press

Série Jazz All Nights: Toots Thielemans Quartet, Madeleine Peyroux e The Swingle Singers


O lendário gaitista, um dos maiores nomes do jazz mundial, apresentou-se no Canecão no dia 4 de outubro, tendo como convidado especial o violonista Oscar Castro-Neves, com um time de músicos da primeira linha do jazz. A série foi aberta por Madeleine Peyroux, uma das mais celebradas cantoras na nova geração em um Theatro Municipal completamente lotado em 26 de setembro e encerrou-se com a apresentação de The Swingle Singers também no Municipal, com a participação do MPB4 em um tributo a Tom Jobim. Além do encerramento da Série no Rio de Janeiro, os The Swingle Singers se apresentaram ainda em Brasília, S.Paulo e Porto Alegre.

Depois da cantora Madeleine Peyroux, a série “Jazz  All Nights”, criada para comemorar os 25 anos da Dell´Arte Soluções Culturais, apresenta em outubro sua segunda atração: no dia 04 chega aos palcos cariocas o gaitista belga Toots Thielemans, considerado um dos expoentes do jazz mundial, para uma apresentação única no Canecão.

Em sua apresentação carioca, Toots estará acompanhado de um time da pesada: o violonista brasileiro Oscar Castro Neves como convidado especial, além dos demais integrantes do quarteto: o baterista Bruno Castellucci, e o pianista Karel Boehlee eo baixista Bart De Nolf.

“O corpo inclinado para a frente, as mãos em concha, os cabelos brancos e, acima de tudo, a enorme e transparente alegria de tocar.” Essa poderia ser a descrição de Toots Thielemans, um artista belga considerado um dos principais nomes do jazz no século XX, o homem que reinventou a gaita e trouxe o instrumento para o centro da cena musical. Músico de sonoridade viva e cheia de swing, Thielemans é considerado por aficcionados e críticos de jazz um dos principais artistas do gênero. Segundo a All Music Guide, “nenhum outro gaitista surgido entre os anos 50 e os dias de hoje pode ser comparado ao seu estilo e genialidade: ele toca a gaita com a destreza de um saxofonista”.

Patrocinada pelo Bradesco Seguros e Previdência, que pretende com a série estabelecer uma nova plataforma de música para a cidade e fomentar a criação de novas platéias para o gênero, a Jazz All Nightsterá ainda a apresentação dos internacionais cantores do Swingle Singers, que após a apoteótica performance do final do ano passado no Rio de Janeiro, estarão novamente no Theatro Municipal do Rio, nos dias 8 e 9 de novembro, e também se apresentam em São Paulo, Brasília e Porto Alegre.

Toots, uma biografia

Nascido em Bruxelas, capital da Bélgica, em 1922, Baron Jean-Baptiste Frédéric Isidor “Toots” Thielemans começou a tocar gaita como um hobby: seu primeiro instrumento, ainda quando criança, foi o acordeom, com o qual teve contato desde os 3 anos de idade. Aos dezesseis anos, após ouvir um disco da orquestra de Ray Ventura, adotou a harmônica como instrumento definitivo. No início da Segunda Guerra Mundial, fugiu com a família para a França, retornando à Bélgica em 1941.

Apesar de ser particularmente conhecido pelo som de sua gaita, ganhou reputação ainda como violonista. Fascinado por Django Reinhardt, que teve forte influência em sua formação musical, começou a tocar violão depois que ganhou o instrumento em uma aposta e aprendeu a tocá-lo de forma autodidata.

Em 1949 entrou em uma jam session em Paris com Sidney Bechet, Charlie Parker, Miles Davis, Max Roach, entre outros. Em 1950, excursionou pela Europa com o sexteto de Benny Goodman, decidindo, no ano seguinte, radicar-se nos Estados Unidos, onde tornou-se membro do Charlie Parker’s All Stars. De 53 a 59 integrou o célebre George Shearing Quintet, partindo, após essa associação, para a formação de seu próprio grupo.

Nos anos sessenta, tornou-se bastante famoso não só nos Estados Unidos como na Europa, onde passou a apresentar-se regularmente. A consagração de Toots ocorreu através de “Bluesette”, que veio a ser sua mais conhecida composição. A música serviu para firmar uma inovadora sonoridade resultante do assobio de Thielemans em uníssono com a guitarra. Bluesette foi um grande sucesso mundial no ano de 1962, tendo sido posteriormente regravada pelo próprio Thielemans e por muitos outros artistas de vários países.

Toots realizou jam sessions com grandes nomes do jazz e gravou uma série de discos, além de trabalhar em parceria com nomes como George Shearing, Ella Fitzgerald, Quincy Jones, Bill Evans, Jaco Pastorius, Natalie Cole, Pat Metheny, Paul Simon e Billy Joel.

Na última década, continuou em intensa atividade, excursionando por todo o mundo (inclusive União Soviética), compondo trilhas sonoras para cinema e TV, lançando vários álbuns e sendo requisitado para atuações nos mais importantes festivais de jazz, como os de Montreux e Monterey.

Toots Thielemans mantém, há mais de quinze anos, uma produtiva colaboração com Quincy Jones, registrada em diversos discos e trilhas para filmes, destacando-se as de “Midnight Cowboy” e “Cinderella Liberty”. Como assoviador profissional também gravou trilhas sonoras, principalmente para comerciais de TV, ao longo de sua carreira.

Tocou e gravou com artistas dos mais diferentes estilos como Michel Legrand, Zoot Sims, Svend Asmussen, Astrud Gilberto, Elis Regina, Oscar Peterson, Billy Joel e Sivuca. Esta relação é suficiente para demonstrar a versatilidade de Toots, um dos raros instrumentistas de jazz que, ao enveredar pela área da música pop, conserva o mesmo alto nível de interpretação, exibindo-se com igual desenvoltura e categoria nos dois contextos.

Nos anos 90 Toots embarcou em projetos temáticos sobre world music. Em 1998, lançou o álbum “Chez Toots”, que incluía o tema Les Moulins De Mon Coeur, com a participação do cantor Johnny Mathis. Participou de alguns discos de artistas nacionais, como “Galos de Briga”, de João Bosco e “Aquarela do Brasil”, de Elis Regina.

Discografia

Alguns de seus mais recentes trabalhos:

Only Trust Your Heart (1988)
Footprints (1991, Universal)
The Brazil Project (1992, BMG)
The Brazil Project vol 2. (1993, BMG)
Compact Jazz (1993, Verve)
East Coast, West Coast (1994)
Aquarela do Brasil (1995, Universal)
Chez Toots (1998)
The Live Takes, volume 1 (2000, Quetzal records)
Hard to Say Goodbye, the very best of Toots Thielemans (2000, Universal)
Toots Thielemans & Kenny Werner (2001, Universal)
One More For The Road (2006, Verve)
Oscar Castro Neves
Carioca de nascimento, Oscar Castro Neves aprendeu na infância a tocar violão e formou um conjunto com os irmãos. No final dos anos 50, juntou-se ao grupo dos bossanovistas e participou do Festival de Bossa Nova do Carnegie Hall, em Nova York, 1962. Voltou ao Brasil algumas vezes mas acabou radicando-se nos Estados Unidos a partir de 1966. Participou de discos e shows importantes, como o LP “O Ritmo e o Som da Bossa Nova”, com Milton Banana, o show de Vinicius de Moraes e Quarteto em Cy na boate Zum Zum em 1964 e o programa O Fino da Bossa.

Um de seus grandes sucessos dessa época foi “Onde Está Você?”, cantada por Alaíde Costa. Outros foram “Não Faz Assim”, “Bossa Nova Blues” e “Menina Feia”. Nos EUA trabalhou como instrumentista, arranjador e compositor ao lado de Sergio Mendes, Flora Purim, Quincy Jones e do saxofonista Paul Winter. Faz trilhas sonoras para filmes brasileiros e norte-americanos. Nos anos 80 voltou a gravar como solista, lançando discos pelo selo Winter’s Living. Radicado na Califórnia, adiciona elementos brasileiros ao estilo smooth jazz que pratica, e lançou discos novos na década de 90, como “Tropical Heart” (1993).

Dell´Arte, 25 anos
Em 2007, a Dell’Arte Soluções Culturais comemora 25 anos de atividades ininterruptas – periodo em que se firmou como uma das maiores empresas de eventos da América Latina. Fundada pela professora e musicista Myrian Dauelsberg (Doutora em musicologia pela Sorbonne, professora e orientadora de mestrado na Escola de Música da UFRJ, ex-Diretora da Sala Cecília Meireles, ex-chefe de Gabinete do Ministério da Educação e Cultura, entre outros), atualmente presidente da empresa, a Dell’Arte tem marcado a cena cultural brasileira com a realização de grandes espetáculos de música clássica, óperas e balés.

A empresa apresenta  hoje um dos mais sólidos e significativos portfólios de realizações artísticas da América do Sul, com estrelas do porte de Luciano Pavarotti, Jessye Norman, José Carreras, Plácido Domingo, Kiri Te Kanawa, Lorin Maazel, Daniel Baremboim, Simon Rattle, Kurt Mazur, Evgeny Kissin, Max Vengerov, Martha Argerich, Kirov Ballet, Ballet Bolshoi, Ballet da Ópera de Paris, New York City Ballet, New York Philharmonic Orchestra, Maurice Béjart, Antonio Gades, Sinfônica de Berlim, Filârmonica de Viena, MOMIX, Mitslav Rostropovich, Tereza Berganza, Monserrat Caballé, entre centenas de outras atrações.

A Dell’Arte foi também pioneira na implantação de festivais no Estado do Rio de Janeiro (Friburgo, Teresópolis e Petrópolis), consciente da vocação turística do estado e da necessidade de interiozação da cultura e de formação de novas platéias para as artes.

Paralelamente aos grandes eventos internacionais, o apoio a novos talentos sempre foi uma constante nas diretrizes da empresa, através de inúmeras séries concebidas com este intuito e da concessão do Prêmio Dell´Arte a grandes talentos brasileiros.

A difusão da cultura brasileira no exterior é outra vertente que se consolida a cada ano, através de realização de turnês internacionais para companhias de dança e solistas brasileiros. Recentemente produziu o musical Brasil Brasileiro, sob a direção de Cláudio Segovia, que se transformou em um dos maiores sucessos de público e de crítica nas principais capitais européias.

Responsável por agenciamentos artísticos, consultorias e prestação  de serviços operacionais na área da cultura,  a Dell’Arte é hoje uma das grandes empresas brasileiras da área cultural que mantém a excelência e a qualidade artística como denominadores comuns de todas as suas realizações.

Serviço

Série Jazz All Nights: Apresentação de Toots Thielemans Quartet

Convidado especial: Oscar Castro Neves

Toots Thielemans- harmonica
Karel Boehlee – piano
Bart De Nolf – baixo
Bruno Castellucci- bateria

Local: Canecão

Endereço: Avenida Venceslau Braz, 215 – Botafogo

Telefone de Informações: 2105-2000

www.canecao.com.br

Dia: 04 de outubro (quinta-feira)

Horário: 21h30

Preços:

Setor A – R$ 120
Frisa Central – R$ 120
Setor B – R$ 110
Balcão Nobre – R$ 110
Setor C – R$ 100
Mezzanino – R$ 100
Friza Lateral – R$ 80
Poltronas Numeradas – R$ 60
Poltronas Numeradas – R$ 20
Classificação Etária: 15 anos

Informações – Disque Dell`Arte: (21) 3235-8545 / 2568-8742

www.ticketronic.com.br

Entrega domiciliar com taxa de serviço.

De 2ª a 6ª feira, das 9:00 às 18:00.

www.dellarte.com.br


A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.


Formulário de credenciamento


Instituição

Editoria

Credenciado 1

Press Kit


Galeria de Imagens

Faça o download do Press Kit


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque