“É com imenso pesar que devemos anunciar a morte, em 19 de fevereiro de 2022, de Gary Brooker […], cantor, pianista e compositor do Procol Harum, uma luz radiante e insubstituível na indústria da música”, escreveu o grupo no seu ‘site’ oficial na Internet. Uma notícia que poderia passar em branco, pois pouca gente sabe quem foi Gary ou conhece hoje o grupo Procol Harum.
Ocorrida no sábado, mas anunciada somente hoje, a morte de Gary ganha peso por causa de “A Whiter Shade of Pale”. Muita gente também pode não reconhecer o nome da música, mas a canção faz parte da história – ela é uma das músicas mais executadas da história. Uma mistura de rock progressivo com música barroca, ela foi regravada por mais de 1000 artistas em todo o mundo – no Brasil ela foi inspiração para Roberto Carlos compor “O Tempo Vai Apagar”.
Lançada em 12 de maio de 1967, chegou ao primeiro lugar na UK Singles Chart, onde permaneceu por seis semanas, e logo depois escalou até a quinta posição na Billboard Hot 100, além de liderar as paradas musicais de vários países. Em 2004 foi anunciada como a canção mais executada em meios de comunicação do Reino Unido dos últimos 70 anos. Também em 2004, a revista Rolling Stone incluiu “A Whiter Shade of Pale” na sua lista das “500 melhores canções de todos os tempos”.
Foi indicada ao Grammy Award para melhor performance pop por uma dupla ou grupo em 1968. Ela foi introduzida no Hall da Fama do Grammy em 1998 e ao Hall da Fama do Rock and Roll em 2018. A música vendeu milhões de discos e atravessou mais de cinco décadas como um grande sucesso. Foi usada por Francis Ford Coppola em seu episódio do filme “Contos de Nova York”.
Veja agora o clipe original da canção:





