Conhecido por suas magníficas interpretações de Rachmaninov e de Chopin, o pianista russo Nikolai Lugansky conquistou uma série de prêmios internacionais, coroada com o primeiro prêmio do Concurso Internacional de Piano Tchaikovsky de 1994 – um dos mais prestigiosos concursos de piano do mundo. Lugansky já se apresentou com as principais orquestras da Europa, Ásia e Américas e seu repertório inclui obras de Rachmaninov, Prokofiev, Brahms, Beethoven, Mozart, Schumann, Grieg, Chopin, Ravel, Tchaikovsky e Liszt.
No domingo, dia 27 de abril, Lugansky volta ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde será a primeira atração da 21ª edição da Série O Globo / Dell’Arte Concertos Internacionais 2014. No programa da noite, o artista apresentará um repertório que inclui César Franck (Prelúdio, Coral e Fuga), Sergei Prokofiev (Sonata para piano Nº 4, op. 53) e Sergei Rachmaninov (Prelúdios, op. 32).
A Série O Globo / Dell’Arte Concertos Internacionais 2014 faz parte do Circuito Cultural Bradesco Seguros, que apresenta para o público brasileiro um calendário diversificado de eventos artísticos com espetáculos nacionais e internacionais de grande sucesso, em diferentes áreas culturais como dança, música erudita, artes plásticas, teatro, concertos de música, exposições e grandes musicais.
Confira abaixo o Serviço da apresentação. Programa está sujeito à alteração.
Nikolai Lugansky
Um dos mais brilhantes nomes da nova geração de pianistas russos, Nikolai Lugansky é dono de uma técnica titânica, que o coloca entre os maiores virtuoses de seu instrumento. Vencedor do Concurso Internacional Tchaikovsky de Moscou de 1994, o pianista é um nome consagrado em toda a Europa. Com uma agenda das mais movimentadas, Lugansky é hoje presença constante nos mais importantes festivais do mundo, atuando com as principais orquestras da atualidade.
Filho de cientistas pesquisadores, o pianista nasceu em Moscou em 26 de abril de 1972. Aos 5 anos começou a assombrar os pais com sua musicalidade inata. O primeiro professor foi um vizinho, o compositor e pianista Sergei Ipatov. Aos 7, ingressou na Escola Central de Música de Moscou, onde estudou com Tatiana Kestner. Com a morte desta, em 1985, passou às mãos de Tatiana Nikolayeva, com quem estudaria por nove anos. Em 1988, Lugansky conquistava o primeiro prêmio em concurso reunindo os jovens talentos de toda a União Soviética, e a Medalha de Prata do Concurso Internacional Bach de Leipzig. Posteriormente ingressou no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, tornando-se discípulo do célebre Sergei Dorensky.
Bem antes de conquistar o primeiro prêmio do Concurso Tchaikovsky, em 1994, o nome de Nikolai Lugansky já havia ultrapassado as fronteiras russas, com passagens brilhantes pela Alemanha, França, Itália, Bélgica, Espanha, Holanda, Checoslováquia e Japão. Em 1990, em sua primeira apresentação na Inglaterra, o pianista arrebatou a platéia londrina. O sucesso viria a repetir-se em Vredenburg e no Concertgebouw de Amsterdam. Neste mesmo ano, conquistava o 2º Prêmio no Concurso Rachmaninov de Moscou.
O ano de 1993 foi difícil: o pianista sofreu um acidente no pé que o deixou vários meses afastado das atividades musicais, que retomaria no final do ano. Recordando-se de seus primeiros tempos, Lugansky dispara: “Eu estava simplesmente predestinado a ser pianista!” Lembra-se bem de um fato que chamou a atenção de todos: ele ainda não havia aprendido a ler música quando, em uma reunião em uma dacha da vizinhança, sentou-se ao piano e tocou, de ouvido, uma sonata de Beethoven. Ele a havia simplesmente decorado.
Atualmente Nikolai Lugansky apresenta-se como convidado das principais orquestras do mundo, dirigidas pelos mais importantes nomes da regência. Seus concertos, recitais e apresentações de música de câmara por toda a Europa, Ásia e Américas conquistaram o fervor do público e dos mais exigentes críticos.
Sua arte está registrada em numerosas gravações, que lhe valeram inúmeros prêmios: o Diapason d’Or de 2000 por seu registro integral dos Estudos de Chopin, distinção que voltaria a conquistar com suas gravações subseqüentes, Préludes et Moments Musicaux de Rachmaninov e os Prelúdios de Chopin. Sua gravação dos Concertos para Piano Nos. 1 e 3 de Rachmaninov valeram-lhe o prêmio da “Deutschen Schallplattenkritik” e a do Concerto para Piano Nº 1 de Tchaikovsky, para o selo Pentatone, recebeu a “Gramophone Editor’s Choice” em 2004.
Atualmente o pianista é artista exclusivo do selo Naïve-Ambroisie. Sua gravação solo mais recente, com as duas sonatas para piano de Rachmaninov, valeram-lhe o “Diapason d’Or” e a Gravação Solo do Ano do Prêmio “Echo Klassik” de 2013. Seu registro anterior, com obras solo de Liszt, mereceu o seguinte comentário do jornal Le Monde: “Nikolai Lugansky ingressou no círculo íntimo dos grandes lisztianos.” Recentemente foi lançado o álbum contendo o Concerto para piano de Grieg, ao lado do Concerto para piano Nº 3 de Prokofiev.
Hoje Nikolai Lugansky dedica parte de seu tempo ao magistério no Conservatório de Moscou, onde é assistente de Sergei Dorensky, seu antigo professor. Em abril de 2013 recebeu o título de Artista do Povo da Rússia.
Programa
César Franck – Prelúdio, Coral & Fuga
Sergei Prokofiev – Sonata para piano Nº 4, op. 53
Sergei Rachmaninov – Prelúdios, op. 32
Este evento é realizado pela empresa DELL’ARTE SOLUÇÕES CULTURAIS, que responde pela promoção, produção e organização do evento em geral. Qualquer assunto relacionado à venda de ingressos deve ser tratado diretamente com as empresas responsáveis por sua comercialização.
A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.