news

“Meu Bairro, Minha Língua” celebra reabertura do Museu da Lingua Portuguesa em SP, do qual fará parte do acervo


Canção reúne vozes da lusofonia como Vinícius Terra, Elza Soares e Linn da Quebrada, e faz parte de um projeto que conta com videoclipe, documentário e uma websérie

Fechado após um incêndio acontecido em 2015, o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, voltou às suas atividades neste domingo, dia 1º de agosto, com a presença de autoridades do Brasil e de Portugal. Considerado um dos mais importantes do país, o Museu ganhou novidades no acervo, entre elas o videoclipe de uma canção que aborda a descolonização da língua.

“Meu Bairro, Minha Língua” propõe em seus versos a redescoberta de nossas raízes, heranças culturais e relações históricas, por intermédio de vozes potentes de artistas de Portugal, Brasil e Cabo Verde. “A música fala de reconexão e reconstrução de laços. E também do pensamento de uma nova lusofonia, necessário neste período de pandemia, quando muitas vozes ecoaram por direitos ainda não conquistados”, comenta o compositor Vinicius Terra, rapper da Pavuna (Rio de Janeiro), ativista cultural e professor de português e literatura.

Vozes consagradas do universo da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), como a carioca Elza Soares e a paulista Linn da Quebrada, a fadista portuguesa Sara Correia e o músico, compositor e ativista cabo-verdiano Dino D’Santiago, além do próprio Vinicius Terra, participam da iniciativa. “O empoderamento da sociedade civil se dá por meio de iniciativas como o Vidas Negras Importam e o movimento LGBTQIA+.  Todos ligados por uma narrativa de pensar a memória afetiva por intermédio da língua e de seus bairros de origem”, destaca Vinicius.

A música, produzida à distância devido à pandemia da COVID-19, conta com videoclipe, documentário e uma websérie (em 8 episódios, já disponíveis em  https://www.youtube.com/viniciusterrabr ) sobre o processo criativo da canção. Além da transmissão no Youtube, a websérie foi exibida na RTP África (canal de TV com alcance em Portugal e em todos os países de língua portuguesa do continente africano). Após o lançamento da canção/videoclipe a websérie ganhará também transmissão no Canal Futura e no Globoplay.

A música “Meu Bairro, Minha Língua” já está disponível em toda as plataformas digitais. O projeto tem foco na percepção das mudanças no idioma e em como cada artista local compreende e percebe a questão linguística e a memória afetiva de seu bairro de origem em suas criações. A música conta ainda com a colaboração do duo português Lavoisier e do percussionista Gabriel Marinho. O videoclipe, a websérie e o documentário foram dirigidos por Victor Fiúza (diretor do clipe “Ok Ok Ok”, de Gilberto Gil, e de documentários como “Racionais MC’s: Uma História Musical” e “Quatro Dias Com Eduardo”). O projeto foi patrocinado pela EDP Brasil.

Por Alex Dayrell


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque

Por favor, anexe uma imagem com 920 pixels de largura e 625 pixels de altura.