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Série O GLOBO / Dell’Arte Concertos Internacionais – Deutsche Kammerphilharmonie Bremen


Uma das mais prestigiadas orquestras da atualidade é a sexta atração da mais tradicional série de concertos do Rio de Janeiro.

Saudada pela crítica especializada como uma das principais orquestras do mundo, a The Deutsche Kammerphilharmonie Bremen ocupa o palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no próximo dia 22 de agosto (segunda-feira), como a sexta atração do ano da Série O Globo Dell’Arte Concertos Internacionais 2011. Tendo como convidado Christian Tetzlaff (Diretor e violino), a orquestra apresentará em sua passagem pela cidade um programa que inclui Mozart, Haydn e Mendelssohn.
Fundada em 1980, a orquestra está baseada na Cidade Hanseática Livre de Bremen, onde tornou-se parte indispensável da vida musical da cidade. A companhia apresenta em todas as temporadas três séries de assinatura, concertos especiais, três séries de música de câmara, além de um festival ao ar livre, o “Sommer in Lesmona”. O conjunto também é componente essencial do Festival de Música de Bremen desde 1998. Além de seus concertos, o conjunto desenvolve importantes projetos educacionais, que incluem introduçőes aos concertos e workshops, paralelamente a inovadoras colaborações com escolas e instituições de educação para adultos.

A Orquestra foi considerada pela imprensa japonesa a melhor orquestra do mundo em 2010 e foi convidada para o Festival Beethoven de Bonn, onde apresentou as 9 sinfonias de Beethoven em 3 dias, sendo ovacionada pelo público presente. Estes concertos foram retransmitidos para toda a Europa por televisão e rádio sendo gravado em DVD ao vivo.

A Orquestra

Uma das principais orquestras do mundo, a The Deutsche Kammerphilharmonie Bremen é dirigida pelo estoniano Paavo Järvi, à frente do conjunto desde 2004. O sucesso desta colaboração artística é dos mais eloquentes: “O evento do verão” — escreveu o New York Times em agosto de 2005. Para o Die Welt, trata-se de “uma das orquestras mais transparentes da atualidade”. Em 2007, o New York Sunsaudou o conjunto como “a mais competente orquestra em Beethoven de hoje”. O concerto da Filarmônica com Paavo Järvi no Festival de Salzburgo de 2004 foi considerado pelo Standard como uma das “raras surpresas do verão passado no Festival de Salzburgo”. O ciclo completo das sinfonias de Beethoven apresentado em Salzburgo em 2009 foi a sensação do Festival, sendo saudado como “uma maravilha” (Salzburger Nachrichten).

As sinfonias de Beethoven são o foco principal da colaboração entre Paavo Järvi e a orquestra — e naturalmente a base desses elogiosos comentários. O que poderia parecer pura rotina se constitui, ao longo de seus concertos, na criação de novas versões corajosas e altamente competentes de obras tão conhecidas. O Projeto Beethoven, com a apresentação do ciclo completo das sinfonias do compositor — que vem sendo apresentado e gravado — atingiu seu apogeu em 2009: além das três apresentações com ciclo sinfônico completo — no Théâtre des Champs Elysées em Paris, Festival de Salzburgo e Beethovenfest em Bonn — a gravação do ciclo de Beethoven em SACD (super audio CD) foi concluída com o lançamento dos dois últimos CDs. O Projeto Beethoven também foi documentado em filme: a emissora Deutsche Welle produziu um especial para TV com 90 minutos de duração, baseado nas gravações realizadas em Bonn. O filme foi veiculado no verão de 2010. O registro ao vivo do ciclo completo das sinfonias de Beethoven no Beethovenfest também foi lançado em DVD.

Também em 2009 foi lançado o Projeto Schumann. Mais uma vez a orquestra se concentrou em um único compositor em suas turnês internacionais, paralelamente à gravação de um SACD para o selo RCA. As primeiras turnês com as sinfonias de Schumann aconteceram em 2010. O primeiro CD estará sendo lançado no verão de 2011.

The Deutsche Kammerphilharmonie Bremen se apresenta com Paavo Järvi e outros regentes famosos e com os mais requisitados solistas nos principais festivais e salas de concerto do mundo. Ela é, desde 2005, a orquestra residente do Beethovenfest Internacional em Bonn, e continua a encantar as plateias com seu agradável e peculiar estilo de interpretação, caracterizado pelo sempre presente instinto criador manifestado em seus programas. O enfoque camarístico de cada músico permite ao conjunto apresentar concertos notáveis, mesmo sem regente.

Foi nesta base que se desenvolveu uma longa e produtiva associação musical com solistas internacionais famosos como Sabine Meyer, Viktoria Mullova, Heinz Holliger, Olli Mustonen, Hélène Grimaud, Heinrich Schiff, Janine Jansen e Christian Tetzlaff. Seu repertório vai do Barroco à música contemporânea. Desde o início de sua história o conjunto notabilizou-se pela colaboração com especialistas em gêneros específicos. Desta forma, seu trabalho com regentes como Tom Koopman e Trevor Pinnock é tão natural quando a colaboração com Heinz Holliger e Pierre Boulez. Paralelamente a orquestra continua a devotar um interesse particular por projetos “crossover”.

A História da Orquestra

Fundada em 1980, The Deutsche Kammerphilharmonie Bremen consistia, inicialmente, em um grupo de alunos de música excepcionais e com sólidas raízes, que se motivavam mutuamente, tanto no nível pessoal quanto no musical. Não tardaram a enfrentar sérios desafios, como a apresentação nas Nações Unidas em 1983 e o convite de Gidon Kremer para Lockenhaus em 1984/85, que foram fundamentais para que os fundamentos da orquestra e sua reputação internacional crescessem rapidamente. Em 1987 o conjunto foi institucionalizado como uma orquestra de câmara profissional em Frankfurt.

O conjunto também vem se constituindo em componente essencial do Festival de Música de Bremen desde 1998, apresentando-se em produções teatrais magníficas com artistas como Klaus Maria Bandauer. Os antigos diretores artísticos e regentes convidados principais incluíram Mario Venzago, Heinrich Schiff, Jiří Belohlávek, e Thomas Hengelbrock. Entre 1999 e 2003 o posto foi assumido por Daniel Harding.

Os “Solistas de Cordas de Die Deutsche Kammerphilharmonie Bremen” surgiram em 1990 e se mantêm até hoje em atividade. Eles empreendem muitas turnês dentro da Alemanha e no exterior, tendo gravado vários CDs premiados.

As mais diversas atividades da orquestra vêm sendo documentadas em gravações para selos prestigiosos como Deutsche Grammophon, Teldec, BMG, Virgin Classics, Decca, Berlin Classics, Sony BMG, e PentaTone. O primeiro CD do Ciclo Beethoven com Paavo Järvi conquistou o prestigioso Prêmio Anual da Crítica Alemã de Discos de 2007.  Três dos CDs gravados pela orquestra em 2009 receberam o prêmio “Echo Classic”. Em 2010 The Deutsche Kammerphilharmonie foi a primeira orquestra a receber o Certificado de Mérito Especial do Prêmio da Crítica Alemã por suas excelentes realizações no campo da gravação.

Além de seus concertos, o conjunto desenvolve importantes projetos educacionais, que incluem introduções aos concertos e workshops, paralelamente a inovadoras colaborações com escolas e instituições de educação para adultos. Em abril de 2007, The Deutsche Kammerphilharmonie Brementransferiu-se para suas novas salas de ensaio na Gesamtschule Bremen-Ost (Escola Inclusiva do Leste de Bremen). Lá, músicos e estudantes trabalham lado a lado — uma situação única no mundo.

Neste “laboratório do futuro” são desenvolvidos muitos novos projetos e programas em cooperação com a escola, que geram um impacto não só na vizinhança como em toda a cidade de Bremen. A orquestra e a escola receberam o “Prêmio Zukunfts (Prêmio Futuro) 2007” de Melhor Inovação Social, em reconhecimento por seu notável engajamento. Essa “comunidade residencial” única foi documentada em um filme especial de 45 minutos da emissora ARD, intitulado Beethoven, Rap e Sonhos. A nova sala de ensaios também oferece uma ampla gama de possibilidades.

Christian Tetzlaff (regente e violino solo)

Igualmente à vontade tanto no repertório clássico/romântico quanto na música contemporânea, Christian Tetzlaff estabelece parâmetros com suas interpretações dos concertos para violino de Beethoven, Brahms e Tchaikovsky, assim como de Berg, Ligeti e Shostakovich. É especialmente famoso por suas interpretações incomparáveis das Sonatas Solo e Partitas de Bach. O “Musical America” de 2005 apontou-o como “Instrumentista do Ano”.

Nos últimos anos vem dando sequência à sua série de grandes concertos para violino com a Orquestra do Metropolitan Opera dirigida por James Levine no Carnegie Hall. Após uma residência no Gewandhaus de Leipzig, tornou-se Artista Residente da Orquestra Sinfônica da Rádio de Frankfurt. Além de suas turnês com a Orquestra Philharmonia regida por Esa-Pekka Salonen, apresentou-se com a Accademia di Santa Cecilia de Roma e Antonio Pappano e no Festival Gran Canária. Foi ao Oriente com a Orquestra Sinfônica Alemã de Berlim e Ingo Metzmacher. Recentemente tocou a estreia do novo concerto para violino de Jörg Widmann e de uma nova obra de Mark-Anthony Turnage com as Filarmônicas de Londres, de Estocolmo e com a Orquestra Sinfônica de Toronto.

Christian Tetzlaff é solista habitual das principais séries das orquestras mais importantes dos Estados Unidos e da Europa, como a Filarmônica de Berlim, Orquestra de Paris e Tonhalle de Zurique. Também se apresenta regularmente em festivais importantes como o BBC Proms, Edinburgo, Salzburgo e Lucerna e em todos os festivais de verão importantes dos Estados Unidos. Toca recitais com Leif Ove Andsnes, Alexander Lonquich e Lars Vogt, além de apresentar-se regularmente com seu quarteto de cordas.

Tetzlaff também gravou para o selo Virgin Classics e vários outros. Seus registros incluem os concertos para violino de Beethoven, Brahms, Dvorák, Joseph Joachim, Lalo e Tchaikovsky, assim como as obras completas para violino e orquestra de Sibelius, os concertos para violino de Mozart, as sonatas para violino e piano de Bartók com Leif Ove Andsnes e a sonata solo de Bartók e as três de Brahms com Lars Vogt. Christian Tetzlaff recebeu vários prêmios por suas gravações: o “Diapason d’Or” por duas vezes, o Prêmio Edison, o Prêmio Clássico Midem, assim como o Prêmio Echo Klassik e várias indicações para o Grammy. Sua gravação recente da integral das Sonatas Solo e Partitas de Bach para o selo Haenssler merecem menção especial.

Christian Tetzlaff toca um violino construído pelo alemão Peter Greiner e vive com sua família nas proximidades de Frankfurt.

Programa (sujeito a alterações)

Mozart Concerto para violino em Sol maior
Haydn Sinfonia nº 80
Mendelssohn Concerto para Violino

Serviço

Dia: 22 agosto de 2011 (segunda-feira)

Hora: 20h30

Vendas:

TMRJ
Disque Dell`Arte: 3235-8545 / 2568-8742
Classificação Etária: 10 anos

Preço:

 

  • Frisa/Cam                   R$ 1.800,00
  • Plateia                          R$ 300,00
  • Balcão nobre              R$ 300,00
  • Balcão superior         R$ 160,00
  • Galeria                         R$ 90,00

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