O paulista Monkey Jhayam, hoje um dos principais expoentes da cultura sound system na América Latina, se uniu ao grupo baiano Afrocidade: desse encontro nasceu a música “2020 Volts”, lançada hoje em todas as plataformas de streaming e que chega com clipe.
Como tanto Monkey Jhayam quanto o Afrocidade são conhecidos pelas letras politizadas, a nova canção, produzida por DJ B8, é uma crítica social às fake news e aos momentos turbulentos na política. O clipe também chega com altíssima energia, misturando o pagodão baiano do Afrocidade com o ghettotech, rock, global bass de Monkey Jhayam.
A letra denuncia a onda de informações falsas que se espalham facilmente através de mensagens via celular, manipulação de dados e todo o fluxo de rede coletado por empresas mal intencionadas que visam controlar a massa. Massa essa, que inclui todos os cidadãos. “Tô no meio do moio também”, cantam Monkey Jhayam e MC DO, vocalista do combo baiano Afrocidade. O protesto musical do encontro não perdoa ninguém criticando desde o discurso fascista do poder executivo, até a destruição sem precedentes do meio ambiente, o genocídio nas quebradas e o descaso com a saúde e com a ciência.
“Em meio ao atual cenário apocalíptico do Brasil, a música foi se desenvolvendo aos poucos e a cada confirmação do texto com algum acontecimento da vida real, fomos entendendo que a música tinha que ter um nome pra expressar esse momento da história. Surgiu então o nome “2020 Volts” para marcar o que foi esse ano, que marca tanto o fim como o início de uma nova década”, afirma Monkey Jhayam.
Confira:
Por A. Dayrell





