zoom

Os clipes alternativos do Coldplay


O lado mágico dos clipes alternativos do Coldplay

Sendo uma das maiores e mais incríveis bandas de todos os tempos, o Coldplay vem surpreendendo a cada lançamento de videoclipe. Isso porque, além de terem um material audiovisual maravilhoso, nos apresentam conteúdos com grandes mensagens e críticas políticas sociais em torno de todos os problemas vivenciados pela sociedade atualmente.

Entretanto, além do vídeo principal, costumamos achar por aí algumas versões alternativas, que muitas das vezes, nos surpreende muito mais do que a oficial – cada uma com o seu toque especial. Confira o “b-side” de alguns clipes fantásticos dos britânicos.

Viva la Vida

A canção da nome a um dos álbuns mais aclamados da história dos rapazes, o quarto, ‘Viva la Vida or Death and All His Friends‘. Com a composição, eles alcançaram o primeiro lugar no Reino Unido e nos Estados Unidos. ‘Viva la Vida’ foi o single de ouro, levando o prêmio de Canção do Ano no 51° Grammy Awards em 2009. A canção trás vários significados bíblicos e revolucionários. Em uma entrevista, Chris explicou um trecho da canção “I know Saint Peter won’t call my name“, em uma entrevista à revista Q:

“É sobre… você não estar na lista. Eu era um menino travesso. E sempre me fascinou a ideia de terminar a sua vida e, em seguida, que está sendo analisado no mesmo. E essa ideia funciona durante todo a maioria das religiões.”

 Guy disse:

“É uma história sobre um rei que perdeu seu reino, onde a obra do álbum é baseada na ideia de revolucionários e guerrilheiros […]”

A versão oficial do clipe foi lançada no dia 4 de agosto de 2008. Três anos depois o alternativo foi divulgado. A versão Anton Corbijn é pura, forte e bela. De longe, uma das versões mais magníficas.

A Sky Full of Stars

Do melancólico álbum ‘Ghost & Stories‘, surgiu ‘A Sky Full of Stars’. Com uma pegada EDM e influências do house music, o terceiro single da era é um dos mais prestigiados da banda e recebeu críticas bem positivas. No meio de um álbum carregado de composições mais intimistas e carregadas de sentimentalismo, ‘A Sky Full Of Stars’ trouxe toda uma pegada explosiva e contagiante, sendo a mais alegre de todo o disco.

Na versão original, Chris, Jonny, Will e Guy caminham arrastando uma multidão de fãs da forma mais natural nas ruas de Newtown, em Sydney. Já no vídeo alternativo, tem toda uma pegada refletida na letra da música em todos os aspectos.

Paradise

A faixa foi uma das mais importantes na vida da banda. O próprio Chris Martin diz isso. ‘Paradise’ veio para apaixonar ainda mais os fãs e conquistar novos. Parte do álbum ‘Mylo Xyloto’, a canção trás uma mensagem bem bacana de perspectivas de uma garota sonhadora, que sonhava com o paraíso.

O vídeo teve três versões. O primeiro foi dirigido por Hype Williams, que já havia trabalhado com eles no clipe de ‘Viva la Vida’, entretanto, a banda não ficou satisfeita. Na versão original, dirigido pelo amigo de longa data Mat Whitecross, o vídeo trás os membros da banda vestidos de elefantes. É a coisa mais fofa! Mas, a versão alternativa foi dirigida pelo grupo Shynola, que já havia trabalhado com o Coldplay no vídeo da música ‘Strawberry Swing’. Novamente uso a frase “reflexo da composição” para descrever o clipe. Mágico. Forte.

Everglow

Essa faz parte do atual álbum, ‘A Head Full Of Dreams‘. No vídeo divulgado no canal oficial da banda, a canção tem um arranjo mais leve e intimista. Todo em preto e branco. Já no “b-side” alternativo, ‘Everglow’ fica ainda mais emocionante. Dirigido por Joe Connor, o material novamente em preto e branco é um casamento de patinação artística no gelo e mágica composição com o forte piano de Chris.

Ink

Um bônus. Apesar de não ter um videoclipe oficial, ‘Ink’ – dó álbum Ghost & Stories – ganhou uma versão animada com a ajuda dos fãs. E não decepciona.

Sim. Podemos falar que Coldplay é a oitava maravilha do mundo. Sem hesitação.

Por Matheus Lima do On Backstage


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque