fan-news

Na retomada das medidas restritivas, Eduardo Wotzik realiza o maior festival on-line gratuito de teatro da América Latina


“Eu acredito que o teatro cura, o teatro salva. Lá fora os médicos, enfermeiras e cientistas andam salvando vidas, mas aqui, dentro das casas, esse papel tem sido dos artistas”, pontua o premiado ator, diretor e autor, Eduardo Wotzik, que realiza de 15 a 21 de março o Festival Wotzik On-line de Teatro, o maior da América Latina. O projeto, 100% on-line e gratuito, foi contemplado pela Lei Aldir Blanc do estado e conta com extensa programação cultural: Aulas de teatro, entrevistas com nomes consagrados das artes cênicas, encenações, leituras comentadas, histórias dos bastidores do teatro brasileiro e palestras. “Não é um festival para uma classe, mas para todo ser humano interessado em viver melhor e refletir o mundo.”, acrescenta Wotzik, considerado um dos maiores artistas de teatro do Brasil. Os interessados devem realizar inscrição através da plataforma Sympla. O evento será online, gratuito e sujeito à lotação. Haverá também transmissão ao vivo do festival pelo canal Wotzik Produções Artísticas, no Youtube (aos interessados apenas em assistir).

A palestra inaugural, que vai tratar das questões do teatro de antes e depois da pandemia, não será o primeiro evento da programação e acontecerá no dia 15/03 às 19h. “Quando a coisa começa já começou. Sempre fui contra estreia, como se ela fosse o momento mais importante, e nada mais além dela importasse. Pra mim, sucesso é o processo”, brinca Wotzik, co-fundador do Grupo TAPA. As aulas de teatro on-line, gravadas durante a pandemia, farão as honras da casa. Durante os 7 dias de festival, de segunda a domingo, sempre às 8h da manhã, os inscritos terão acesso à diferentes aulas sobre o ator, a direção e o teatro. Uma verdadeira imersão na arte. “Na pandemia comecei a dar aulas on-line e aconteceram coisas maravilhosas. Jamais imaginei dar uma aula e ser ouvido em um mesmo tempo em Paris, Londres, no Maranhão…”, comenta o diretor que é um eterno estudioso e além de Garcia Lorca, já montou Sófocles, Eurípedes, Noel Coward, Molière, Martins Penna, Lima Barreto, Nelson Rodrigues, Albee, Millôr Fernandes, Emily Dickinson, Clarice Lispector e Domingos Oliveira.

Entre as encenações, haverá a estreia de “Beto e Teca” – voltado para o público de pais e crianças. O espetáculo vem em um formato inédito, numa linguagem criada especialmente para esse momento, onde o teatro precisa acontecer fora do Teatro. Mas sem deixar de ser teatro. A montagem on-line, dirigida por Eduardo, tem no elenco Michele Fontaine, Alexandre Freitas, e as crianças, Gabriel Wotzik, Maju Lima e Pedro Miranda. A peça fará sessões no sábado e domingo, através da Sympla, às 10h e 12h. Outra encenação será a do espetáculo “Millôr- Online” (quarta e quinta feira às 19h), que reúne o melhor da obra de Millôr Fernandes. Haverá também a estreia on-line do espetáculo “Hannah Arendt- Uma Aula Magna” (domingo às 17h/ 18h e 19h) e do fenômeno: “Missa Para Clarice- Um espetáculo Sobre o Homem e seu Deus”, assistido por mais de 45 mil pessoas em todo Brasil (terça, sexta e sábado às 19h)

A série de entrevistas, que acontecerá de segunda a sexta ao meio-dia – PENSANDO O TEATRO NA HORA DO ALMOÇO – irá contar com grandes nomes do teatro brasileiro: Camila Amado, Clarice Niskier, Priscila Rozenbaum, Marcos Caruso, e Fabio Assunção. Também vão acontecer as leituras comentadas de alguns clássicos da trajetória de Wotzik: “Édipo Rei”, “Tróia”,“Trilogia Lorca”, “Estilhaços”, “Breve Encontro” e “Rei Lear”. A agenda do festival contará ainda com: Três Aulões de Aspiração – mecanismo criado por Wotzik para garantir ao intérprete a teatralidade necessária à comunicação (segunda, quarta e sexta, as 10h); “Caosos Cênicos”, que reúnem saborosas histórias dos bastidores do teatro (de segunda a sexta às 18:30h) e espaço interativo para “Tirar Dúvidas” com Eduardo Wotzik (terça e quinta 10h).

“Uma semana mergulhando nas artes cênicas. Um banho de cultura. 42 anos de conhecimentos devolvidos ao público como uma oportunidade de aprendizado e troca”, finaliza Wotzik. Todos os conteúdos do Canal do Wotzik, no Youtube, também serão disponibilizados para o público na semana do festival.

Sobre Eduardo Wotzik
Dirigiu e atuou em mais de 50 espetáculos. Em conjunto, suas montagens conquistaram Prêmios Mambembe, Molière, Shell e IBEU; alem de milhares de espectadores Brasil adentro e mundo afora.Criador de montagens que foram divisores de água no teatro brasileiro, como:“Sonata Kreutzer”, de Leon Tolstói, com Luís Melo;“O interrogatório!”, adaptação da peça de Peter Weiss sobre os horrores do nazismo, montada em um formato inédito – ao longo de 24 horas ininterruptas – na Casa de Cultura Laura Alvim e no Teatro Tom Jobim;“A Geração Trianon” considerada pela crítica especializada como “Uma aula de Teatro”; aantológica montagem de “Bonitinha, Mas Ordinária”, que representou o Brasil em Portugal por ocasião do centenário de Nelson Rodrigues“Um Equilíbrio Delicado”, de Edward Albee, que marcou os 50 anos de Tônia Carrero, com Walmor Chagas e grande elenco, em 1999;“Édipo Rei”, com Amir Haddad, Eliane Giardini, Gustavo Gasparani e Rogério Fróes; eainda ”Emily”, Estilhaços”, a aclamada “Missa Para Clarice”; entre tantas outras.Ainda desponta na sua trajetória o Festival de Teatro Brasileiro, criado por ele, e que durante cinco anos dedicou à pesquisa e montagem de autores nacionais; iniciativa que conquistou o Prêmio Ministério da Cultura Especial de Contribuição ao Teatro Brasileiro.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
*Inscrições através da Sympla – evento 100% online e gratuito com transmissão ao vivo pelo canal Wotzik Produções Artísticas, no Youtube
Inscrições:
https://www.sympla.com.br/festival-wotzik-on-line-de-teatro__1142486

Palestra de Abertura
Dia: 15 de março (segunda-feira) às 19h
Tema: Dos Velhos aos Novos Caminhos do Teatro – O Teatro Antes e Depois da Pandemia
Com Eduardo Wotzik
Duração: 120 minutos

Aulas de Teatro
De 15 a 19 de março – De segunda a sexta
Horário: 8h
Com Eduardo Wotzik.
Edição dos melhores momentos das aulas on-line que Wotzik tem dado durante a pandemia

Aulão de Aspiração
Dias: 15, 17 e 19 de março – Segunda, quarta e sexta
Horário: 10h
Aspiração é um mecanismo, um sistema, uma plataforma, uma série de exercícios criados por Wotzik para garantir a qualquer intérprete a teatralidade necessária à comunicação.
Aula prática de 60 minutos
Aconselhamos o uso de roupas confortáveis

“Caosos” Cênicos
De 15 a 21 de março às 18h30 – De segunda a sábado.
O diretor Eduardo Wotzik vai contar, durante 6 encontros diários, saborosas histórias dos bastidores do teatro brasileiro.
Duração: 15 a 20 minutos

Leituras Comentadas
De 15 a 20 de março
Duração: 120 minutos
Atenção: A leitura será realizada pelos participantes que entrarem meia hora antes na Sympla– o diretor irá distribuir as personagens/papéis para aqueles que se interessarem. O ator que se dispuser a ler terá a oportunidade de ser dirigido pelo diretor, enquanto os demais participarão como ouvintes se beneficiando dos comentários que surgirão ao longo da leitura.
Wotzik Entrevista – “Pensando o Teatro na Hora do Almoço”
Tema: Como essa pandemia tem afetado seu artista? Que reflexões podemos fazer? Para onde caminhamos?
De 15 a 19 de março – De segunda a sexta
Horário: 12h00
Duração: 60 minutos
Série de entrevistas com destacadas atrizes e atores brasileiros. Wotzik entrevista Camila Amado, Clarice Niskier, Priscila Rozenbaum, Marcos Caruso e Fabio Assunção
Tira Dúvida – Com Eduardo Wotzik
Dias: 16 e 18 – Terça e quinta
Horário: 10h
Conversa interativa. Uma sala, um espaço que o Festival Wotzik abre para que o público tire suas duvidas sobre seus processos artísticos.
“Beto e Teca” – Versão On-Line de Eduardo Wotzik
“Teatro para Assistir com seu filho.”
Dias: 20 e 21- Sábado e Domingo
Horário: 10h00 e 12h00 (sessão dupla)
Um espetáculo para pais e filhos dentro do universo do zoom
Elenco: Michele Fontaine (Mãe), Alexandre Freitas (pai de Pedro) e as crianças Gabriel Wotzik (Beto), Maju Lima (Teca) e Pedro Miranda (Pedro)
Direção: Eduardo Wotzik
“Hannah Arendt – Uma aula magna”
Dia: 21 de março às 17h, 18h e 19h – três aulas seguidas, três sessões – Domingo
Duração: 50 minutos cada aula/sessão
Hannah Arendt volta para nos dar uma aula sobre a Educação.
Com Eduardo Wotzik
“Missa Para Clarice – Um espetáculo Sobre o Homem e seu Deus”
Dias: 16, 19 e 20 de março às 19h – Terça, sexta e sábado
A partir do Sagrado na obra de Clarice Lispector, Wotzik cria um culto cênico que parte da ideia de que o ser humano teve de criar dois sistemas extraordinários para suportar a realidade, o sistema religioso e a arte.
Com Cristina Rudolph, Natally do Ó e Eduardo Wotzik
Duração: 80 minutos
Haverá debate no término da sessão.

FICHA TÉCNICA

DIREÇÃO GERAL DO FESTIVAL – EDUARDO WOTZIK
DIRETOR DE PRODUÇÃO DO FESTIVAL – MICHELE FONTAINE
PRODUTORA EXECUTIVA- ADRIANA GUSMÃO
PESQUISA E EDIÇÃO DAS AULAS E CAOSOS- KASSIUS TRINDADE
COORDENAÇÃO GERAL DO FESTIVAL – MARIA JÚLIA WOWCZYK
DIREÇÃO DE ARTE- PRISCILLA ROZENBAUM
ILUMINAÇÃO DOS EVENTOS DO FESTIVAL WOTZIK – FERNANDA MANTOVANI
ASSISTENTE DE DIREÇÃO – MARIA CLARA SUSSEKIND
ASSESSORIA DE IMPRENSA E MÍDIAS SOCIAIS – JULIE DUARTE
EDIÇÃO GERAL DO EVENTO, COORDENAÇÃO DE GRAVAÇÃO E TRANSMISSÃO – EDUARDO KOZLOWSKI
ASSISTENTE DE VÍDEO – JULIANA D’ACRI
DESIGNER GRAFICO- MARCELO PIRES
INTERPRETE DE LIBRAS – JADSON ABRAÃO – JDL TRADUÇÕES
PRESTAÇÃO DE CONTAS – DEBORA GIANGIARULO

 


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque