zoom

Joshua Bassett, a estrela em ascensão que você precisa conhecer!


Em uma entrevista exclusiva, Joshua Bassett comenta sobre o lançamento de seu EP e sua parceria com Sabrina Carpenter

Com apenas 20 anos, o cantor, compositor, multi-instrumentista e ator Joshua Bassett é um dos fortes nomes para ficar no nosso radar. O carisma e o talento de Joshua acaba tendo como resultado o forte apoio que ele recebe nas redes sociais. Com 2,5M de seguidores no Instagram, sua fanbase só cresce mundialmente e aqui no Brasil são inúmeras as vezes que os fãs levantaram seu nome e suas músicas aos Trending Topics do Twitter.

Bassett está estrelando a série original do Disney+ “High School Musical: The Musical: The Series”, trabalhando no lançamento de seu primeiro EP enquanto lida com os holofotes e explora sua paixão pela música. Com forte influência de Ed Sheeran, John Mayer e Sara Bareilles, Joshua cresceu rodeado por música – seu pai tocava piano profissionalmente, e sua mãe sempre o encorajou  na música, desde quando aprendeu a tocar bateria quando pequeno. Bassett nasceu e foi criado em Oceanside, Califórnia. Durante a adolescência foi se aprofundando na música e na atuação, tendo estrelado diversas produções musicais na adolescência.

Na última segunda-feira (25), tivemos a oportunidade de conversar um pouco com Joshua e entender de onde vem sua paixão pela música e a reciprocidade do carinho que ele tem com os fãs.

Primeiramente, gostaríamos de te parabenizar porque passei a tarde ouvindo seu EP e fiquei encantado pelas seis músicas. Como você descreve sua relação com as seis músicas que marcam seu primeiro trabalho musical autoral? Foi algo que mudou bastante com o tempo?

Joshua: Muito obrigado! Acho que naturalmente, a relação com as músicas vai mudando com o tempo. Como você viu hoje, a experiência que sentiu ouvindo é o que queria passar. Mas o que mais gosto do EP, é que cada música tem sua própria história, e podem viver no seu “próprio mundo”. Acaba sendo um conjunto da obra, cada parte tendo sua devida importância.

O que você mais valoriza numa música? E o que você realmente espera transmitir nas suas músicas? 

Joshua: Honestidade é algo que valorizo muito. Acho que em qualquer hora que conseguimos ser honestos, e vulneráveis da maneira que seja pra você, acho que não tem como errar. Você acaba mostrando a sua verdade, e é desse lugar que vejo que a arte vem da melhor forma.

Créditos da imagem: Sarah Barlow + Stephen Schofield

Falando agora sobre “Only a Matter of Time”, você pode me contar um pouco mais sobre o processo criativo por trás dessa música?

Joshua: Claro! Eu escrevi essa música na verdade em 20 minutos, escrevi junto com a incrível Amy Wadge e apenas fluiu. Eu acho que essa música tem aquilo de se sentir errado sobre uma pessoa, mas saber que vingança não é algo que vale a pena, que a melhor coisa é que acaba sendo uma questão de tempo para a pessoa ter sua lição. Que acaba não sendo nosso papel de fazer algo, que o universo, o karma, a justiça vão tomar conta até a verdade chegar nas pessoas.

Onde você se vê emocionalmente e mentalmente agora no quesito profissional? 

Joshua: Vejo que estou amadurecendo bastante, me sinto muito confortável num estúdio. Sinto que estou aprendendo bastante e esse ano já tem sido grandioso pra mim, em termos de aprendizado. Eu estou me aprofundando em produção musical, entendendo ainda mais do que gosto, o que vai em cada parte de arranjo musical nas músicas, e isso está sendo algo novo pra mim. Sinto que cresci muito já nesse último ano, mas ainda sei que tenho muito a aprender. Estou bem animado para trabalhar nos meus próximos projetos e continuar a crescer.

Qual foi a música mais difícil de compor para o EP? 

Joshua: Pergunta interessante, porque é algo que foi mudando. Mas acho que “Do It All Again” foi a que mais deu trabalho, foi um processo interessante. A parte de guitarra da música acaba sendo um elemento bem marcante e importante que estava na minha cabeça, era algo especial e essencial, e eu não queria estragar de nenhuma forma. Então acabei revisitando a música durante alguns meses, de vez em quando escrevia um pouco e voltava. Então diria que “Do It All Again” acabou sendo a que mais demorou para sair da minha cabeça para o papel.

Você tem alguma dica para lidar com esse bloqueio criativo? Eu li um livro que você recomendou, o “Grande Magia” da Elizabeth Gilbert e eu fiquei obcecado. Vou aproveitar e te recomendar um livro também, “O Alquimista” do Paulo Coelho. 

Joshua: Eu sempre amo uma boa recomendação de livro! Muito obrigado. Eu fico feliz que você tenha lido “Grande Magia”, esse livro foi muito importante pra mim. Honestamente, eu acredito muito em escrever o que sentimos. Algumas vezes, você tem que escrever dez músicas ruins até sair uma boa. Na realidade, acaba sendo uma maneira de colocar pra fora e ninguém vai necessariamente ouvir aquelas músicas em específico, é algo que você mesmo pode classificar depois. Então diria que a dica é escrever o que você sente, acaba sendo uma questão de disciplina. A criatividade pode vir depois de você colocar esses sentimentos para fora! Algumas vezes não podemos esperar a inspiração vir, precisamos criar esse espaço para ela poder vir.

Créditos da imagem: Sarah Barlow + Stephen Schofield

O apoio que você tem recebido dos fãs brasileiros tem sido lindo e intenso! Você tem um fã site chamado Joshua Bassett Brasil, e eu sempre vejo eles fazendo ações para reunir os fãs. Como você se sente quando lembra que agora tem fãs por todo o mundo?

Joshua: É muito doido pensar nisso. Eu sou realmente muito grato por cada pessoa que me apoia, isso significa tudo para mim. É realmente doido pensar que você lança uma música e pessoas de todo mundo estão ouvindo, é algo realmente muito doido de se pensar.

E o que você diria para os fãs brasileiros que estão tão animados com a possibilidade de você visitar o país um dia?

Joshua: Estou tão animado quanto eles! O amor que recebo dos meus fãs brasileiros tem sido esmagadoramente incrível, eu fico tão animado com a possível oportunidade de um dia visitar o país e conhecer alguns deles.

E você tem uma parceria com a Sabrina Carpenter no seu EP! Sei que estão todos bem animados para o lançamento. Qual foi o processo criativo por trás dessa parceria?

Joshua: Estava com essa ideia na cabeça, e ainda não conhecia a Sabrina. Então, eu conversei com a minha gravadora e eles falaram “vocês se seguem no Instagram, então manda uma mensagem pra ela!”. E foi assim que fiz, ela respondeu para eu mandar a música, enviei tudo direitinho e felizmente ela gostou e conseguimos finalizar ela juntos. Acabou sendo muito especial!

E o que podemos esperar de você esse ano? Temos uma nova temporada de High School Musical: The Musical: The Series vindo aí, o lançamento do seu EP. O que seus fãs podem esperar? 

Joshua: Eu vou continuar fazendo o que amo, e tenho muita coisa que ninguém ouviu ainda, digo de músicas, porque muitas delas eu acabava postando trechos no Instagram. Mas tem músicas que ainda não vão ser lançadas e não posso falar muito agora, mas vou continuar trabalhando com o que amo e estou muito animado em poder compartilhar tudo em breve.

Joshua Bassett – EP tem data de lançamento para 12 de março! Seu último lançamento, “Only a Matter Of Time” já está disponível e a faixa combina seus vocais vulneráveis ​​com piano e violão. O videoclipe também já está no Youtube, e o ângulo fechado apenas aumenta a intensidade emocional da música do cantor. Confira:

Por Balde de Pipoca


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque