zoom

Hoje é o dia mundial do rock, bebê! Entenda a data e porque ela só é comemorada no Brasil


A data celebra anualmente o gênero musical e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985

O dia 13 de julho é reconhecido no Brasil como o Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente o gênero musical e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985. Nesse dia Phil Collins, durante sua partipação no evento, afirmou que gostaria que aquele fosse considerado o “dia mundial do rock”.

Apesar de se chamar “Dia Mundial do Rock”, a data só é comemorada no Brasil. Ela começou a ser celebrada em meados dos anos 1990, quando duas rádios paulistanas dedicadas ao rock – 89 FM e 97 FM – começaram a mencionar a data em sua programação. A celebração foi amplamente aceita pelos ouvintes e, em poucos anos, passou a ser popular em todo o país. Entretanto, essa data é completamente ignorada em todo o resto do mundo.

Outros países e localidades não têm uma data específica para celebrar esse estilo musical ou o fazem em outras datas. Nos EUA por exemplo, algumas pessoas comemoram a data no dia 9 de julho, em homenagem ao programa “American Bandstand, de Dick Clark, programa que estreou nessa data e ajudou a popularizar o gênero.

Por ser uma data definida arbitrariamente e sem respaldo em outros países, especialistas em música contestam essa escolha. Eles sugerem outras datas que seriam mais significativas para a história do rock e que, portanto, mereceriam ser o verdadeiro Dia do Rock. Entre elas, estão o dia 5 de julho, quando, em 1954, Elvis Presley, ao lado de Scotty Moore (guitarra) e Bill Black (contrabaixo), gravou uma versão de That’s All Right de Arthur Crudup e 9 de fevereiro, quando, em 1964, a banda The Beatles se apresentou pela primeira vez nos EUA.[5]

Por ser uma data definida arbitrariamente e sem respaldo em outros países, especialistas em música contestam essa escolha. Eles sugerem outras datas que seriam mais significativas para a história do rock e que, portanto, mereceriam ser o verdadeiro Dia do Rock. Entre elas, estão o dia 5 de julho, quando, em 1954, Elvis Presley, ao lado de Scotty Moore (guitarra) e Bill Black (contrabaixo), gravou uma versão de “That’s All Right” de Arthur Crudup, ou então o dia 9 de fevereiro, quando, em 1964, a banda The Beatles se apresentou pela primeira vez nos EUA.

Para relembra a data veja abaixo a gravação de Elvis para “That’s All Right”, uma apresentação de “Twist & Shout”, dos Beatles em sua primeira passagem pelos EUA e Bob Dylan cantando “Like a Rolling  Stone”, que ocupa a primeira posição na lista das 500 maiores músicas de todos os tempos, elaborada pela revista Rolling Stone.

Confira abaixo!

 

Por A. Dayrell


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque