zoom

Oasis, Radiohead, Coldplay e o Top 10 de melhores bandas britânicas das últimas duas décadas


Oasis, Radiohead, Coldplay e o Top 10 de melhores bandas britânicas das últimas duas décadas

Julie Kennedy

A música inglesa, e da Grã-Bretanha no geral, é uma das maiores responsáveis pela criação e a popularização do rock, do pop e, sobretudo, do que chamamos de indie. Desta região do planeta surgiu, há algumas décadas, o Brit Pop, um estilo bem peculiar de se fazer música, que apresentou aos britânicos e ao mundo, algumas das melhores bandas destas últimas décadas em todo o planeta.

E se antes eram os Beatles, os Rolling Stones, Queen, The Cure, Sex Pistols e muitas outras, mais recentemente vieram novos sons, alguns seriamente influenciados pelos já clássicos.

Esta lista, mais que especial, vai tratar justamente deste grupo de bandas mais novas (algumas não tão novas assim), que levaram a música britânica para o resto do mundo e mostraram a cena musical desta região mais que adorável.

Tem muita coisa boa por aqui. Confira o Top 10 de bandas britânicas  

10 – Travis

O Travis é aquela típica banda britânica. Formada em 1990 na Escócia, os rapazes só entraram de vez no radar da música pop no final de 1999, quando lançaram o álbum The Man Who, um dos mais interessantes álbuns da segunda leva do chamado Brit Pop, que levou o grupo ao topo das paradas. A canção mais memorável é “Why does it always rain on me”, um dos hinos da juventude britânica nos anos 2000. Depois de um trabalho arrebatador, a banda lançou The Invisible Band, o sucessor, que trouxe canções lindas, como a mega popular Sing, carro-chefe do CD. A partir de então, mais alguns trabalhos, porém sem o mesmo sucesso destes dois. Ainda assim, o Travis é ainda uma das referências da música britânica mais atual.

 

9 – Keane

O Keane é um caso bem peculiar. O grupo, inglês de nascimento, surgiu lá em meados dos anos 1990 e trazia muitas influências da região, como Beatles, Queen, The Smiths. O grande diferencial do grupo estava no uso do piano como principal instrumento e, por isso, chamou a atenção logo de cara. O primeiro álbum da banda, que foi lançado somente em 2004, chama-se Hopes and Fears e está entre os 20 álbuns mais vendidos da história do Reino Unido. E muito desse sucesso se deve à canção “Somewhere Only We Know”, que ganhou o mundo rapidamente e fez do grupo um sucesso mundial. Muitos achavam que o Keane se transformaria nessas mega bandas de estádios, os rapazes tinham tudo para isso, porém o vicio de Tom Chaplin, seu vocalista, em drogas, prejudicou a banda, que ainda assim tem o seu lugar na história recente da música britânica.

 

8 – The Verve

Britânicos, bastante atuantes na era do Brit Pop, o The Verve está aqui somente pelo fato de terem lançado um dos álbuns mais icônicos destas últimas três décadas: Urban Hymns. A música “Bitter Sweet Symphony” entrou para a história como uma das mais tocadas naqueles anos e até hoje é lembrada por todos logo quando os primeiros acordes são tocados. Uma das bandas mais promissoras e talentosas, que teve um final precoce, mas que deixou a sua marca.

 

7 – Snow Patrol

O Snow Patrol tem como base a Escócia e, por isso, estão aqui como britânicos. O estilo da banda, que casa perfeitamente com a música produzida na Inglaterra, por exemplo, ganhou os Estados Unidos por causa das séries de televisão, que divulgaram em massa as canções de seus dois primeiros trabalhos. Formada em meados dos anos 1990, as músicas que fizeram a banda ganhar o mundo foram os mega hits “Open Your Eyes” e “Chasing Cars”, que ficou famosa após ser tocada em um episódio marcante de “Grey’s Anatomy”.

 

6 – Muse

O Muse é outra banda formada no meio dos anos 1990, porém o seu sucesso, diferente das outras bandas até aqui da lista, só foi crescendo com o tempo e, atualmente, podemos dizer que o grupo está em seu auge – em termos de popularidade. Claro que os grandes hits são do passado, a elétrica “Time Is Running Out”, do álbum Absolution, de 2003, e “Starlight”, do sensacional Black Holes and Revelations, de 2006. A partir desta época, a banda só cresceu, bateu recordes de vendas, fez show no estádio de Wembley, um marco para bandas de rock, e ganhou o mundo, incluindo o Brasil, onde o grupo é absurdamente famoso.

 

5 – Blur

Falar do Blur é falar do auge do Brit Pop, quando o grupo duelava com o Oasis pelo título de banda mais próxima de Deus. A guerra, quase que literal, colocou a música inglesa de volta ao mapa do mundo nos anos 1990 e o Blur soube trabalhar bem no início, porém se perdeu com o tempo. Perdeu a guerra para o Oasis e entrou para a história como a segunda força do Brit Pop nos anos 90. Suas principais canções, todas desta época, são “Song 2”, “End of a Century” e a espetacular “Girls & Boys”.

 

4 – Arctic Monkeys

O Arctic Monkeys, banda formada já nos anos 2000, já foi nomeado salvadores do rock. De certa maneira, não era mentira a afirmação, pois o som que os rapazes de Sheffield, na Inglaterra, criavam, era refrescante para uma cena que já estava saturada. O primeiro álbum deles, Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not, é histórico e pode ser colocado na lista de mais cultuados das últimas décadas. Merecem. Destaque para o hino “I Bet You Look Good on the Dancefloor” e para o mega hit da banda “Do I Wanna Know?”.

 

3 – Coldplay

Chegamos ao pódio com uma das maiores bandas do planeta atualmente, que estão no Brasil para grandes shows, que tocaram no maior evento esportivo do ano nos Estados Unidos, o Super Bowl, e que não precisam provar mais nada para ninguém. O Coldplay, formado lá nos anos 1990, é a banda britânica mais bem sucedida na história recente, pois foi a única capaz de  ganhar os Estados Unidos de modo sistemático, ou seja, álbum após álbum e o Coldplay continua enchendo estádios nos Estados Unidos. Do início melancólico (falo das músicas, claro) até o auge, com canções mais alegres, a banda tem mais de dezenas de grandes hits e por isso não é preciso argumentar muito para colocar o grupo aqui.

 

2 – Radiohead

O Radiohead é a banda mais instigante, icônica e cultuada de todas da lista. Uma das mais velhas de nascimento (são de meados dos anos 1980), a banda passou pelos anos 1990 como um foguete, chegando ao ápice em 1997, ao lançar o fabuloso Ok Computer, um dos 10 melhores álbuns da história da música. Este álbum levou a banda para a fama mundial e elevou os rapazes à categoria de ícones do rock. De lá para cá, ótimos trabalhos, todos cultuados, amados  e adorados pelos fãs. O Radiohead transcende qualquer gênero musical, e pode ser jogado na área vip da música em toda a sua história.

 

1 – Oasis

É bem difícil escolher qual a banda que vai representar a música britânica em uma lista tão recheada de grandes grupos. Mas no fim das contas não poderia ser outra senão a banda dos irmão Gallaghers. Vindos de Manchester, os britânicos lançaram o primeiro trabalho no início da década de 1990 e logo entraram para a história como o álbum de estreia que mais rápido chegou ao topo na Inglaterra. Definitely Maybe trazia petardos como “Live Forever” e “Supersonic”, mas quem achava que estávamos vendo o auge precoce de um grupo, a resposta veio logo no álbum seguinte, o histórico What’s The Story Morning Glory, disco essencial para se entender os anos 1990, o Brit pop e a músicas nas últimas duas décadas. O álbum é épico e todas as suas canções, idem. “Wonderwall”, “Champagne Supernova” e “Don’t Look Back In Anger” é o trio mais que poderoso que levou esta banda para o topo do mundo.

Por Cabine Cultural


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque