Fundada em 1988 por Victor Smirnov-Golovanov, coreógrafo e ex-primeiro bailarino do Ballet Bolshoi, com o objetivo principal de ser um dos baluartes do que considera uma das grandes heranças russas para a humanidade – a dança clássica – o Moscow City Ballet transformou-se, em apenas 18 anos, em uma das mais respeitadas companhias de dança do país. Sendo atualmente detentora de um dos maiores currículos de turnês por todo o mundo e dentro da própria Rússia: são mais de 2100 apresentações em todos os continentes, incluindo países como: Inglaterra, Bélgica, Estônia, Alemanha, Holanda, Hong Kong, Israel, Japão, Lituânia, China, Portugal, Filipinas, Polônia, Irlanda, Coréia, Singapura, Taiwan e Estados Unidos, entre outros.
A partir do final do outubro a companhia mostrará aos brasileiros quatro balés de repertórios completos, escolhidos entre os principais clássicos da dança: O Quebra Nozes, Romeu e Julieta, O Lago dos Cisnes e Cinderela. A turnê pelo país inicia-se pelo Rio de Janeiro (23, 24, 25, 26, 31 e 1º e 02 de novembro), e passa ainda por Juiz de Fora (30 de outubro), São Paulo (03 e 04 de novembro), Curitiba (06 de novembro), Belo Horizonte (08 e 09 de novembro), Santos (11 de novembro), Campinas (12 de novembro), Recife (14 e 15 de novembro), João Pessoa (17 e 18 de novembro), Brasília (21 e 22 de novembro) e Goiânia (23 de novembro)
A Companhia
Em 1988, Victor Smirnov-Golovanov — coreógrafo russo e antigo solista do Balé Bolshoi — fundou o Moscow City Ballet. No ano seguinte a companhia fazia sua estréia em Seul, Coréia. Ela é um fruto das reformas da Rússia pós-soviética e seu sucesso no exterior fez dela uma das que mais excursiona pelo mundo afora. Detalhe importante: trata-se de uma empresa privada, que não recebe subsídios do governo.
Victor Smirnov-Golovanov considera o balé clássico como uma parte importante da herança nacional russa e quer levá-lo ao público mais amplo possível, especialmente à nova geração de jovens apaixonados pelo balé.
Todas as produções de Smirnov-Golovanov, assim como suas versões de antigos clássicos, compartilham de um estilo e idéias claramente definidos, mantendo sempre sua identidade coreográfica e estabelecendo altos padrões de apresentação.
Foi na Inglaterra que a companhia colheu seus maiores louros, dando mais de mil e quinhentas apresentações desde 1991. O Moscow City Ballet também se apresentou na Bélgica, Chipre, Egito, Estônia, Alemanha, Holanda, Hong Kong, Israel, Japão, Lituânia e República Popular da China, além de Portugal, Filipinas, Polônia, Irlanda, Coréia, Singapura, Taiwan e Estados Unidos.
O Moscow City Ballet é reconhecido pela perfeição do seu corpo de baile, nas melhores tradições da escola russa de balé clássico. Esta posição é garantida pelos incessantes esforços, tanto de Victor Smirnov-Golovanov, quanto de sua esposa Ludmila Nerubashenko, nas produções e nos ensaios. As produções do próprio Smirnov-Golovanov, assim como as antigas versões dos balés clássicos, compartilham todas de um estilo, idéias e integridade coreográfica claramente definida, estabelecendo elevados padrões de apresentação.
A companhia conta com mais de cinqüenta bailarinos, e é integrada por jovens formados nas melhores academias de dança e escolas da Rússia e da Ucrânia, aí incluídas as de Moscou, São Petersburgo, Perm, Kiev, Novosibirsk, Alma-Ata, Baku, Erevan, Donetsk, Kharkov e Ufa. Recebe também a visita de solistas convidados do exterior. O Moscow City Ballet apresenta-se regularmente com sua própria orquestra, conduzida por seu regente principal, Igor Shavruk, e é constantemente requisitado em todos os continentes.
As primeiras bailarinas da companhia na turnê que vem ao Brasil são Gulmur Sarsenova, Maya Vishnyakova, Natalia Padalko e Valeria Guseva, e os bailarinos principais Sergei Zolotarov e Talgat Kozhabaev.
Victor Smirnov-Golovanov, Diretor Artístico
Personalidade notável das artes na Ucrânia, Victor é natural de Moscou. Formou-se na famosa Escola Coreográfica de Moscou e teve dentre seus professores nomes notáveis como Lavrovsky e Goleizovsky, assim como Balanchine e Jerome Robbins. Posteriormente tornou-se solista do Balé Bolshoi, onde atuou por mais de 20 anos. Entre 1970 e 1989 foi mestre de balé principal do Teatro de Ópera e Balé de Odessa. Em 1988 formou o Teatro de Balé Clássico de Smirnov-Golovanov (o Balé da Cidade de Moscou), com o objetivo de promover as idéias originais dos grandes coreógrafos do século XIX.
Ludmila Nerubashenko, Mestra de Balé
Ludmila é natural de Odessa. Após formar-se na Escola Coreográfica de Kiev em 1974, tornou-se solista do Teatro de Ópera e Balé de Odessa, onde seu repertório incluía cerca de trinta papéis principais. A partir de 1988 tornou-se solista principal e professora do Teatro de Balé Clássico de Smirnov-Golovanov (o Balé da Cidade de Moscou). Em 1993 tornou-se Mestra de Balé Principal da companhia. Ela é responsável pelos ensaios dos principais conjuntos clássicos, assim como pela preparação de novos papéis com os solistas principais e o corpo de baile, e pelo ensino dos bailarinos juniores. É freqüentemente convidada para ministrar “master classes” em escolas de balé de Moscou e do exterior.
As peças
O QUEBRA-NOZES
Balé em 2 atos
Música: Piotr Ilyich Tchaikovsky
Libreto: Victor Smirnov-Golovanov
Versão e Direção: Victor Smirnov-Golovanov
Coreografia: Victor Smirnov-Golovanov, baseado em original de Marius Petipa
Cenários e Figurinos: Elisaveta Dvorkina
O LAGO DOS CISNES
Balé em 4 atos
Música: Piotr Ilyich Tchaikovsky
Libreto: Vladimir Begichev e Vasily Geltzer
Versão e Direção: Natalia Ryzhenko e Vicotr Smirnov-Golovanov
Coreografia: Lev Ivanov, Marius Petipa, Agrippina Vaganova, Yuri Grigorovich, Natalia Ryzhenko e Victor Smirnov-Golovanov
Cenários: Victor Smirnov-Golovanov (Realização: Evgeny Gurenko)
Figurinos: Elisaveta Dvorkina
ROMEU E JULIETA
Balé em 3 atos
Música: Sergei Prokofiev
Libreto: Sergei Radlov, Adrian Piotrovsky, Leonid Lavrovsky e Sergei Prokofiev
Coreografia: Victor Smirnov-Golovanov
Cenários e Figurinos: Natalia Stenberg
CINDERELA
Balé em 2 atos
Música: Sergei Prokofiev
Libreto: Nikolai Volkov
Versão, Direção e Coreografia: Victor Smirnov-Golovanov
Cenários e Figurinos: Natalia Povago
SERVIÇO
Rio de Janeiro
Local: Teatro João Caetano
Datas: 23 a 26 de outubro e 31 de outubro, 1º e 2 de novembro
Vendas: Teatro João Caetano
Disque Dell`Arte: 3235-8545 / 2568-8742
www.ingresso.com.br
Censura: livre
Preço único:
R$ 80,00
23/out (quinta-feira)
Horário: 20:00
Programa: Cinderela
24/out (sexta-feira)
Horário: 20:00
Programa: Cinderela
25/out (sábado)
Horário: 21:00
Programa: O Lago dos Cisnes
26/out (domingo)
Horário: 17:00
Programa: O Lago dos Cisnes
31/out (sexta-feira)
Horário: 20:00
Programa: O Quebra-nozes
1º/nov (sábado)
Horário: 21:00
Programa: O Quebra-nozes
2/nov (domingo)
Horário: 17:00
Programa: O Quebra-nozes
Juiz de Fora
Local: Cine Teatro Central
Data: 30 de outubro (quinta-feira)
(32) 3215-1400
http://www.theatrocentral.ufjf.br
Censura: livre
Horário: 21:00
Programa: O Lago dos Cisnes
Preços:
Platéia A: R$ 80,00
Platéia B: R$ 70,00
Balcão nobre: R$ 60,00
Galeria: R$ 50,00
Camarote: R$ 480,00
São Paulo
Local: Teatro Municipal
Datas: 3 e 4 de novembro
Vendas: Teatro Municipal
Informações: (11) 2053-5087
www.ticketmaster.com.br
Censura: livre
3/nov (segunda-feira)
Horário: 21:00
Programa: Cinderela
4/nov (terça-feira)
Horário: 21:00
Programa: Cinderela
Preços:
Setor I: R$ 150,00
Setor II: R$ 90,00
Setor III: R$ 50,00
Curitiba
Local: Teatro Guaíra
Data: 6 de novembro (quinta-feira)
Vendas: Teatro Guaíra: 041 3304-7900/ 7982
Horário: 21:00h
Censura: livre
Programa: Cinderela
Preços:
Platéia: R$ 100,00
Primeiro balcão: R$ 80,00
Segundo balcão: R$ 60,00
Belo Horizonte
Local: Palácio das Artes
Datas: 8 e 9 de novembro
Vendas: Palácio das Artes – Informações: (31) 3236-7400
Bilheteria: segunda-feira a sábado, de 10h às 21h, e aos domingos, de 14h às 20h
Disque DellArte Nacional: 4002-0019
Censura: livre
08/nov (sábado)
Horário: 21:00
Programa: O Quebra-nozes
09/ nov (domingo)
Horário: 17:00
Programa: O Quebra-nozes
09/nov (domingo)
Horário: 20:00
Programa: O Quebra-nozes
Preços:
Platéia I: R$ 120,00
Platéia II: R$ 100,00
Platéia superior: R$ 80,00
Santos
Local: Teatro Coliseu
Datas: 11 de novembro
Horário: 21:00
Censura: livre
Vendas: Teatro Coliseu
www.compreingressos.com
R. Amador Bueno, 237 – Centro – Santos – SP
Bilheteria: Terça a Quinta das 14h às 19h e Sexta a Domingo das 14h, até o início do espetáculo – Tel: (13) 3226-8000
Programa: a definir
Preços: a definir
Campinas
Local: Centro de Convivência Cultura
Data: 12 de novembro (quarta-feira)
Vendas: Centro Cultural Evolução (19) 3232-6225
Praça Imprensa Fluminense, S/N
Censura: livre
Horário: 21:00
Programa: O Quebra Nozes
Preços: A definir
Recife
Local: Teatro Guararapes
Datas: 14 e 15 de novembro
Vendas: Teatro Guararapes – bilheteria 09:00 às 17:30 h
Censura: livre
14/nov (sexta-feira)
Horário: 21:00
Programa: Lago dos Cisnes
15/nov (sábado)
Horário: 16:30
Programa: Romeu e Julieta
Preços:
Platéia especial: R$ 100,00
Balcão: R$ 80,00
João Pessoa
Local: Teatro Paulo Pontes
Datas: 17 e 18 de novembro
Vendas: Espaço Cultural Jose Lins do Rego – Rua Adbias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho – Informações: (83) 3211-6210
Censura: livre
Preço:
R$ 80,00
17/nov (segunda-feira)
Horário: 21:00
Programa: O Lago dos Cisnes
18/nov (terça-feira)
Horário: 21:00
Programa: O Lago dos Cisnes
Brasília
Local: Teatro Nacional Claudio Santoro
Datas: 21 e 22 de novembro
Vendas: Teatro Nacional Claudio Santoro: Sala Villa Lobos
Disque: 61 3325-6256/ 3325-6239
Censura: livre
Preço:
R$ 140,00
Meia entrada: Estudante, Clube VIP, Doadores de alimentos(R$ 70,00)
21/nov (sexta-feira)
Horário: 21:00
Programa: Romeu e Julieta
22/nov (sábado)
Horário: 21:00
Programa: Cinderela
Goiânia
Local: Centro de Convenções de Goiânia – Teatro Rio Vermelho
Data: 23 de novembro (domingo)
Vendas: Billheteria do Teatro Rio Vermelho
Informações: (62) – 3219-3400
Horário: 20:30
Programa: O Lago dos Cisnes
Preços:
Platéia inferior: R$ 120,00
Platéia superior: R$ 80,00
Censura: livre
A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.