Era uma sexta-feira, dia 18 de março, de uma semana turbulenta para todos os brasileiros, onde argumentações políticas eram feitas por toda parte. Neste dia, na Lapa, aconteceu o show “A Mulher do Fim do Mundo”, de Elza Soares como participação especial de ninguém menos que Caetano Veloso. A noite prometia ser inesquecível, mas foi além disso: foi HISTÓRICA!
Midiorama estava lá e, no backstage, foram entrevistado o estilista Leo Belicha, a cantora Iza, o jornalista Zeca Camargo, a cantora Vanessa da Mata, o cantor Marcos Lessa, o grupo de atores que participam do show e o músico e ator Rubi. Além da própria diva da música brasileira, Elza Soares, que deu um depoimento sobre o atual momento do Brasil. Confira:
“A Lapa é o reduto do samba, reduto de alegria, dos prazeres… Enfim a Lapa é tudo!”_ Diz Elza Soares
“(…)Uma mulher que não é do fim do mundo, ela é do começo do mundo! Ela tava lá, ela viu tudo, ela transformou tudo e hoje vai tocar pra gente aqui no Circo Voador.”_ Disse Zeca Camargo antes mesmo de começar o show.
O público era eclético, como já é característica da Lapa, mas em sua maioria eram jovens. Alguns foram para o show direto de passeatas que aconteciam no centro do Rio de Janeiro. O clima era de entusiasmo por assistir dois grandes ícones da música brasileira, juntos, no palco emblemático do Circo Voador, mas havia uma inegável sensibilidade política naquele dia, com aquela plateia. O show foi emocionante, a resposta do público imediata e passional.
“Ela tá comandando a plateia com o mínimo de palavras possíveis (…) É quase como se ela não precisasse falar. É um poder muito grande no palco! Fiquei muito feliz de vê-la assim!”_ Diz a cantora Vanessa da Mata sobre a performance de Elza Soares
A participação de Caetano Veloso, que cantou três músicas com Elza Soares, foi apoteótica. Assistir a dois mestres, naquele palco para um público jovem ávido pelas mensagens que as músicas passam, foi uma experiência única! Com certeza, o show do dia 18 de março marcou a vida daqueles ali presentes e mostrou que a música brasileira se renova a cada dia.
“Essa galera, dessa geração e dessa época, eles falavam mais tranquilamente sobre política. A gente já é muito desgastado, não acredita mais na política. É diferente!” _Diz Vanessa da Mata
“Tem um público que se renova, com a música brasileira de qualidade dela.”_Conclui Vanessa.
“Vivemos um dia histórico hoje, daqueles de antigamente… Em todo esse contexto, ver o povo respondendo e ela (Elza) conduzindo e inflamando, não de uma forma agressiva, mas de engajamento e de luta. (…) Me enche de fé, de alegria e de esperança, ver Elza Soares no alge de seus 80 e tantos anos, aclamada e consagrada, pela novíssima geração brasileira.”_Diz o cantor Marcos Lessa sobre o show.
E o que a própria Elza Soares nos diz nesse momento?
“(…) Meu partido é o povo! Eu sou do partido do povo! Então é muita luta, é muita luta, é muita luta! E vamos embora, esse país não pode ficar à mercê de nada. Entendeu?! Ele é muito grande! É um país muito rico! E vamos nós!”
Por Natália Brandão