da adição de Kyuhyun, o grupo posteriormente ganhou dois integrantes no sub-grupo Super Junior M, Henry e Zhoumi. Han Geng, deixou o grupo após uma disputa judicial com a SM Entertainment por questões contratuais e Kibum foi se afastando gradualmente das atividades com o grupo e, após um hiato de seis anos, anunciou sua saída oficial da gravadora em 2015.

Por ShaKin’ Pop


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque

Por favor, anexe uma imagem com 920 pixels de largura e 625 pixels de altura.